Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Theo Fernando Carpes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197800
Resumo: Este trabalho tem como objetivo instrumentar um protótipo de veículo elétrico desenvolvido para competições universitárias de eficiência energética e testar o impacto de diferentes estratégias de pilotagem sobre o consumo de energia do mesmo. As estratégias adotadas para a análise e comparação de resultados se referem ao controle da velocidade de condução e a execução de dois traçados diferentes: minimizando a distância percorrida no circuito e outro suavizando a execução das curvas. O algoritmo que gera o traçado da rota de suavização de curvas foi desenvolvido neste trabalho, tendo como base a aplicação de conceitos de geometria analítica sobre as dimensões da pista e do protótipo. A instrumentação desenvolvida visou mensurar e coletar dados a respeito da posição e orientação do veículo, bem como as grandezas elétricas de tensão e corrente pertinentes a suas medidas de consumo. Os dados coletados a respeito da pose do veículo, inclinação lateral, inclinação frontal e orientação em relação ao norte geográfico da terra, tiveram por objetivo identificar comportamentos do piloto e características de relevo da pista que pudessem estar relacionados a características do consumo do veículo. Registros em vídeo dos ensaios por meio de uma câmera embarcada também complementaram a análise por meio da identificação de padrões de condução e adversidades nos percursos. O algoritmo de traçado de pista que visa suavizar as curvas foi ensaiado em circuitos similares aos circuitos de prova do protótipo, e a influência deste traçado sobre a eficiência energética do veículo foi relacionada com o traçado de menor distância usualmente executado durante as competições de eficiência.
id UFRGS-2_7034f8e4a178a2d880d2dd4e9c7979da
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197800
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Theo Fernando Carpes deFlores, Jeferson Vieira2019-08-09T02:31:13Z2019http://hdl.handle.net/10183/197800001098547Este trabalho tem como objetivo instrumentar um protótipo de veículo elétrico desenvolvido para competições universitárias de eficiência energética e testar o impacto de diferentes estratégias de pilotagem sobre o consumo de energia do mesmo. As estratégias adotadas para a análise e comparação de resultados se referem ao controle da velocidade de condução e a execução de dois traçados diferentes: minimizando a distância percorrida no circuito e outro suavizando a execução das curvas. O algoritmo que gera o traçado da rota de suavização de curvas foi desenvolvido neste trabalho, tendo como base a aplicação de conceitos de geometria analítica sobre as dimensões da pista e do protótipo. A instrumentação desenvolvida visou mensurar e coletar dados a respeito da posição e orientação do veículo, bem como as grandezas elétricas de tensão e corrente pertinentes a suas medidas de consumo. Os dados coletados a respeito da pose do veículo, inclinação lateral, inclinação frontal e orientação em relação ao norte geográfico da terra, tiveram por objetivo identificar comportamentos do piloto e características de relevo da pista que pudessem estar relacionados a características do consumo do veículo. Registros em vídeo dos ensaios por meio de uma câmera embarcada também complementaram a análise por meio da identificação de padrões de condução e adversidades nos percursos. O algoritmo de traçado de pista que visa suavizar as curvas foi ensaiado em circuitos similares aos circuitos de prova do protótipo, e a influência deste traçado sobre a eficiência energética do veículo foi relacionada com o traçado de menor distância usualmente executado durante as competições de eficiência.The objective of this work is to instrument an electric vehicle prototype developed for energy efficiency competitions, it also aims to test the impact of different driving strategies on energy consumption. The strategies adopted for the analysis and comparison of results will explore different vehicle speeds and the execution of two different traces: minimizing the traveled distance in the circuit and smoothing the execution of the curves. The algorithm that generates the smoothed curves route was developed in this work based on the application of analytic geometry concepts on the track and prototype dimensions. The instrumentation developed is capable to measure and collect data regarding the position and orientation of the vehicle, as well as the consumption values, based on voltage and current measurements. The data collected on vehicle pose, lateral inclination, frontal inclination and orientation in relation to geographic north of the earth, had the objective to identify pilot behaviors and characteristics of relief of the track that could influence consumption of the vehicle. Video footage of the trials was taken using an onboard camera that was used to improve the analysis by identifying driving patterns and adversities on the routes. The track layout algorithm developed to smooth the curves was tested in circuits similar to circuits of the prototype competition. The energy efficiency of this tracing was compared to the energy efficiency of the smaller distance trace usually executed during the efficiency competitions.application/pdfporConsumo de energiaInstrumentaçãoVeículos elétricosEnergy consumingInstrumentationInclinationOrientationInstrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia Elétricagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098547.pdf.txt001098547.pdf.txtExtracted Texttext/plain108544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197800/2/001098547.pdf.txt1480b8cd74d26ee850f4e75b34a73bdfMD52ORIGINAL001098547.pdfTexto completoapplication/pdf3944039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197800/1/001098547.pdf1d855e6641eeea0305192e857ec5b12fMD5110183/1978002019-08-10 02:32:02.490787oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:32:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
title Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
spellingShingle Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
Souza, Theo Fernando Carpes de
Consumo de energia
Instrumentação
Veículos elétricos
Energy consuming
Instrumentation
Inclination
Orientation
title_short Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
title_full Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
title_fullStr Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
title_full_unstemmed Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
title_sort Instrumentação e análise do consumo energético baseado na pose de um veículo elétrico de competição
author Souza, Theo Fernando Carpes de
author_facet Souza, Theo Fernando Carpes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Theo Fernando Carpes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Jeferson Vieira
contributor_str_mv Flores, Jeferson Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de energia
Instrumentação
Veículos elétricos
topic Consumo de energia
Instrumentação
Veículos elétricos
Energy consuming
Instrumentation
Inclination
Orientation
dc.subject.eng.fl_str_mv Energy consuming
Instrumentation
Inclination
Orientation
description Este trabalho tem como objetivo instrumentar um protótipo de veículo elétrico desenvolvido para competições universitárias de eficiência energética e testar o impacto de diferentes estratégias de pilotagem sobre o consumo de energia do mesmo. As estratégias adotadas para a análise e comparação de resultados se referem ao controle da velocidade de condução e a execução de dois traçados diferentes: minimizando a distância percorrida no circuito e outro suavizando a execução das curvas. O algoritmo que gera o traçado da rota de suavização de curvas foi desenvolvido neste trabalho, tendo como base a aplicação de conceitos de geometria analítica sobre as dimensões da pista e do protótipo. A instrumentação desenvolvida visou mensurar e coletar dados a respeito da posição e orientação do veículo, bem como as grandezas elétricas de tensão e corrente pertinentes a suas medidas de consumo. Os dados coletados a respeito da pose do veículo, inclinação lateral, inclinação frontal e orientação em relação ao norte geográfico da terra, tiveram por objetivo identificar comportamentos do piloto e características de relevo da pista que pudessem estar relacionados a características do consumo do veículo. Registros em vídeo dos ensaios por meio de uma câmera embarcada também complementaram a análise por meio da identificação de padrões de condução e adversidades nos percursos. O algoritmo de traçado de pista que visa suavizar as curvas foi ensaiado em circuitos similares aos circuitos de prova do protótipo, e a influência deste traçado sobre a eficiência energética do veículo foi relacionada com o traçado de menor distância usualmente executado durante as competições de eficiência.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T02:31:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197800
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098547
url http://hdl.handle.net/10183/197800
identifier_str_mv 001098547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197800/2/001098547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197800/1/001098547.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1480b8cd74d26ee850f4e75b34a73bdf
1d855e6641eeea0305192e857ec5b12f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224577735458816