Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/278863 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico. |
id |
UFRGS-2_6f0506d1a69d81b8b87f28402d50358f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278863 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franco, Gabriel AmorettiSilva, Dakir Larara Machado da2024-09-13T06:25:22Z2024http://hdl.handle.net/10183/278863001201589Esse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico.This work presents a proposal for the educational context. Given the need to update and streamline Climatology teaching, an educational platform was developed based on Google Earth Engine Apps technology. The integration of geotechnologies in the educational process is highlighted as a promising opportunity to modernize and enrich pedagogical practices, especially in the field of Geography. The main objective of the study is to follow a path towards developing an application aimed at teaching Climatology. The developed platform aims to improve the teaching-learning process of elementary school Geography students and teachers, providing interactive and practical tools that enable the teaching of climatological concepts in a more dynamic and accessible way. Furthermore, the proposal includes the construction of a teaching project that exemplifies the effective use of the tool, providing a practical guide for teachers, detailing teaching strategies and approaches that integrate technology into the dynamics of Climatology classes. This work represents a significant contribution to the integration of geotechnologies in Climatology teaching, offering an updated and dynamic approach that not only modernizes pedagogical practices, but also stimulates more engaging and critical learning.application/pdfporGeografia : EnsinoClimatologiaGeotecnologiaGoogle EarthClimatologyGeotechnologyTeachingEnsino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Appsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2024Geografia – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201589.pdf.txt001201589.pdf.txtExtracted Texttext/plain74947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/2/001201589.pdf.txte84545168d28f70e41558c5125d80b5cMD52ORIGINAL001201589.pdfTexto completoapplication/pdf658541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/1/001201589.pdf20f1f3e8bc0e9210904692970e20b146MD5110183/2788632024-09-14 06:48:23.255527oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-14T09:48:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
title |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps Franco, Gabriel Amoretti Geografia : Ensino Climatologia Geotecnologia Google Earth Climatology Geotechnology Teaching |
title_short |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
title_full |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Apps |
author |
Franco, Gabriel Amoretti |
author_facet |
Franco, Gabriel Amoretti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Gabriel Amoretti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Dakir Larara Machado da |
contributor_str_mv |
Silva, Dakir Larara Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia : Ensino Climatologia Geotecnologia Google Earth |
topic |
Geografia : Ensino Climatologia Geotecnologia Google Earth Climatology Geotechnology Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Climatology Geotechnology Teaching |
description |
Esse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-09-13T06:25:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/278863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001201589 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/278863 |
identifier_str_mv |
001201589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/2/001201589.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278863/1/001201589.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e84545168d28f70e41558c5125d80b5c 20f1f3e8bc0e9210904692970e20b146 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447371939577856 |