Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98893 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo. |
id |
UFRGS-2_70e4c56da8db9b3273d8c0a320278dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98893 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Salles, Jerusa Fumagalli deFonseca, Rochele PazRodrigues, Camila CruzMello, Claudia Berlim deBarbosa, ThaisMiranda, Mônica Carolina2014-07-29T02:05:00Z20111413-8271http://hdl.handle.net/10183/98893000820820O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo.The aim of this study is to present the development process and content validation of Child Brief Neuropsychological Assessment Battery NEUPSILIN-INF, which briefly assesses the components of eight neuropsychological functions in school-aged children: orientation, attention, visual perception, memory, arithmetic abilities, language, visuoconstructive abilities and executive functions. The process comprised: 1) the analysis of the original NEUPSILIN instrument and definition of the functions and tasks to be adapted for the child neuropsychological assessment; 2) the development of new tasks considered as fundamental for the assessment in children; 3) pilot study 1 with the preliminary version of the instrument; 4) analysis by specialist judges; 5) pilot studies 2 and 3, new reformulation of the instrument’s tasks and preparation of its final version. The instrument presented appropriate face and content validity.application/pdfporPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2011), p. 297-305.PsicometriaCogniçãoNeuropsicologiaCriançaTestes neuropsicológicosChildrenNeuropsychological testsNeuropsychologyCognitionPsychometricsDesenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INFDevelopment of the child brief neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-INF info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000820820.pdf000820820.pdfTexto completoapplication/pdf199354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98893/1/000820820.pdf15d9ac80f22e01bf8eb9935773e5e311MD51TEXT000820820.pdf.txt000820820.pdf.txtExtracted Texttext/plain42541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98893/2/000820820.pdf.txt54bbd4fab678fbc6876b139cfca0be7bMD52THUMBNAIL000820820.pdf.jpg000820820.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98893/3/000820820.pdf.jpg0cb2b42e325d3be2194ae14777b632d6MD5310183/988932018-10-22 07:49:36.05oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:49:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Development of the child brief neuropsychological assessment battery NEUPSILIN-INF |
title |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
spellingShingle |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF Salles, Jerusa Fumagalli de Psicometria Cognição Neuropsicologia Criança Testes neuropsicológicos Children Neuropsychological tests Neuropsychology Cognition Psychometrics |
title_short |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
title_full |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
title_fullStr |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
title_sort |
Desenvolvimento do instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil NEUPSILIN-INF |
author |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
author_facet |
Salles, Jerusa Fumagalli de Fonseca, Rochele Paz Rodrigues, Camila Cruz Mello, Claudia Berlim de Barbosa, Thais Miranda, Mônica Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Rochele Paz Rodrigues, Camila Cruz Mello, Claudia Berlim de Barbosa, Thais Miranda, Mônica Carolina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de Fonseca, Rochele Paz Rodrigues, Camila Cruz Mello, Claudia Berlim de Barbosa, Thais Miranda, Mônica Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicometria Cognição Neuropsicologia Criança Testes neuropsicológicos |
topic |
Psicometria Cognição Neuropsicologia Criança Testes neuropsicológicos Children Neuropsychological tests Neuropsychology Cognition Psychometrics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children Neuropsychological tests Neuropsychology Cognition Psychometrics |
description |
O objetivo deste estudo é apresentar o processo de desenvolvimento e validação de conteúdo do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil NEUPSILIN-INF, que avalia, de modo breve, componentes de oito funções neuropsicológicas em crianças em idade escolar: orientação, atenção, percepção visual, memória, habilidades aritméticas, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. O processo envolveu: 1) análise do instrumento original NEUPSILIN e definição das funções e tarefas a serem adaptadas para avaliação neuropsicológica infantil; 2) desenvolvimento de novas tarefas consideradas fundamentais para a avaliação na infância; 3) estudo piloto 1 com a versão preliminar do instrumento; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudos piloto 2 e 3, nova reformulação de tarefas do instrumento e elaboração de sua versão final. O instrumento apresentou adequada validade aparente e de conteúdo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T02:05:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98893 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-8271 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000820820 |
identifier_str_mv |
1413-8271 000820820 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
PsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2011), p. 297-305. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98893/1/000820820.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98893/2/000820820.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98893/3/000820820.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15d9ac80f22e01bf8eb9935773e5e311 54bbd4fab678fbc6876b139cfca0be7b 0cb2b42e325d3be2194ae14777b632d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551754633216 |