Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Saimon Vargas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131809
Resumo: Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra.
id UFRGS-2_705296c989924eb1ecf173ead14ea469
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131809
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saldanha, Saimon VargasPrass, LucianaFernando Lewis de Mattos2016-01-12T16:33:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/131809000981981Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra.application/pdfporMúsica popularMúsica cristã contemporâneaComposiçãoCantata (Música)Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Música: Habilitação em Música Popular: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000981981.pdf000981981.pdfTexto completoapplication/pdf4372956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/1/000981981.pdf3b97ebfb32fe9801359c0397188b528bMD51TEXT000981981.pdf.txt000981981.pdf.txtExtracted Texttext/plain120019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/2/000981981.pdf.txtb89413cb6c89c35a78c9384e61ffd253MD52THUMBNAIL000981981.pdf.jpg000981981.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/3/000981981.pdf.jpg3f1395cfcf5a70fe1c0c344ab6182366MD5310183/1318092018-10-25 10:10:20.015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131809Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:10:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
title Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
spellingShingle Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
Saldanha, Saimon Vargas
Música popular
Música cristã contemporânea
Composição
Cantata (Música)
title_short Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
title_full Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
title_fullStr Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
title_full_unstemmed Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
title_sort Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
author Saldanha, Saimon Vargas
author_facet Saldanha, Saimon Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Saimon Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prass, Luciana
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Fernando Lewis de Mattos
contributor_str_mv Prass, Luciana
Fernando Lewis de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Música popular
Música cristã contemporânea
Composição
Cantata (Música)
topic Música popular
Música cristã contemporânea
Composição
Cantata (Música)
description Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-12T16:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131809
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000981981
url http://hdl.handle.net/10183/131809
identifier_str_mv 000981981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/1/000981981.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/2/000981981.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131809/3/000981981.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b97ebfb32fe9801359c0397188b528b
b89413cb6c89c35a78c9384e61ffd253
3f1395cfcf5a70fe1c0c344ab6182366
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447159804264448