Interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermes, Luiza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242282
Resumo: Este trabalho de graduação em música popular teve como objetivo compor, arranjar e produzir quatro canções de minha autoria que foram criadas durante o curso de graduação em Música Popular, algumas compostas antes e outras durante a concepção deste trabalho. Descrevo os processos criativos com base no conceito de pesquisa artística de López-Cano e Opazo (2014) e as epistemologias feministas de Margareth Rago (1998), além de abordar alguns questionamentos de música e gênero apresentados por Nogueira, Pedro e Zerbinatti (2018). Junto a esses conceitos, trago a ideia de interior, como um convite para conhecer e entender a minha formação como artista e como se dão meus processos a partir disso. Procuro detalhar como as criações aconteceram, como me senti e quais as ferramentas que usei para compor, para que esses processos possam inspirar futuras criadoras. Também me inspiro na forma de escrita de bell hooks, na intenção de que este trabalho acadêmico seja acessível para leitores e leitoras para além da academia.
id UFRGS-2_6f02c2faa804542006d56252385e56e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242282
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hermes, LuizaNogueira, Isabel Porto2022-07-12T04:50:21Z2022http://hdl.handle.net/10183/242282001144249Este trabalho de graduação em música popular teve como objetivo compor, arranjar e produzir quatro canções de minha autoria que foram criadas durante o curso de graduação em Música Popular, algumas compostas antes e outras durante a concepção deste trabalho. Descrevo os processos criativos com base no conceito de pesquisa artística de López-Cano e Opazo (2014) e as epistemologias feministas de Margareth Rago (1998), além de abordar alguns questionamentos de música e gênero apresentados por Nogueira, Pedro e Zerbinatti (2018). Junto a esses conceitos, trago a ideia de interior, como um convite para conhecer e entender a minha formação como artista e como se dão meus processos a partir disso. Procuro detalhar como as criações aconteceram, como me senti e quais as ferramentas que usei para compor, para que esses processos possam inspirar futuras criadoras. Também me inspiro na forma de escrita de bell hooks, na intenção de que este trabalho acadêmico seja acessível para leitores e leitoras para além da academia.This graduation project in popular music has as a goal to compose, arrange and produce four songs written by me, which were created along the graduation in popular music, some composed before the conception project and others during it. The processes described are based on the concept of artistic research by López-Cano and Opazo (2014), and the feminist epistemologies by Margareth Rago (1998), it also addresses some questions about music and gender by Nogueira, Pedro and Zerbinatti (2018). Along with these concepts, I bring the idea of depth, as an invitation to meet and understand my formation as an artist and how are my processes from that. I try to detail how the creations happened, how I felt and which tools I used to compose, so that these processes can inspire future creators. I am also inspired by bell hooks’ writing, with the intention that this academic project is accessible for readers beyond the academy.application/pdfporMúsica popularProcesso criativoComposição musicalProdução musicalEpistemologia feministaPopular musicCreative processesCompositionMusic productionFeminist epistemologiesInteriorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2022Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144249.pdf.txt001144249.pdf.txtExtracted Texttext/plain173630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242282/2/001144249.pdf.txtb7629ca9bcf9af4f80ce4c01db553ce6MD52ORIGINAL001144249.pdfTexto completoapplication/pdf8737711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242282/1/001144249.pdfb4d440815776fd1641a339939ef18fb6MD5110183/2422822022-07-13 04:53:55.008564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242282Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-13T07:53:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interior
title Interior
spellingShingle Interior
Hermes, Luiza
Música popular
Processo criativo
Composição musical
Produção musical
Epistemologia feminista
Popular music
Creative processes
Composition
Music production
Feminist epistemologies
title_short Interior
title_full Interior
title_fullStr Interior
title_full_unstemmed Interior
title_sort Interior
author Hermes, Luiza
author_facet Hermes, Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermes, Luiza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nogueira, Isabel Porto
contributor_str_mv Nogueira, Isabel Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Processo criativo
Composição musical
Produção musical
Epistemologia feminista
topic Música popular
Processo criativo
Composição musical
Produção musical
Epistemologia feminista
Popular music
Creative processes
Composition
Music production
Feminist epistemologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular music
Creative processes
Composition
Music production
Feminist epistemologies
description Este trabalho de graduação em música popular teve como objetivo compor, arranjar e produzir quatro canções de minha autoria que foram criadas durante o curso de graduação em Música Popular, algumas compostas antes e outras durante a concepção deste trabalho. Descrevo os processos criativos com base no conceito de pesquisa artística de López-Cano e Opazo (2014) e as epistemologias feministas de Margareth Rago (1998), além de abordar alguns questionamentos de música e gênero apresentados por Nogueira, Pedro e Zerbinatti (2018). Junto a esses conceitos, trago a ideia de interior, como um convite para conhecer e entender a minha formação como artista e como se dão meus processos a partir disso. Procuro detalhar como as criações aconteceram, como me senti e quais as ferramentas que usei para compor, para que esses processos possam inspirar futuras criadoras. Também me inspiro na forma de escrita de bell hooks, na intenção de que este trabalho acadêmico seja acessível para leitores e leitoras para além da academia.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T04:50:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242282
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144249
url http://hdl.handle.net/10183/242282
identifier_str_mv 001144249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242282/2/001144249.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242282/1/001144249.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7629ca9bcf9af4f80ce4c01db553ce6
b4d440815776fd1641a339939ef18fb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637582934016