Análise das metodologias de treinamento da equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gitz, Ariel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172030
Resumo: Este estudo de cunho qualitativo, descritivo e exploratório tem por objetivo analisar as metodologias utilizadas nos treinamentos da equipe de Futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo a estrutura dos treinos e buscando justificativas para as escolhas metodológicas propostas pelo treinador. A pesquisa teve como participante o treinador desta equipe, através de uma entrevista gravada semiestruturada, além da observação e registro em diário de campo de oito sessões de treinamento ocorridas no Campus Olímpico da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). As categorias de análise dos resultados obtidos foram constituídas pelas principais metodologias da área do treinamento de Futsal, sendo estas os Jogos Condicionados, as Atividades Situacionais, o Jogo Formal, as Atividades Recreativas e as Atividades Analíticas. Foi possível perceber uma estruturação básica nos treinamentos da equipe, sendo esta acompanhada de uma progressão didática. Os dados demonstraram a presença marcante da metodologia de Jogos Condicionados e Atividades Situacionais nos treinamentos, além da utilização do Jogo Formal e de Atividades Recreativas. Ao longo dos treinos observados não foram aplicadas Atividades Analíticas. A escolha metodológica do treinador é justificada essencialmente pela necessidade que o jogo de Futsal exige dos atletas atualmente, sendo valorizada intensamente a inteligência tática e a tomada de decisão rápida e coerente às situações impostas pelo jogo. Além disto, acredito que as experiências de vida, como a iniciação esportiva, a formação acadêmica e especializações profissionais, são fatores relevantes na construção do perfil deste treinador, portanto, influenciando suas escolhas metodológicas.
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