Migração do transporte coletivo para o individual : como reverter esta tendência?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96303 |
Resumo: | A constante busca por melhoramento na qualidade e na velocidade dos deslocamentos urbanos nas grandes cidades tem gerado esforços por parte do governo, os quais nem sempre são bem direcionados, por falha ou falta de planejamento. Para tomar medidas eficazes com o objetivo de garantir o deslocamento eficaz para a população, é necessário que se priorizem os transportes que permitem o acesso do maior número de usuários utilizando um limitado espaço público. Sendo assim, é importante que existam medidas que proporcionem atrativos para o transporte coletivo e também coexistam aquelas que sirvam de inibição do uso de transporte individual. Buscou-se, através deste estudo, descrever as possíveis intervenções consideradas mais importantes para atingir o objetivo descrito, através da análise de dois cases nos quais aconteceram ações com objetivo principal de beneficiar o transporte coletivo e onerar o transporte individual. Um dos cases é referente à implantação de um sistema de pedágio urbano em Londres e o outro é sobre a criação de uma rede de transporte por ônibus BRT na cidade de Bogotá. Também foi quantificada esta importância por meio de pesquisa realizada através de questionário de metodologia própria elaborada para este trabalho para análise de preferência e sensibilidade às alterações de custos para um deslocamento. Os resultados destes estudos demonstram que as experiências positivas, ainda que em outros países, podem inspirar mudanças importantes no planejamento da nossa cidade de Porto Alegre quando adaptamos estas ideias à nossa realidade. Ainda a pesquisa mostra o quanto é difícil mudar o comportamento de uma população quanto à escolha de modal de transporte utilizando apenas uma variação de custo monetário e, portanto é necessário atingir os outros variados atributos, para efetivamente alcançar o objetivo de quebrar o ciclo de migração do usuário do transporte público para o privado. |
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