Análise das metodologias de treinamento da equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172030 |
Resumo: | Este estudo de cunho qualitativo, descritivo e exploratório tem por objetivo analisar as metodologias utilizadas nos treinamentos da equipe de Futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo a estrutura dos treinos e buscando justificativas para as escolhas metodológicas propostas pelo treinador. A pesquisa teve como participante o treinador desta equipe, através de uma entrevista gravada semiestruturada, além da observação e registro em diário de campo de oito sessões de treinamento ocorridas no Campus Olímpico da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). As categorias de análise dos resultados obtidos foram constituídas pelas principais metodologias da área do treinamento de Futsal, sendo estas os Jogos Condicionados, as Atividades Situacionais, o Jogo Formal, as Atividades Recreativas e as Atividades Analíticas. Foi possível perceber uma estruturação básica nos treinamentos da equipe, sendo esta acompanhada de uma progressão didática. Os dados demonstraram a presença marcante da metodologia de Jogos Condicionados e Atividades Situacionais nos treinamentos, além da utilização do Jogo Formal e de Atividades Recreativas. Ao longo dos treinos observados não foram aplicadas Atividades Analíticas. A escolha metodológica do treinador é justificada essencialmente pela necessidade que o jogo de Futsal exige dos atletas atualmente, sendo valorizada intensamente a inteligência tática e a tomada de decisão rápida e coerente às situações impostas pelo jogo. Além disto, acredito que as experiências de vida, como a iniciação esportiva, a formação acadêmica e especializações profissionais, são fatores relevantes na construção do perfil deste treinador, portanto, influenciando suas escolhas metodológicas. |
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Gitz, ArielVoser, Rogerio da Cunha2018-01-19T02:22:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/172030001053107Este estudo de cunho qualitativo, descritivo e exploratório tem por objetivo analisar as metodologias utilizadas nos treinamentos da equipe de Futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevendo a estrutura dos treinos e buscando justificativas para as escolhas metodológicas propostas pelo treinador. A pesquisa teve como participante o treinador desta equipe, através de uma entrevista gravada semiestruturada, além da observação e registro em diário de campo de oito sessões de treinamento ocorridas no Campus Olímpico da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). As categorias de análise dos resultados obtidos foram constituídas pelas principais metodologias da área do treinamento de Futsal, sendo estas os Jogos Condicionados, as Atividades Situacionais, o Jogo Formal, as Atividades Recreativas e as Atividades Analíticas. Foi possível perceber uma estruturação básica nos treinamentos da equipe, sendo esta acompanhada de uma progressão didática. Os dados demonstraram a presença marcante da metodologia de Jogos Condicionados e Atividades Situacionais nos treinamentos, além da utilização do Jogo Formal e de Atividades Recreativas. Ao longo dos treinos observados não foram aplicadas Atividades Analíticas. A escolha metodológica do treinador é justificada essencialmente pela necessidade que o jogo de Futsal exige dos atletas atualmente, sendo valorizada intensamente a inteligência tática e a tomada de decisão rápida e coerente às situações impostas pelo jogo. Além disto, acredito que as experiências de vida, como a iniciação esportiva, a formação acadêmica e especializações profissionais, são fatores relevantes na construção do perfil deste treinador, portanto, influenciando suas escolhas metodológicas.This study of qualitative, descriptive and exploratory nature aims to analyze the methodologies used in the Futsal team training at the Federal University of Rio Grande do Sul, describing the structure of training and seeking justifications for the methodological choices proposed by the coach. The participant of the research was the coach of this team, through a recorded semi-structured interview, and an observation and journaling of eight field training sessions that took place at the Olympic Campus of the School of Physical Education, Physiotherapy and Dance (ESEFID). The categories of analysis of the results consisted in the main methodologies of the Futsal training area, which are the Conditioned Games, the Situational Activities, the Formal game, the Recreational Activities and Analytical Activities. It was possible to realize a basic structure in team training, which is accompanied by a teaching progression. The data showed the strong presence of the methodology of Conditioned Games and Situational activities in training, in addition to the use of Formal Game and Recreational Activities. Over the observed practice were not applied Analytical activities. The methodological choice of coach is essentially justified by the need that the Futsal game requires currently, being intensely valued tactical intelligence and making quick and consistent decision to situations imposed by the game. In addition, I believe that the experiences of life, such as the sports initiation, academic and professional specializations, are relevant factors in building the profile of this coach, thus influencing his methodological choices.application/pdfporFutsalTreinamento físico : MetodologiaFutsalMethodologiesSports trainingAnálise das metodologias de treinamento da equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2016Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001053107.pdf001053107.pdfTexto completoapplication/pdf279902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172030/1/001053107.pdff1501387884bd5d8bb6e7a8e4b2ddd64MD51TEXT001053107.pdf.txt001053107.pdf.txtExtracted Texttext/plain162538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172030/2/001053107.pdf.txta40e372176099c277bb4eeed16d806d6MD52THUMBNAIL001053107.pdf.jpg001053107.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172030/3/001053107.pdf.jpgb85b7679526aa5f9f11f2514950bc408MD5310183/1720302018-10-23 09:08:40.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172030Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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