A "miséria de posição" de professoras diante da "miséria de condição" de estudantes : trajetórias de trabalho em um campo profissional precarizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Caregnato, Célia Elizabete, Terra, Renato, Shimedzu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265672
Resumo: Analisamos trajetórias de professoras desde uma perspectiva bourdieusiana, compreendendo a pequena miséria de posição e como experimentam a condição profissional. O objetivo é analisar percursos profissionais de duas egressas de curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul do país, a fim de identificar variáveis de contexto, disposições e competências. O método de reconstrução sociológica de trajetórias tempor base a entrevista compreensiva. A análise mostra que a atuação ocorre de modo singular a partir de inclinações para a gestão e para a reciprocidade em relações pedagógicas. As condições de trabalho são precarizadas e as professoras são responsabilizadas pela sua formação continuada frente a dinâmicasde um campo encarregado pela inclusão de estudantes que vivem a grande miséria de condição.
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