Análise da motivação dos funcionários de uma agência bancária do Banco Alfa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Edimilson Costa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29724
Resumo: Há algum tempo estamos presenciando uma mudança de paradigmas no comportamento do setor bancário brasileiro, inclusive com a entrada de bancos estrangeiros. As mudanças são significativas, onde os bancos competem por clientes de forma alucinada e estes procuram o melhor para si, como melhores tarifas, taxas de juros mais baixas e melhor qualidade dos serviços, conforme Granemann, Tosta e Rocha (2008). A automação de serviços e a ampla gama de serviços e produtos promoveram grandes avanços no setor de varejo bancário, mas os desafios ainda são grandes. Conquistar a fidelidade dos clientes de uma instituição bancária está na mente dos gestores desta e de qualquer empresa, em qualquer ramo de atuação. Parte deste esforço depende diretamente das forças de trabalho de uma empresa. Mas não basta ter funcionários qualificados, treinados nos produtos da empresa e com formação diferenciada se estes não estão satisfeitos ou seguros para dedicar ao trabalho a atenção que este exige. Este aspecto foi investigado por diversos autores do tema da motivação para o trabalho. Pesquisadores como Maslow, MacClelland e Herzberg elaboraram suas teorias para explicar esta ótica das relações humanas. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a motivação de um grupo de funcionários de uma agência bancária para permanecerem trabalhando nesta instituição, bem como identificar elementos motivadores e possíveis causas de desmotivação ou insatisfação com o trabalho Para tanto, realizou-se uma pesquisa com um grupo de funcionários de uma agência, os quais foram submetidos a um questionário com perguntas objetivas e outras dissertativas, onde tiveram a oportunidade de expressar suas razões para permanecer na empresa ou manifestar motivos de um possível desligamento. Os resultados demonstram que a maioria dos respondentes pretende permanecer na instituição onde planejam construir carreira. Alguns, principalmente entre os mais jovens e recém ingressos, pretendem apenas “um emprego” antes de concluírem sua formação ou serem aprovados em concurso público para algum órgão ou autarquia, ou mesmo na iniciativa privada. Dentre os permanecentes, a maioria apontou a estabilidade como o maior atrativo que a empresa oferece, caracterizando a busca da segurança como fator de motivação. O acúmulo de trabalho e a pressão por atingimento de metas consideradas “abusivas” foi apontado como principais fatores de desmotivação.
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