Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Gabriel Amoretti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278863
Resumo: Esse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico.
id UFRGS-2_6f0506d1a69d81b8b87f28402d50358f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franco, Gabriel AmorettiSilva, Dakir Larara Machado da2024-09-13T06:25:22Z2024http://hdl.handle.net/10183/278863001201589Esse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico.This work presents a proposal for the educational context. Given the need to update and streamline Climatology teaching, an educational platform was developed based on Google Earth Engine Apps technology. The integration of geotechnologies in the educational process is highlighted as a promising opportunity to modernize and enrich pedagogical practices, especially in the field of Geography. The main objective of the study is to follow a path towards developing an application aimed at teaching Climatology. The developed platform aims to improve the teaching-learning process of elementary school Geography students and teachers, providing interactive and practical tools that enable the teaching of climatological concepts in a more dynamic and accessible way. Furthermore, the proposal includes the construction of a teaching project that exemplifies the effective use of the tool, providing a practical guide for teachers, detailing teaching strategies and approaches that integrate technology into the dynamics of Climatology classes. This work represents a significant contribution to the integration of geotechnologies in Climatology teaching, offering an updated and dynamic approach that not only modernizes pedagogical practices, but also stimulates more engaging and critical learning.application/pdfporGeografia : EnsinoClimatologiaGeotecnologiaGoogle EarthClimatologyGeotechnologyTeachingEnsino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Appsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2024Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201589.pdf.txt001201589.pdf.txtExtracted Texttext/plain74947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/2/001201589.pdf.txte84545168d28f70e41558c5125d80b5cMD52ORIGINAL001201589.pdfTexto completoapplication/pdf658541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/1/001201589.pdf20f1f3e8bc0e9210904692970e20b146MD5110183/2788632024-09-14 06:48:23.255527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-14T09:48:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
title Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
spellingShingle Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
Franco, Gabriel Amoretti
Geografia : Ensino
Climatologia
Geotecnologia
Google Earth
Climatology
Geotechnology
Teaching
title_short Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
title_full Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
title_fullStr Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
title_sort Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
author Franco, Gabriel Amoretti
author_facet Franco, Gabriel Amoretti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Gabriel Amoretti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Dakir Larara Machado da
contributor_str_mv Silva, Dakir Larara Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia : Ensino
Climatologia
Geotecnologia
Google Earth
topic Geografia : Ensino
Climatologia
Geotecnologia
Google Earth
Climatology
Geotechnology
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Climatology
Geotechnology
Teaching
description Esse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-13T06:25:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001201589
url http://hdl.handle.net/10183/278863
identifier_str_mv 001201589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/2/001201589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/1/001201589.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e84545168d28f70e41558c5125d80b5c
20f1f3e8bc0e9210904692970e20b146
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447371939577856