Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141443 |
Resumo: | O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora. |
id |
UFRGS-2_6f8110db2412a5da87deafe54566166f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141443 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Lisete PôrtoWoiciechoski, Lediane Raquel2016-05-20T02:10:47Z2010http://hdl.handle.net/10183/141443000991690O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora.This study looks to describe the digital fluency required from the teachers for the use of Virtual Learning Environment as a pedagogical instrument for the integration of the several material and media in basic education, more specifica lly in high school on the modality of youth and adults education. The study is based on the analysis of a ques.tionnaire given to the teachers of the State School of Middle Teaching Barão de lbicu i, from Taquari, in light of the theorizing of several authors. lt is expected that the resuJts of the investigation realized can contribute and, main ly, to provoke reflections about the use of Virtual Learning Environment as a instrument of convergence of the several medias in the modality of youth and adults education, adjusting the teaching practice into a education which proposes constructive and emancipatory, inserted in the knowledge society.application/pdfporEducação de jovens e adultosAmbiente de aprendizagemProfessorVirtual learning environmentEducation of young adultsDigital fluencyFluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991690.pdf000991690.pdfTexto completoapplication/pdf169065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/1/000991690.pdf0d81fdf73ca02daea90f891dc167364eMD51TEXT000991690.pdf.txt000991690.pdf.txtExtracted Texttext/plain77011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/2/000991690.pdf.txtfdf6fc7809fed8ab12bbe6d69cd23af0MD52THUMBNAIL000991690.pdf.jpg000991690.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/3/000991690.pdf.jpgb9b06f2cdf2aec758760af7dc4502340MD5310183/1414432018-10-25 10:03:40.23oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
title |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
spellingShingle |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio Rodrigues, Lisete Pôrto Educação de jovens e adultos Ambiente de aprendizagem Professor Virtual learning environment Education of young adults Digital fluency |
title_short |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
title_full |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
title_fullStr |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
title_full_unstemmed |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
title_sort |
Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio |
author |
Rodrigues, Lisete Pôrto |
author_facet |
Rodrigues, Lisete Pôrto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Lisete Pôrto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Woiciechoski, Lediane Raquel |
contributor_str_mv |
Woiciechoski, Lediane Raquel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Ambiente de aprendizagem Professor |
topic |
Educação de jovens e adultos Ambiente de aprendizagem Professor Virtual learning environment Education of young adults Digital fluency |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Virtual learning environment Education of young adults Digital fluency |
description |
O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141443 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991690 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141443 |
identifier_str_mv |
000991690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/1/000991690.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/2/000991690.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/3/000991690.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d81fdf73ca02daea90f891dc167364e fdf6fc7809fed8ab12bbe6d69cd23af0 b9b06f2cdf2aec758760af7dc4502340 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509863231488 |