O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36517 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do educador em sala de aula, sua relação com o educando pode influenciar no processo de construção do conhecimento. Esse trabalho fundamenta-se em Freire, Gadotti, Libâneo, Piaget, Zagury, entre outros autores que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados no transcorrer do estágio realizado para a conclusão do curso de Graduação de Pedagogia-Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade Portão, com uma turma do terceiro ano. A partir dos dados coletados e da análise dos teórica dos mesmos, concluí que mais que qualquer outra pessoa envolvida no processo de aprendizagem, e independente de nossa vontade, o professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento na escola. |
id |
UFRGS-2_6f98ae2e6074ba04353d6c395e777524 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36517 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dutra, Tânia Maria CavalheiroPorto, Leonardo Sartori2012-01-18T01:20:47Z2010http://hdl.handle.net/10183/36517000818175O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do educador em sala de aula, sua relação com o educando pode influenciar no processo de construção do conhecimento. Esse trabalho fundamenta-se em Freire, Gadotti, Libâneo, Piaget, Zagury, entre outros autores que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados no transcorrer do estágio realizado para a conclusão do curso de Graduação de Pedagogia-Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade Portão, com uma turma do terceiro ano. A partir dos dados coletados e da análise dos teórica dos mesmos, concluí que mais que qualquer outra pessoa envolvida no processo de aprendizagem, e independente de nossa vontade, o professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento na escola.application/pdfporConstrução do conhecimentoProfessorFunçãoO papel do professor no processo de construção do conhecimento na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818175.pdf000818175.pdfTexto completoapplication/pdf376360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36517/1/000818175.pdf90709bf5f4acb0e21d3e4ee5baf84259MD51TEXT000818175.pdf.txt000818175.pdf.txtExtracted Texttext/plain76650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36517/2/000818175.pdf.txt1e1548b508aa1bd618f295843c327697MD52THUMBNAIL000818175.pdf.jpg000818175.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1099http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36517/3/000818175.pdf.jpg0d2c2933876e05bb9d98f92d3af7feb6MD5310183/365172018-10-11 08:51:54.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36517Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
title |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
spellingShingle |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola Dutra, Tânia Maria Cavalheiro Construção do conhecimento Professor Função |
title_short |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
title_full |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
title_fullStr |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
title_full_unstemmed |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
title_sort |
O papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola |
author |
Dutra, Tânia Maria Cavalheiro |
author_facet |
Dutra, Tânia Maria Cavalheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Tânia Maria Cavalheiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do conhecimento Professor Função |
topic |
Construção do conhecimento Professor Função |
description |
O presente trabalho tem como tema central o papel do professor no processo de construção do conhecimento na escola. Investiga dentro da história da educação a origem e competências do professor, suas primeiras atribuições e avanços no transcorrer da história. Busca relacionar, através do estudo da história da educação, o comportamento e postura de alguns de nossos educadores, fatores que podem dificultar a conquista de mudanças significativas na educação e fundamentalmente o quanto a postura do educador em sala de aula, sua relação com o educando pode influenciar no processo de construção do conhecimento. Esse trabalho fundamenta-se em Freire, Gadotti, Libâneo, Piaget, Zagury, entre outros autores que compartilham das mesmas ideias. A pesquisa apoiou-se em dados observados e coletados no transcorrer do estágio realizado para a conclusão do curso de Graduação de Pedagogia-Licenciatura Modalidade a Distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estágio foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade Portão, com uma turma do terceiro ano. A partir dos dados coletados e da análise dos teórica dos mesmos, concluí que mais que qualquer outra pessoa envolvida no processo de aprendizagem, e independente de nossa vontade, o professor exerce papel fundamental no processo de construção do conhecimento na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-18T01:20:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36517 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000818175 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36517 |
identifier_str_mv |
000818175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36517/1/000818175.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36517/2/000818175.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36517/3/000818175.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90709bf5f4acb0e21d3e4ee5baf84259 1e1548b508aa1bd618f295843c327697 0d2c2933876e05bb9d98f92d3af7feb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224420480516096 |