Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131809 |
Resumo: | Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra. |
id |
UFRGS-2_705296c989924eb1ecf173ead14ea469 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131809 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Saldanha, Saimon VargasPrass, LucianaFernando Lewis de Mattos2016-01-12T16:33:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/131809000981981Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra.application/pdfporMúsica popularMúsica cristã contemporâneaComposiçãoCantata (Música)Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981981.pdf000981981.pdfTexto completoapplication/pdf4372956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/1/000981981.pdf3b97ebfb32fe9801359c0397188b528bMD51TEXT000981981.pdf.txt000981981.pdf.txtExtracted Texttext/plain120019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/2/000981981.pdf.txtb89413cb6c89c35a78c9384e61ffd253MD52THUMBNAIL000981981.pdf.jpg000981981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/3/000981981.pdf.jpg3f1395cfcf5a70fe1c0c344ab6182366MD5310183/1318092018-10-25 10:10:20.015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:10:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
title |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
spellingShingle |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa Saldanha, Saimon Vargas Música popular Música cristã contemporânea Composição Cantata (Música) |
title_short |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
title_full |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
title_fullStr |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
title_full_unstemmed |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
title_sort |
Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa |
author |
Saldanha, Saimon Vargas |
author_facet |
Saldanha, Saimon Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saldanha, Saimon Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Prass, Luciana |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Fernando Lewis de Mattos |
contributor_str_mv |
Prass, Luciana Fernando Lewis de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música popular Música cristã contemporânea Composição Cantata (Música) |
topic |
Música popular Música cristã contemporânea Composição Cantata (Música) |
description |
Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-12T16:33:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131809 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000981981 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131809 |
identifier_str_mv |
000981981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/1/000981981.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/2/000981981.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/3/000981981.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b97ebfb32fe9801359c0397188b528b b89413cb6c89c35a78c9384e61ffd253 3f1395cfcf5a70fe1c0c344ab6182366 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447159804264448 |