Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lisete Pôrto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141443
Resumo: O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora.
id UFRGS-2_6f8110db2412a5da87deafe54566166f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141443
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Lisete PôrtoWoiciechoski, Lediane Raquel2016-05-20T02:10:47Z2010http://hdl.handle.net/10183/141443000991690O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora.This study looks to describe the digital fluency required from the teachers for the use of Virtual Learning Environment as a pedagogical instrument for the integration of the several material and media in basic education, more specifica lly in high school on the modality of youth and adults education. The study is based on the analysis of a ques.tionnaire given to the teachers of the State School of Middle Teaching Barão de lbicu i, from Taquari, in light of the theorizing of several authors. lt is expected that the resuJts of the investigation realized can contribute and, main ly, to provoke reflections about the use of Virtual Learning Environment as a instrument of convergence of the several medias in the modality of youth and adults education, adjusting the teaching practice into a education which proposes constructive and emancipatory, inserted in the knowledge society.application/pdfporEducação de jovens e adultosAmbiente de aprendizagemProfessorVirtual learning environmentEducation of young adultsDigital fluencyFluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991690.pdf000991690.pdfTexto completoapplication/pdf169065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/1/000991690.pdf0d81fdf73ca02daea90f891dc167364eMD51TEXT000991690.pdf.txt000991690.pdf.txtExtracted Texttext/plain77011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/2/000991690.pdf.txtfdf6fc7809fed8ab12bbe6d69cd23af0MD52THUMBNAIL000991690.pdf.jpg000991690.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/3/000991690.pdf.jpgb9b06f2cdf2aec758760af7dc4502340MD5310183/1414432018-10-25 10:03:40.23oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141443Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:03:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
title Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
spellingShingle Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
Rodrigues, Lisete Pôrto
Educação de jovens e adultos
Ambiente de aprendizagem
Professor
Virtual learning environment
Education of young adults
Digital fluency
title_short Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
title_full Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
title_fullStr Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
title_full_unstemmed Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
title_sort Fluência digital do professor da educação básica : possibilidades do uso de ambientes virtuais na educação de jovens e adultos – ensino médio
author Rodrigues, Lisete Pôrto
author_facet Rodrigues, Lisete Pôrto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lisete Pôrto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Woiciechoski, Lediane Raquel
contributor_str_mv Woiciechoski, Lediane Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ambiente de aprendizagem
Professor
topic Educação de jovens e adultos
Ambiente de aprendizagem
Professor
Virtual learning environment
Education of young adults
Digital fluency
dc.subject.eng.fl_str_mv Virtual learning environment
Education of young adults
Digital fluency
description O presente estudo visa descrever sobre a fluência digital exigida dos professores para o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como um instrumento pedagógico de integração dos conteúdos e mídias na educação básica, mais especificamente no Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo baseou-se na análise de questionário aplicado aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Ibicui, de Taquari a luz das teorizações de diversos autores. Espera-se que os resultados da investigação realizada possam contribuir e principalmente provocar reflexões de outros profissionais da educação, acerca do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como um instrumento de convergência das diversas mídias na EJA, adequando a prática pedagógica a uma educação que se proponha construtiva e emancipadora.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141443
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991690
url http://hdl.handle.net/10183/141443
identifier_str_mv 000991690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/1/000991690.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/2/000991690.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141443/3/000991690.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d81fdf73ca02daea90f891dc167364e
fdf6fc7809fed8ab12bbe6d69cd23af0
b9b06f2cdf2aec758760af7dc4502340
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509863231488