A contribuição da Sociologia para o ensino em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Melissa de Mattos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Régia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250036
Resumo: Neste artigo,apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir dassuasDiretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociaispara a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à éticana relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociaisoferecemaos graduandos umponto de vistaprivilegiadopara o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de algunsdos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre essescampos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.
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spelling Pimenta, Melissa de MattosOliveira, Régia Cristina2022-10-20T04:43:55Z20201984-7238http://hdl.handle.net/10183/250036001118387Neste artigo,apresentamos uma reflexão sintética sobre a contribuição das Ciências Sociais e da Sociologia para o Ensino em Saúde, com base na experiência docente das autoras em cursos na área da saúde, nos quais o ensino de Sociologia e Antropologia é obrigatório. De caráter introdutório, as disciplinas ministradas têm sido incorporadas a diferentes currículos, desde os cursos de Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Medicina, Obstetrícia, Enfermagem e outros, a partir dassuasDiretrizes Curriculares Nacionais. O reconhecimento da importância do ensino de Ciências Sociaispara a formação de profissionais do campo da saúde se reflete nas questões relacionadas ao direito à saúde, à éticana relação profissional-paciente, nos desafios apresentados pelas desigualdades sociais em saúde e na perspectiva humanista do cuidado integral. Nesse sentido, as Ciências Sociaisoferecemaos graduandos umponto de vistaprivilegiadopara o entendimento do paciente tanto como sujeito de direitos, inserido em um contexto social, cultural, econômico e político, como intérprete crítico e atuante sobre o próprio corpo, que reconhece e identifica os processos de adoecimento, escolhe e adere às propostas terapêuticas e, assim, contribui para continuidade e transformação das práticas em saúde. Assim, a partir de algunsdos temas e problemáticas trabalhados em sala de aula, nos propomos a refletir sobre a interface entre essescampos científicos, apresentando contribuições para o processo de formação de profissionais de saúde em diversas áreas.In this article we present some thoughts on the contribution of Social Sciences and Sociology to teaching in Health Care, based on the authors experiences as professors in Health Care undergraduate courses, in which Sociology and Anthropology classes are mandatory. Classes in these courses are generally introductory and have been incorporated in various Health Care faculties, such as Nutrition, Odontology, Physiotherapy, Medicine, Obstetrics and Nursing. The acknowledgment of the importance of Social Sciences to the formation of Health Care professionals is reflected in topics such as human rights, ethics in the relation of professionals and patients, as well as the challenges presented by social inequalities and the humanistic perspective of integral attention. In this sense, Social Sciences presents to undergraduates a privileged perspective to the understanding of the patient both as a subject of rights, situated in a social, cultural, economic and political context, and as critical interpreter and agent of his own body, capable of recognizing and identifying illness processes, choosing and attending therapy protocols and, therefore, capable of contributing to the continuity as well as transformation of health care practices. Therefore, basedon subjects and problems introduced in class, we propose to consider the interface between these scientific fields, presenting some of our contributions to the training process of various Health professionals.application/pdfporRevista Linhas. Florianópolis, SC. Vol. 21, n. 45 (jan./abr. 2020), p. 260-284SociologiaCiências sociaisSaúdeSocial SciencesSociologyHealth Care SciencesBody-illness-health processA contribuição da Sociologia para o ensino em SaúdeThe contributions of the Social Sciences to studies in Health info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118387.pdf.txt001118387.pdf.txtExtracted Texttext/plain59616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250036/2/001118387.pdf.txta2b473d901511ed4e56d78f6d31a479eMD52ORIGINAL001118387.pdfTexto completoapplication/pdf288187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250036/1/001118387.pdf61d2b9d78d2091ee436ba43378771e25MD5110183/2500362023-08-24 03:32:53.424211oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:32:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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