A influência das fases da lua na produção de hortaliças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257028 |
Resumo: | As fases da Lua e seus ciclos, serviram de base para a medição do tempo, construção de calendários e planejamento de plantios e colheitas. Práticas que permanecem até os dias atuais em diferentes grupo sociais. O presente trabalho discute a influência das fases da Lua no plantio de hortaliças e outras culturas na região Carbonífera, no Rio Grande do Sul, através de uma sequência didática. A abordagem didática usa o ensino por investigação e os três momentos pedagógicos, estando voltada ao Ensino Fundamental II associada à disciplina de Ciências. A sequência didática proposta trabalha a habilidade EF08CI12 “Justificar por meio da construção de modelos e a observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua” da Base Nacional Comum Curricular. Como produto final do são disponibilizados materiais como planos de aula, guia de apoio com disponibilização de referências bibliográficas de apoio ao professor e aos educandos. |
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Govoni, Lidiani MioliPavani, Daniela BorgesRockembach, Caroline Tuchtenhagen2023-04-13T03:24:35Z2021http://hdl.handle.net/10183/257028001165100As fases da Lua e seus ciclos, serviram de base para a medição do tempo, construção de calendários e planejamento de plantios e colheitas. Práticas que permanecem até os dias atuais em diferentes grupo sociais. O presente trabalho discute a influência das fases da Lua no plantio de hortaliças e outras culturas na região Carbonífera, no Rio Grande do Sul, através de uma sequência didática. A abordagem didática usa o ensino por investigação e os três momentos pedagógicos, estando voltada ao Ensino Fundamental II associada à disciplina de Ciências. A sequência didática proposta trabalha a habilidade EF08CI12 “Justificar por meio da construção de modelos e a observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua” da Base Nacional Comum Curricular. Como produto final do são disponibilizados materiais como planos de aula, guia de apoio com disponibilização de referências bibliográficas de apoio ao professor e aos educandos.The Moon's phases and its cycles, served as a basis for measuring time, building calendars and planting and harvest planning. Practices that remain until today in different social groups. The present work discusses the influence of the phases of the Moon in the planting of vegetables and other cultures in the Carboniferous region, in Rio Grande do Sul, through a didactic sequence. The didactic approach use inquiry based-learning and the three pedagogical moments, being focused on Elementary School II associated with the discipline of Science. The proposed didactic sequence works on the skill EF08CI12 "Justify, through the construction of models and the observation of the Moon in the sky, the occurrence of the phases of the Moon and eclipses, based on the relative positions between Sun, Earth, and Moon" of the Common National Base Curriculum. As a final product are available materials such as lesson plans, support guide with availability of bibliographic references to support teachers and students.application/pdfporLuaProdução agrícolaVerdurasDidactic sequenceMoon phasesVegetable productionA influência das fases da lua na produção de hortaliçasThe influence of moon phases on vegetable production info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165100.pdf.txt001165100.pdf.txtExtracted Texttext/plain49366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257028/2/001165100.pdf.txt98a895833fde9d25fb31cd1a9d15f1f5MD52ORIGINAL001165100.pdfTexto completoapplication/pdf347358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257028/1/001165100.pdf699a8d26b0da4d883d48e4e6b2e95889MD5110183/2570282024-10-20 06:56:34.12637oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257028Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-20T09:56:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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