Dessulfurização de óleo diesel utilizando o líquido iônico periodato de 1-butil 3-metil imidazólio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viscardi, Janine Rachel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/90064
Resumo: A preocupação com as questões ambientais tem incentivado a busca de alternativas que atendam as normas legais. Entre estas se encontra a redução da emissão de enxofre pela queima de combustíveis fósseis. Neste trabalho foi proposto um método para a redução do teor de enxofre no diesel, através da realização de dessulfurização oxidativa, empregando líquido iônico (LI) derivado do cátion 1-alquil-3-metilimidazólio com o ânion periodato, o LI eleito foi o periodato de 1-butil-3-metilimidazólio (BMIm.IO4). Este composto foi sintetizado e caracterizado por meio de ressonância magnética nuclear (RMN) 13C, RMN 1H, infravermelho (IV), densidade e ponto de fusão. Após sua síntese, o LI foi aplicado em reações de dessulfurização oxidativa utilizando combustível modelo, n-octano contaminado com 1000 ppm de enxofre. A remoção de enxofre no combustível modelo foi otimizada pela quantificação do enxofre remanescente quantificada por cromatografia gasosa (GC-FID). O processo mostrou-se muito eficiente para a reação na qual foi empregado o LI sugerido e posteriormente submeteu-se uma amostra de carga real de diesel provido da Refinaria Gabriel Passos (REGAP) esta etapa do projeto foi quantificada através de Antek Multi Tek. O presente trabalho também apresenta uma relação de custos para a implementação deste método industrialmente. A técnica apresentada utiliza apenas o líquido iônico em questão, não emprega catalisadores e utiliza peróxido de hidrogênio como agente oxidante, o qual é reagente de baixo custo.
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