Interpretação de variáveis biomecânicas na composição de "feedback" visual aumentado para o ensino do ciclismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holderbaum, Guilherme Garcia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Petersen, Ricardo Demetrio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108638
Resumo: O objetivo deste estudo foi testar uma metodologia para o ensino da técnica da pedalada do ciclismo utilizando variáveis biomecânicas para desenvolver um sistema de "feedback" visual aumentado (FVA). Participaram do estudo 19 indivíduos, sem experiência no ciclismo , divididos em grupo experimental (n = 10) e controle (n = 9). Inicialmente foi realizado um pré-teste para determinar o consumo máximo de oxigênio (VO2máx) bem como a carga de trabalho utilizada nas sessões práticas que correspondeu a 60% do VO2máx. Em seguida foram realizadas sete sessões de prática. O grupo experimental foi submetido ao FVA e o grupo controle ao "feedback" aumentado (FA). O teste de retenção mostrou um aumento de 21% na média do índice de efetividade (IE) do grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os resultados mostraram que variáveis biomecânicas são apropriadas para o desenvolvimento de FVA e podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem da técnica da pedalada do ciclismo.
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