Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Thiago Antonio Valdez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257601
Resumo: O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ensino dos modelos atômicos voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, considerou-se uma abordagem histórica, a qual inicia com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) passando pelas ideias filosóficas sobre a constituição da matéria de Leucipo e Demócrito, depois pelos alquimistas e por fim chegando aos modelos atômicos científicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. O material didático produzido considerou o cenário pandêmico que se vivia, o ensino remoto e o ensino híbrido adotado pelo sistema educacional. Além disso, o produto educacional foi elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Diante disso, a sequência didática foi disponibilizada na web em formato pdf.
id UFRGS-2_7090e204004faa88373f21a6dcfb05be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257601
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Thiago Antonio ValdezPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-28T03:55:21Z2021http://hdl.handle.net/10183/257601001166346O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ensino dos modelos atômicos voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, considerou-se uma abordagem histórica, a qual inicia com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) passando pelas ideias filosóficas sobre a constituição da matéria de Leucipo e Demócrito, depois pelos alquimistas e por fim chegando aos modelos atômicos científicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. O material didático produzido considerou o cenário pandêmico que se vivia, o ensino remoto e o ensino híbrido adotado pelo sistema educacional. Além disso, o produto educacional foi elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Diante disso, a sequência didática foi disponibilizada na web em formato pdf.The present work presents a didactic sequence that is structured in four classes covering, in addition to theory, practical moments using the PhET simulator. In this sense, the teaching material was prepared for the teaching of atomic models aimed at students in the final years of elementary school. In this context, a historical approach was considered, which starts with the theory of the four elements (earth, air, fire and water) passing through the philosophical ideas about the constitution of matter by Leucippus and Democritus, then by the alchemists and finally reaching the scientific atomic models of Dalton, Thomson, Rutherford and Rutherford-Bohr. The didactic material produced considered the pandemic scenario that was lived, remote teaching and hybrid teaching adopted by the educational system. Furthermore, the educational product was developed based on David Ausubel's theory of meaningful learning and Richard Mayer's cognitive theory of multimedia learning. Therefore, the didactic sequence was made available on the web in pdf format.application/pdfporModelo atômicoEducação a distânciaRecursos educacionais abertosFollowing teachingAtomic modelsHybrid teachingModelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbridoAtomic models : a didactic sequence for hybrid teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166346.pdf.txt001166346.pdf.txtExtracted Texttext/plain23458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/2/001166346.pdf.txt381f1761bf802e42eb16eab64f983aa6MD52ORIGINAL001166346.pdfTexto completoapplication/pdf537071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/1/001166346.pdf2e1538d50cedf64b5471347313d1ce21MD5110183/2576012024-10-20 06:55:51.521794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257601Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:55:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Atomic models : a didactic sequence for hybrid teaching
title Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
spellingShingle Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
Garcia, Thiago Antonio Valdez
Modelo atômico
Educação a distância
Recursos educacionais abertos
Following teaching
Atomic models
Hybrid teaching
title_short Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
title_full Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
title_fullStr Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
title_full_unstemmed Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
title_sort Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
author Garcia, Thiago Antonio Valdez
author_facet Garcia, Thiago Antonio Valdez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Thiago Antonio Valdez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavani, Daniela Borges
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
contributor_str_mv Pavani, Daniela Borges
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo atômico
Educação a distância
Recursos educacionais abertos
topic Modelo atômico
Educação a distância
Recursos educacionais abertos
Following teaching
Atomic models
Hybrid teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Following teaching
Atomic models
Hybrid teaching
description O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ensino dos modelos atômicos voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, considerou-se uma abordagem histórica, a qual inicia com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) passando pelas ideias filosóficas sobre a constituição da matéria de Leucipo e Demócrito, depois pelos alquimistas e por fim chegando aos modelos atômicos científicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. O material didático produzido considerou o cenário pandêmico que se vivia, o ensino remoto e o ensino híbrido adotado pelo sistema educacional. Além disso, o produto educacional foi elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Diante disso, a sequência didática foi disponibilizada na web em formato pdf.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-28T03:55:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257601
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166346
url http://hdl.handle.net/10183/257601
identifier_str_mv 001166346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/2/001166346.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/1/001166346.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 381f1761bf802e42eb16eab64f983aa6
2e1538d50cedf64b5471347313d1ce21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447337919578112