Análise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Paulo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ostermann, Fernanda, Santos, Flavia Rezende Valle dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204954
Resumo: Este artigo se apropria da sociologia da educação de Pierre Bourdieu (1930-2002) como ferramenta para a interpretação dos fenômenos evasão e retenção nos cursos de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com auxílio do pacote estatístico PASW 18, foram realizadas análises de contingência e sobrevivência de 1226 registros discentes com ingresso entre 1995 e 2009. Tais análises permitiram avaliar a existência de relações estatisticamente significativas entre evasão e retenção, por um lado, e variáveis socioeconômicas, por outro. Os resultados indicam que: (1) estudantes de diferentes origens sociais (em matéria de capitais econômico e cultural), ao entrar em cursos de Física, têm aproximadamente as mesmas chances de obter diploma; (2) estudantes que obtêm diploma ficam retidos aproximadamente por tanto mais tempo quanto pior é sua origem social. Discutidos à luz da sociologia de Bourdieu, esses resultados permitiram argumentar contra a ilusão de que trajetórias bem sucedidas nos cursos de Física são sempre e completamente devidas ao mérito dos alunos. Novas questões de pesquisa são levantadas com o propósito de refinar essa discussão.
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