Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232195 |
Resumo: | O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas. |
id |
UFRGS-2_6f3ea66a6b42ab3942b846720014660d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232195 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Luciana SandriniSilva, Adriane Borda Almeida daNotare, Márcia RodriguesDalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix2021-11-25T04:38:15Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/232195001132277O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.The development of spatial and geometric reasoning is a challenge for students entering architecture and urbanism programs. This paper reports on a study that takes advantage of this moment of remote teaching to reflect on the process of teaching and learning of this type of reasoning. The teaching action is supported by Piaget's concept of grasp of consciousness and Bloom's Revised Taxonomy to structure activities that seek to promote the development of higher order thoughts in a discipline of the initial training process. The didactic proposal was compared with the students' productions and testimonies. The results contribute in recognizing weaknesses and opportunities of remote education to observe the development of the students' spatial reasoning, and to assist in the improvement of didactic proposals.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 125 - 134Raciocínio espacialTomada de consciênciaTaxonomia de BloomSpatial and geometric reasoningGrasp of consciousnessBloom's revised taxonomyRemote learningEntre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacialBetween the teaching proposal and the student's perception : reflections on grasp of consciousness for the development of spatial reasoninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132277.pdf.txt001132277.pdf.txtExtracted Texttext/plain37735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/2/001132277.pdf.txt876a8072aa6d6b3189836d2e47e80571MD52ORIGINAL001132277.pdfTexto completoapplication/pdf1776583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/1/001132277.pdf37229d892914a7344e692678b4a09c43MD5110183/2321952021-12-06 05:42:22.0185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232195Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-12-06T07:42:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Between the teaching proposal and the student's perception : reflections on grasp of consciousness for the development of spatial reasoning |
title |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
spellingShingle |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial Rocha, Luciana Sandrini Raciocínio espacial Tomada de consciência Taxonomia de Bloom Spatial and geometric reasoning Grasp of consciousness Bloom's revised taxonomy Remote learning |
title_short |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
title_full |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
title_fullStr |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
title_full_unstemmed |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
title_sort |
Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial |
author |
Rocha, Luciana Sandrini |
author_facet |
Rocha, Luciana Sandrini Silva, Adriane Borda Almeida da Notare, Márcia Rodrigues Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adriane Borda Almeida da Notare, Márcia Rodrigues Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Luciana Sandrini Silva, Adriane Borda Almeida da Notare, Márcia Rodrigues Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio espacial Tomada de consciência Taxonomia de Bloom |
topic |
Raciocínio espacial Tomada de consciência Taxonomia de Bloom Spatial and geometric reasoning Grasp of consciousness Bloom's revised taxonomy Remote learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Spatial and geometric reasoning Grasp of consciousness Bloom's revised taxonomy Remote learning |
description |
O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-25T04:38:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232195 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001132277 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001132277 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 125 - 134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/2/001132277.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/1/001132277.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
876a8072aa6d6b3189836d2e47e80571 37229d892914a7344e692678b4a09c43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725121713930240 |