Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22094 |
Resumo: | O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóteses. Ao todo, foram coletados 233 questionários e os resultados demonstraram que existe um relação significativa entre todas as características pessoais e a atitude frente à Internet. Esta última exerce o papel de mediadora entre as características pessoais e a intenção de compra online, sendo forte influenciadora direta do comportamento de compra. A característica pessoal mais relevante para o comportamento de compra online foi a necessidade de interação social, atuando quase como uma variável independente em todo este processo. |
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Garcia, Gabriel MarinSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-05-14T04:16:52Z2007http://hdl.handle.net/10183/22094000636171O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóteses. Ao todo, foram coletados 233 questionários e os resultados demonstraram que existe um relação significativa entre todas as características pessoais e a atitude frente à Internet. Esta última exerce o papel de mediadora entre as características pessoais e a intenção de compra online, sendo forte influenciadora direta do comportamento de compra. A característica pessoal mais relevante para o comportamento de compra online foi a necessidade de interação social, atuando quase como uma variável independente em todo este processo.application/pdfporMarketing de relacionamentoMarketing de serviçosComportamento do consumidorCliente : SatisfaçãoComportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000636171.pdf000636171.pdfTexto completoapplication/pdf327677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/1/000636171.pdf88204a1037790cb4efad253ce043a7d4MD51TEXT000636171.pdf.txt000636171.pdf.txtExtracted Texttext/plain80332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/2/000636171.pdf.txte0298428a0ef56dcc3f709926dfadf5fMD52THUMBNAIL000636171.pdf.jpg000636171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/3/000636171.pdf.jpg17af68c645124c8488244ca1cd8f3a22MD5310183/220942018-10-17 07:42:20.039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:42:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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