Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Sandrini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Adriane Borda Almeida da, Notare, Márcia Rodrigues, Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232195
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.
id UFRGS-2_6f3ea66a6b42ab3942b846720014660d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232195
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rocha, Luciana SandriniSilva, Adriane Borda Almeida daNotare, Márcia RodriguesDalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix2021-11-25T04:38:15Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/232195001132277O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.The development of spatial and geometric reasoning is a challenge for students entering architecture and urbanism programs. This paper reports on a study that takes advantage of this moment of remote teaching to reflect on the process of teaching and learning of this type of reasoning. The teaching action is supported by Piaget's concept of grasp of consciousness and Bloom's Revised Taxonomy to structure activities that seek to promote the development of higher order thoughts in a discipline of the initial training process. The didactic proposal was compared with the students' productions and testimonies. The results contribute in recognizing weaknesses and opportunities of remote education to observe the development of the students' spatial reasoning, and to assist in the improvement of didactic proposals.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 125 - 134Raciocínio espacialTomada de consciênciaTaxonomia de BloomSpatial and geometric reasoningGrasp of consciousnessBloom's revised taxonomyRemote learningEntre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacialBetween the teaching proposal and the student's perception : reflections on grasp of consciousness for the development of spatial reasoninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132277.pdf.txt001132277.pdf.txtExtracted Texttext/plain37735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/2/001132277.pdf.txt876a8072aa6d6b3189836d2e47e80571MD52ORIGINAL001132277.pdfTexto completoapplication/pdf1776583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/1/001132277.pdf37229d892914a7344e692678b4a09c43MD5110183/2321952021-12-06 05:42:22.0185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232195Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:42:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between the teaching proposal and the student's perception : reflections on grasp of consciousness for the development of spatial reasoning
title Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
spellingShingle Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
Rocha, Luciana Sandrini
Raciocínio espacial
Tomada de consciência
Taxonomia de Bloom
Spatial and geometric reasoning
Grasp of consciousness
Bloom's revised taxonomy
Remote learning
title_short Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
title_full Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
title_fullStr Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
title_full_unstemmed Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
title_sort Entre a proposta docente e a percepção discente : reflexões sobre a tomada de consciência para o desenvolvimento do raciocínio espacial
author Rocha, Luciana Sandrini
author_facet Rocha, Luciana Sandrini
Silva, Adriane Borda Almeida da
Notare, Márcia Rodrigues
Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix
author_role author
author2 Silva, Adriane Borda Almeida da
Notare, Márcia Rodrigues
Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Sandrini
Silva, Adriane Borda Almeida da
Notare, Márcia Rodrigues
Dalla Vecchia, Luisa Rodrigues Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio espacial
Tomada de consciência
Taxonomia de Bloom
topic Raciocínio espacial
Tomada de consciência
Taxonomia de Bloom
Spatial and geometric reasoning
Grasp of consciousness
Bloom's revised taxonomy
Remote learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Spatial and geometric reasoning
Grasp of consciousness
Bloom's revised taxonomy
Remote learning
description O desenvolvimento do raciocínio espacial constitui um desafio aos estudantes ingressantes dos cursos de arquitetura e urbanismo. Este artigo relata um estudo que se aproveita do contexto de ensino remoto (ER) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem deste tipo de raciocínio. A ação docente se apoia no conceito de tomada de consciência de Piaget e na Taxonomia Revisada de Bloom para estruturar atividades que buscam promover o desenvolvimento de pensamentos de ordem superior em uma disciplina da formação inicial. A proposta docente foi comparada com produções e depoimentos dos estudantes. Os resultados apontam para fraquezas e oportunidades do ER para observar a evolução do desenvolvimento do raciocínio espacial dos discentes, e em particular, para auxiliar a ação docente no aperfeiçoamento das propostas didáticas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-25T04:38:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232195
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001132277
identifier_str_mv 1679-1916
001132277
url http://hdl.handle.net/10183/232195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 19, n. 1 (2021), p. 125 - 134
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/2/001132277.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232195/1/001132277.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 876a8072aa6d6b3189836d2e47e80571
37229d892914a7344e692678b4a09c43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225043865239552