Por uma história da educação em museus inclusiva: conhecendo, entre pistas e sinais, Liana Rubi Teresa de Ocampo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Patricia Gabriela Machado
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Faria, Ana Carolina Gelmini de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264906
Resumo: Por meio da vivência de uma pesquisa de mestrado, o artigo analisa os desafios de mapeamento, diagnóstico e interpretação de vestígios de profissionais mulheres atuantes no âmbito museal que resultam, consequentemente, no silenciamento e mesmo o apagamento de suas contribuições nas áreas de interesse da Museologia. Os desafios compreendem desde a dissociação de documentos à ausência de registros de suas produções, pois, essas mulheres, embora apresentem amplo engajamento profissional e acadêmico, não foram valorizadas pelo campo como intelectuais a serem propagadas. Em um movimento afirmativo, a Museologia contemporânea tem construído debates entre Museologia e Gênero, estimulando uma revisão historiográfica, que valorize a participação das mulheres na história dos museus. Como estudo de caso, apresenta-se a trajetória da professora museóloga Liana Rubi Teresa de Ocampo (1932-2017), defensora de uma educação em museus inclusiva, já na década de 1970, que teve suas contribuições ausentadas, até então, nos estudos do tema por desconhecimento. Seu percurso acadêmico, produção e circulação de ideias reforçam a urgência de uma educação em museus de viés inclusivo. Defende-se a importância de pesquisas que tenham mulheres como enfoque para legitimar seus protagonismos na Museologia ao difundir de forma positiva suas participações e colaborações para a consolidação do campo.
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