Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Gabriel Marin
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22094
Resumo: O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóteses. Ao todo, foram coletados 233 questionários e os resultados demonstraram que existe um relação significativa entre todas as características pessoais e a atitude frente à Internet. Esta última exerce o papel de mediadora entre as características pessoais e a intenção de compra online, sendo forte influenciadora direta do comportamento de compra. A característica pessoal mais relevante para o comportamento de compra online foi a necessidade de interação social, atuando quase como uma variável independente em todo este processo.
id UFRGS-2_725dda748817f289d550064ef21beb0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garcia, Gabriel MarinSantos, Cristiane Pizzutti dos2010-05-14T04:16:52Z2007http://hdl.handle.net/10183/22094000636171O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóteses. Ao todo, foram coletados 233 questionários e os resultados demonstraram que existe um relação significativa entre todas as características pessoais e a atitude frente à Internet. Esta última exerce o papel de mediadora entre as características pessoais e a intenção de compra online, sendo forte influenciadora direta do comportamento de compra. A característica pessoal mais relevante para o comportamento de compra online foi a necessidade de interação social, atuando quase como uma variável independente em todo este processo.application/pdfporMarketing de relacionamentoMarketing de serviçosComportamento do consumidorCliente : SatisfaçãoComportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2007Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000636171.pdf000636171.pdfTexto completoapplication/pdf327677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/1/000636171.pdf88204a1037790cb4efad253ce043a7d4MD51TEXT000636171.pdf.txt000636171.pdf.txtExtracted Texttext/plain80332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/2/000636171.pdf.txte0298428a0ef56dcc3f709926dfadf5fMD52THUMBNAIL000636171.pdf.jpg000636171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/3/000636171.pdf.jpg17af68c645124c8488244ca1cd8f3a22MD5310183/220942018-10-17 07:42:20.039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:42:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
title Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
spellingShingle Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
Garcia, Gabriel Marin
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Cliente : Satisfação
title_short Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
title_full Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
title_fullStr Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
title_sort Comportamento do consumidor virtual : a influência das características pessoais na intenção de compra
author Garcia, Gabriel Marin
author_facet Garcia, Gabriel Marin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Gabriel Marin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
contributor_str_mv Santos, Cristiane Pizzutti dos
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Cliente : Satisfação
topic Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Comportamento do consumidor
Cliente : Satisfação
description O presente estudo investiga o impacto das características pessoais no comportamento de compra na Internet, através da compreensão do papel da atitude. Uma pesquisa qualitativa conclusiva foi elaborada visando compreender o efeito de quatro características pessoais (auto-eficácia, inovatividade, necessidade de interação social e necessidade de interação sensorial) na atitude frente à Internet e na intenção de compra online. Com base na literatura, criou-se um modelo, e testaram-se algumas hipóteses. Ao todo, foram coletados 233 questionários e os resultados demonstraram que existe um relação significativa entre todas as características pessoais e a atitude frente à Internet. Esta última exerce o papel de mediadora entre as características pessoais e a intenção de compra online, sendo forte influenciadora direta do comportamento de compra. A característica pessoal mais relevante para o comportamento de compra online foi a necessidade de interação social, atuando quase como uma variável independente em todo este processo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-14T04:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/22094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000636171
url http://hdl.handle.net/10183/22094
identifier_str_mv 000636171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/1/000636171.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/2/000636171.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22094/3/000636171.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88204a1037790cb4efad253ce043a7d4
e0298428a0ef56dcc3f709926dfadf5f
17af68c645124c8488244ca1cd8f3a22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447038801739776