Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257601 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ensino dos modelos atômicos voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, considerou-se uma abordagem histórica, a qual inicia com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) passando pelas ideias filosóficas sobre a constituição da matéria de Leucipo e Demócrito, depois pelos alquimistas e por fim chegando aos modelos atômicos científicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. O material didático produzido considerou o cenário pandêmico que se vivia, o ensino remoto e o ensino híbrido adotado pelo sistema educacional. Além disso, o produto educacional foi elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Diante disso, a sequência didática foi disponibilizada na web em formato pdf. |
id |
UFRGS-2_7090e204004faa88373f21a6dcfb05be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257601 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Thiago Antonio ValdezPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-28T03:55:21Z2021http://hdl.handle.net/10183/257601001166346O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ensino dos modelos atômicos voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, considerou-se uma abordagem histórica, a qual inicia com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) passando pelas ideias filosóficas sobre a constituição da matéria de Leucipo e Demócrito, depois pelos alquimistas e por fim chegando aos modelos atômicos científicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. O material didático produzido considerou o cenário pandêmico que se vivia, o ensino remoto e o ensino híbrido adotado pelo sistema educacional. Além disso, o produto educacional foi elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Diante disso, a sequência didática foi disponibilizada na web em formato pdf.The present work presents a didactic sequence that is structured in four classes covering, in addition to theory, practical moments using the PhET simulator. In this sense, the teaching material was prepared for the teaching of atomic models aimed at students in the final years of elementary school. In this context, a historical approach was considered, which starts with the theory of the four elements (earth, air, fire and water) passing through the philosophical ideas about the constitution of matter by Leucippus and Democritus, then by the alchemists and finally reaching the scientific atomic models of Dalton, Thomson, Rutherford and Rutherford-Bohr. The didactic material produced considered the pandemic scenario that was lived, remote teaching and hybrid teaching adopted by the educational system. Furthermore, the educational product was developed based on David Ausubel's theory of meaningful learning and Richard Mayer's cognitive theory of multimedia learning. Therefore, the didactic sequence was made available on the web in pdf format.application/pdfporModelo atômicoEducação a distânciaRecursos educacionais abertosFollowing teachingAtomic modelsHybrid teachingModelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbridoAtomic models : a didactic sequence for hybrid teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166346.pdf.txt001166346.pdf.txtExtracted Texttext/plain23458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/2/001166346.pdf.txt381f1761bf802e42eb16eab64f983aa6MD52ORIGINAL001166346.pdfTexto completoapplication/pdf537071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/1/001166346.pdf2e1538d50cedf64b5471347313d1ce21MD5110183/2576012024-10-20 06:55:51.521794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257601Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:55:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Atomic models : a didactic sequence for hybrid teaching |
title |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
spellingShingle |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido Garcia, Thiago Antonio Valdez Modelo atômico Educação a distância Recursos educacionais abertos Following teaching Atomic models Hybrid teaching |
title_short |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
title_full |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
title_fullStr |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
title_full_unstemmed |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
title_sort |
Modelos atômicos : uma sequência didática para o ensino híbrido |
author |
Garcia, Thiago Antonio Valdez |
author_facet |
Garcia, Thiago Antonio Valdez |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Thiago Antonio Valdez |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavani, Daniela Borges |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
contributor_str_mv |
Pavani, Daniela Borges Rockembach, Caroline Tuchtenhagen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo atômico Educação a distância Recursos educacionais abertos |
topic |
Modelo atômico Educação a distância Recursos educacionais abertos Following teaching Atomic models Hybrid teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Following teaching Atomic models Hybrid teaching |
description |
O presente trabalho apresenta uma sequência didática que está estruturada em quatro aulas abordando além de teoria, momentos práticos utilizando o simulador PhET. Nesse sentido, o material didático foi preparado para o ensino dos modelos atômicos voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. Nesse contexto, considerou-se uma abordagem histórica, a qual inicia com a teoria dos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) passando pelas ideias filosóficas sobre a constituição da matéria de Leucipo e Demócrito, depois pelos alquimistas e por fim chegando aos modelos atômicos científicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr. O material didático produzido considerou o cenário pandêmico que se vivia, o ensino remoto e o ensino híbrido adotado pelo sistema educacional. Além disso, o produto educacional foi elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Diante disso, a sequência didática foi disponibilizada na web em formato pdf. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-28T03:55:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257601 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257601 |
identifier_str_mv |
001166346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/2/001166346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257601/1/001166346.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
381f1761bf802e42eb16eab64f983aa6 2e1538d50cedf64b5471347313d1ce21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447337919578112 |