Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Mariana Braun
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223897
Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar e compreender os impactos de uma suposta lacuna na formação de professores dos anos iniciais no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos, em particular, no ensino de matemática. Para tanto, busca-se analisar os dados de um questionário aplicado a um grupo a 20 professoras das redes públicas das cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. Para análise dos dados coletados neste questionário, são utilizadas, principalmente, as ideias de Coll e Monereo (2010) acerca do ensino-aprendizagem na era tecnológica, bem como as de Rabardel (1995) sobre a gênese instrumental do professor. Os resultados apontam uma carência na abordagem das TIC na formação base do professor de anos iniciais, identificada tanto na análise de diferentes currículos de cursos referência de Pedagogia no país quanto nas respostas das professoras pesquisadas. Além disso, os dados produzidos indicam que os efeitos desta carência de abordagem do tema podem impactar em propostas de uso que não exploram de forma significativa as diversas potencialidades das TIC.
id UFRGS-2_7149f2ab6f1b0547e02c42ab06928f38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223897
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Aguiar, Mariana BraunBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2021-07-14T04:32:24Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/223897001094493O presente artigo tem por objetivo identificar e compreender os impactos de uma suposta lacuna na formação de professores dos anos iniciais no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos, em particular, no ensino de matemática. Para tanto, busca-se analisar os dados de um questionário aplicado a um grupo a 20 professoras das redes públicas das cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. Para análise dos dados coletados neste questionário, são utilizadas, principalmente, as ideias de Coll e Monereo (2010) acerca do ensino-aprendizagem na era tecnológica, bem como as de Rabardel (1995) sobre a gênese instrumental do professor. Os resultados apontam uma carência na abordagem das TIC na formação base do professor de anos iniciais, identificada tanto na análise de diferentes currículos de cursos referência de Pedagogia no país quanto nas respostas das professoras pesquisadas. Além disso, os dados produzidos indicam que os efeitos desta carência de abordagem do tema podem impactar em propostas de uso que não exploram de forma significativa as diversas potencialidades das TIC.This article aims to identify and understand the impacts of an alleged gap in the formation of teachers of the initial years regarding the use of information and communication technologies (ICT) for pedagogical purposes, in particular, in the teaching of Math. To this end, it seeks to analyze the data of a questionnaire applied to a group of 20 teachers from public networks in the cities of Canoas, Porto Alegre and Gravataí. To analyze the data collected in this questionnaire, it is mainly used the ideas of Coll and Monereo (2010) about the teaching-learning in the technological era, as well as those of Rabardel (1995) on the instrumental genesis of the teacher. The results indicate a lack of the approach of ICT in the basic formation of the teacher of early years, identified both in the analysis of different curricula of pedagogy reference courses in the country and in the answers of the teachers surveyed. Moreover, the data produced indicate that the effects of this lack of approach to the theme may impact on proposals for use that do not significantly exploit the various potential of ICT.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (dez. 2018), 10 p.Tecnologias digitaisEducação MatemáticaProfessor : Formação : Ensino fundamentalDigital TechnologiesMathematical EducationElementary school teacherInvestigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094493.pdf.txt001094493.pdf.txtExtracted Texttext/plain33235http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223897/2/001094493.pdf.txt4c4129baa3a2099353cbeee49258b27dMD52ORIGINAL001094493.pdfTexto completoapplication/pdf1012632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223897/1/001094493.pdfce3768163b5472d9df6f1023f2697c5cMD5110183/2238972021-08-18 04:45:51.506493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223897Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
title Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
spellingShingle Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
Aguiar, Mariana Braun
Tecnologias digitais
Educação Matemática
Professor : Formação : Ensino fundamental
Digital Technologies
Mathematical Education
Elementary school teacher
title_short Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
title_full Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
title_fullStr Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
title_full_unstemmed Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
title_sort Investigação sobre as visões de um grupo de professoras acerca do uso das tecnologias em sala de aula para ensino de matemática : um olhar para a formação das pedagogas e as formas de utilização da tecnologia em seu fazer docente
author Aguiar, Mariana Braun
author_facet Aguiar, Mariana Braun
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author_role author
author2 Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Mariana Braun
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Educação Matemática
Professor : Formação : Ensino fundamental
topic Tecnologias digitais
Educação Matemática
Professor : Formação : Ensino fundamental
Digital Technologies
Mathematical Education
Elementary school teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Technologies
Mathematical Education
Elementary school teacher
description O presente artigo tem por objetivo identificar e compreender os impactos de uma suposta lacuna na formação de professores dos anos iniciais no que tange o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para fins pedagógicos, em particular, no ensino de matemática. Para tanto, busca-se analisar os dados de um questionário aplicado a um grupo a 20 professoras das redes públicas das cidades de Canoas, Porto Alegre e Gravataí. Para análise dos dados coletados neste questionário, são utilizadas, principalmente, as ideias de Coll e Monereo (2010) acerca do ensino-aprendizagem na era tecnológica, bem como as de Rabardel (1995) sobre a gênese instrumental do professor. Os resultados apontam uma carência na abordagem das TIC na formação base do professor de anos iniciais, identificada tanto na análise de diferentes currículos de cursos referência de Pedagogia no país quanto nas respostas das professoras pesquisadas. Além disso, os dados produzidos indicam que os efeitos desta carência de abordagem do tema podem impactar em propostas de uso que não exploram de forma significativa as diversas potencialidades das TIC.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:32:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223897
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094493
identifier_str_mv 1679-1916
001094493
url http://hdl.handle.net/10183/223897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (dez. 2018), 10 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223897/2/001094493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223897/1/001094493.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c4129baa3a2099353cbeee49258b27d
ce3768163b5472d9df6f1023f2697c5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025839169536