Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Ana Luiza Paganelli
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163435
Resumo: Este artigo busca conhecer e analisar as narrativas de quatro professores de educação de surdos que atuaram no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire, de Porto Alegre, com jovens e adultos surdos, alunos que hoje são atendidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Sobre o processo de educação desses alunos iniciarei com uma breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire e a migração para a escola municipal bilíngue Salomão Watnick. Com objetivo de esclarecer como é a educação de adultos surdos investiguei, através das narrativas, a experiência dos professores dos surdos na EJA procurando explicar o conceito de educação bilíngue, bem como a importância desta educação para o surdo e quais são os principais desafios e conquistas desta modalidade, finalizando com argumentação em favor da Libras enquanto língua de formação pedagógica para surdos.
id UFRGS-2_7041aa67178c4176ba93c07dba2eac08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163435
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caldas, Ana Luiza Paganelli2017-06-24T02:32:46Z20162178-2229http://hdl.handle.net/10183/163435001019608Este artigo busca conhecer e analisar as narrativas de quatro professores de educação de surdos que atuaram no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire, de Porto Alegre, com jovens e adultos surdos, alunos que hoje são atendidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Sobre o processo de educação desses alunos iniciarei com uma breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire e a migração para a escola municipal bilíngue Salomão Watnick. Com objetivo de esclarecer como é a educação de adultos surdos investiguei, através das narrativas, a experiência dos professores dos surdos na EJA procurando explicar o conceito de educação bilíngue, bem como a importância desta educação para o surdo e quais são os principais desafios e conquistas desta modalidade, finalizando com argumentação em favor da Libras enquanto língua de formação pedagógica para surdos.This article seeks to understand and analyze the narratives of four deaf education teachers that worked at the Municipal Center of Paulo Freire Worker Education of Porto Alegre, with young deaf adults, students today are treated at Municipal Elementary School of the Deaf Solomon Watnick bilingual. About the process of education of these students shall begin with a brief history of the Youth and Adult Education at the Municipal Center of Paulo Freire Worker Education and migration to bilingual public school Solomon Watnick. In order to clarify how the education of deaf adults investigated through the narrative, the experience of deaf teachers in adult education seeking to explain the concept of bilingual education, and the importance of education for the deaf and what are the main challenges and achievements this mode, ending with arguments in favor of pounds as a language teacher training for the deaf.Este artículo busca entender y analizar las narrativas de cuatro maestros de educación de sordos que trabajaran en el Centro Municipal del Trabajador Paulo Freire, en Porto Alegre, con jóvenes y adultos sordos, estudiantes que hoy son atendidos en la Escuela Municipal Primaria de Sordos Bilingüe Salomón Watnick. Sobre el proceso de la educación de estos estudiantes empezaré con una breve historia sobre la educación de jóvenes y adultos en el Centro Municipal de Educación del Trabajador Paulo Freire y la migración a la escuela pública bilingüe Salomón Watnick. Con lo objetivo de aclarar como es la educación de adultos sordos investigué, a través de las narrativas, la experiencia de los maestros de los sordos en la EJA, tratando de explicar el concepto de educación bilingüe, así como la importancia de la educación para sordos y cuáles son los principales retos y logros de esta modalidad, terminando con argumentos a favor de la Libras mientras lengua de formación pedagógica para sordos.application/pdfporCadernos de Pesquisa. Maranhão. 2016. Vol. 23, n. 2 (maio./ago. 2016), p. 46-57Deaf educationEducação especialEducação de jovens e adultosProfessorSurdoNarrativaEducation youth and adult deafNarrative teachersEducación de sordosEducación de jóvenes y adultos sordosNarrativas de maestrosNarrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019608.pdf001019608.pdfTexto completoapplication/pdf651210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163435/1/001019608.pdffbb167fdf2a48c7c8f08261c8602a27aMD51TEXT001019608.pdf.txt001019608.pdf.txtExtracted Texttext/plain44205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163435/2/001019608.pdf.txtaa1fb7210867a3df793921bd28f14b13MD52THUMBNAIL001019608.pdf.jpg001019608.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163435/3/001019608.pdf.jpg231e8ef4e030b250f0817f5a446383c5MD5310183/1634352018-10-08 08:49:26.219oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163435Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:49:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
title Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
spellingShingle Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
Caldas, Ana Luiza Paganelli
Deaf education
Educação especial
Educação de jovens e adultos
Professor
Surdo
Narrativa
Education youth and adult deaf
Narrative teachers
Educación de sordos
Educación de jóvenes y adultos sordos
Narrativas de maestros
title_short Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
title_full Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
title_fullStr Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
title_sort Narrativas de professores de surdos sobre a EJA no município de Porto Alegre/RS
author Caldas, Ana Luiza Paganelli
author_facet Caldas, Ana Luiza Paganelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Ana Luiza Paganelli
dc.subject.ne.fl_str_mv Deaf education
topic Deaf education
Educação especial
Educação de jovens e adultos
Professor
Surdo
Narrativa
Education youth and adult deaf
Narrative teachers
Educación de sordos
Educación de jóvenes y adultos sordos
Narrativas de maestros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação de jovens e adultos
Professor
Surdo
Narrativa
dc.subject.eng.fl_str_mv Education youth and adult deaf
Narrative teachers
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación de sordos
Educación de jóvenes y adultos sordos
Narrativas de maestros
description Este artigo busca conhecer e analisar as narrativas de quatro professores de educação de surdos que atuaram no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire, de Porto Alegre, com jovens e adultos surdos, alunos que hoje são atendidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. Sobre o processo de educação desses alunos iniciarei com uma breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire e a migração para a escola municipal bilíngue Salomão Watnick. Com objetivo de esclarecer como é a educação de adultos surdos investiguei, através das narrativas, a experiência dos professores dos surdos na EJA procurando explicar o conceito de educação bilíngue, bem como a importância desta educação para o surdo e quais são os principais desafios e conquistas desta modalidade, finalizando com argumentação em favor da Libras enquanto língua de formação pedagógica para surdos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-24T02:32:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163435
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-2229
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019608
identifier_str_mv 2178-2229
001019608
url http://hdl.handle.net/10183/163435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa. Maranhão. 2016. Vol. 23, n. 2 (maio./ago. 2016), p. 46-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163435/1/001019608.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163435/2/001019608.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163435/3/001019608.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fbb167fdf2a48c7c8f08261c8602a27a
aa1fb7210867a3df793921bd28f14b13
231e8ef4e030b250f0817f5a446383c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224919936139264