Trauma cranioencefálico na criança : uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Aline Gularte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/90061
Resumo: Contextualização: Traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão de causa externa que comprometa couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo ou seus vasos com comprometimento anatômico, funcional ou cognitivo, seja este temporário ou permanente. O enfermeiro tem papel fundamental nos cuidados à criança com TCE no intuito de prevenir complicações. Objetivo: Este estudo tem como objetivo conhecer as necessidades de cuidado à criança vitima de TCE. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa (RI), baseada no Método de Cooper (1982), um método que contempla a análise de várias pesquisas primárias sobre determinado assunto, estabelecendo análises comparativas entre as mesmas. Análise e interpretação dos resultados: O estudo contou com uma amostra de 03 artigos inseridos nas bases de dados LILACS e SCIELO, publicados entre os anos de 2003 e 2004, nos idiomas português e espanhol. Os estudos apontam predominância do sexo masculino e idades escolares e pré-escolares. As causas mais frequentes foram os acidentes automobilísticos e as quedas. No atendimento inicial, qualquer episódio de hipotensão, hipóxia ou hipovolemia deve ser evitado, pois estão relacionados a um pior prognóstico. Considerações finais: Destacou-se o processo de enfermagem com a determinação dos diagnósticos de enfermagem e cuidados específicos como importantes fatores associados à adequada assistência de enfermagem que otimize cuidados e priorize a prevenção de complicações.
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