Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'Agnol, Wolmir Ângelo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71812
Resumo: Educação de qualidade é aquela que contribui com a formação do cidadão e permite transformar a sua realidade para cumprir com o seu papel na sociedade em que está inserido, perante os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Ao falar sobre financiamento da educação no Brasil, faz-se necessário destacar que o regramento existente hoje no trato com a educação é fruto de um processo histórico e lento baseado em decretos, acordos, reformas e leis que objetivam destinar recursos a educação. Com o encerramento do autoritarismo pelo Regime Militar, a nova ordem aprovou a Constituição de 1988 que determina a responsabilidade de cada esfera de governo com a educação, bem como afirma no artigo 205 que a educação é um direito de todos e que os responsáveis em assegurá-la é o Estado e a família. Mediante a responsabilidade do Estado brasileiro com e educação básica, através do financiamento, grandes avanços nos municípios podem ser destacados, como o acesso à educação básica a todas as classes sociais, valorização do magistério e melhorias significativas na infraestrutura escolar.
id UFRGS-2_6ffd513432325e3fd27c360e84703ed0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71812
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dall'Agnol, Wolmir ÂngeloMarcolino, José Manuel2013-05-22T01:47:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/71812000877503Educação de qualidade é aquela que contribui com a formação do cidadão e permite transformar a sua realidade para cumprir com o seu papel na sociedade em que está inserido, perante os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Ao falar sobre financiamento da educação no Brasil, faz-se necessário destacar que o regramento existente hoje no trato com a educação é fruto de um processo histórico e lento baseado em decretos, acordos, reformas e leis que objetivam destinar recursos a educação. Com o encerramento do autoritarismo pelo Regime Militar, a nova ordem aprovou a Constituição de 1988 que determina a responsabilidade de cada esfera de governo com a educação, bem como afirma no artigo 205 que a educação é um direito de todos e que os responsáveis em assegurá-la é o Estado e a família. Mediante a responsabilidade do Estado brasileiro com e educação básica, através do financiamento, grandes avanços nos municípios podem ser destacados, como o acesso à educação básica a todas as classes sociais, valorização do magistério e melhorias significativas na infraestrutura escolar.application/pdfporEducaçãoFinanciamento da educaçãoFinanciamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Municipal UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877503.pdf000877503.pdfTexto completoapplication/pdf331147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71812/1/000877503.pdf79a3e6e1eab47600f9ab8e8bc04cec69MD51TEXT000877503.pdf.txt000877503.pdf.txtExtracted Texttext/plain56679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71812/2/000877503.pdf.txt39731b1ebc8cd09c92044eb5b0b617c1MD52THUMBNAIL000877503.pdf.jpg000877503.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71812/3/000877503.pdf.jpg50e77dd09100026c1a21228ba4472a15MD5310183/718122018-10-17 07:53:35.344oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71812Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:53:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
title Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
spellingShingle Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
Dall'Agnol, Wolmir Ângelo
Educação
Financiamento da educação
title_short Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
title_full Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
title_fullStr Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
title_full_unstemmed Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
title_sort Financiamento da Educação no Brasil : Repercussão no âmbito municipal
author Dall'Agnol, Wolmir Ângelo
author_facet Dall'Agnol, Wolmir Ângelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dall'Agnol, Wolmir Ângelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcolino, José Manuel
contributor_str_mv Marcolino, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Financiamento da educação
topic Educação
Financiamento da educação
description Educação de qualidade é aquela que contribui com a formação do cidadão e permite transformar a sua realidade para cumprir com o seu papel na sociedade em que está inserido, perante os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. Ao falar sobre financiamento da educação no Brasil, faz-se necessário destacar que o regramento existente hoje no trato com a educação é fruto de um processo histórico e lento baseado em decretos, acordos, reformas e leis que objetivam destinar recursos a educação. Com o encerramento do autoritarismo pelo Regime Militar, a nova ordem aprovou a Constituição de 1988 que determina a responsabilidade de cada esfera de governo com a educação, bem como afirma no artigo 205 que a educação é um direito de todos e que os responsáveis em assegurá-la é o Estado e a família. Mediante a responsabilidade do Estado brasileiro com e educação básica, através do financiamento, grandes avanços nos municípios podem ser destacados, como o acesso à educação básica a todas as classes sociais, valorização do magistério e melhorias significativas na infraestrutura escolar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-22T01:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71812
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877503
url http://hdl.handle.net/10183/71812
identifier_str_mv 000877503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71812/1/000877503.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71812/2/000877503.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71812/3/000877503.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79a3e6e1eab47600f9ab8e8bc04cec69
39731b1ebc8cd09c92044eb5b0b617c1
50e77dd09100026c1a21228ba4472a15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107446767616