Formação docente na Educação de Jovens e Adultos : os Memoriais Formativos como recurso reflexivo da docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Gromoski da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165889
Resumo: O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da UFRGS (2017/1) qualifica-se como pesquisa qualitativa por preocupar-se com a interpretação dos dados e a origem dos mesmos. A pesquisa procurou investigar a constituição e a formação docente enquanto professor reflexivo, pensando suas práticas pedagógicas em sala de aula, afim de, contribuir para a constituição docente do outro a partir da análise do material pesquisado. Foram utilizados como recurso metodológico de pesquisa os Memoriais Formativos escritos por docentes-estudantes do Curso de Especialização do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) realizado na FACED/UFRGS entre os anos de 2007 a 2009. O Memorial Formativo é uma ferramenta pedagógica que busca explicitar a vivência de educadores, trilhando pelo caminho da escrita aspectos pessoais de sua trajetória de vida até chegar ao ponto que trata sobre sua experiência como docente. Os professores que escreveram os Memoriais têm muito a dizer, contam suas histórias, dados significativos que influenciam no seu fazer docente atual, compartilham seus saberes, até porque todos educadores possuem conhecimento na educação e a troca de saberes é uma das intencionalidades do Memorial Formativo. Os Memoriais Formativos de 14 participantes do Curso foram publicados no Livro: Memórias e Afetos na Formação de Professores, organizado pelos Professores Rafael Arenhaldt e Tânia Marques no ano de 2010. Para isso todos os autores do referido Livro foram convidados a participar de uma entrevista coletiva, os convites foram realizados por e-mail e por Facebook para alguns que não correspondia o endereço eletrônico correto. Dos autores, quatro docentes que escreveram há dez anos seus Memoriais se disponibilizaram e compareceram na entrevista coletiva e foram convidados a refletir e revisitar suas produções atualmente, procurando compreender as impressões que essa leitura e conversa produzem. Este estudo encontrou fundamentação em autores como: António Nóvoa, Paulo Freire, Guilherme do Val Toledo Prado, Rosaura Soligo entre outros. Tais autores têm desenvolvido seus estudos e escritos sobre temas como Professor Reflexivo, Formação Docente e Memoriais Formativos. Considerando os estudos realizados neste trabalho foi possível identificar nas escritas dos professores as problemáticas que cercam o cenário educacional e, com isso, estabelecer um diálogo com os educadores teóricos preocupados com o assunto. Entendo que esses professores realizam o seu trabalho da melhor forma possível, reinventando-se com o que eles possuem disponível para oferecer o melhor ao aluno e à comunidade escolar, afirmando-se docentes da rede pública do país e com isso assumindo e enfrentando os desafios postos, trabalhando com respeito ao educando, com convicção nas suas ações e nas consequências que elas podem ter. Valoriza-se, assim, o Memorial Formativo como recurso dentro dos espaços de formação continuada, pois a fala dos professores - falas reais dos (des)amores da profissão - faz com que a formação docente seja pensada dentro do espaço escolar, possibilitando voz ativa aos professores que fazem a educação no dia a dia.
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