Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181846 |
Resumo: | Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares. |
id |
UFRGS-2_728aeaa0372c5475f81d97f1a86782a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181846 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Bianca SilvaOliveira, Helena Dória Lucas de2018-09-12T02:33:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/181846001075850Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares.application/pdfporSéries iniciaisEnsino fundamentalEducação MatemáticaMateriais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075850.pdfTexto completoapplication/pdf1479871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/1/001075850.pdf3d872a37b8d3003e73dd02967ef89c5cMD51TEXT001075850.pdf.txt001075850.pdf.txtExtracted Texttext/plain73224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/2/001075850.pdf.txtb080ecad15249a51b7c67242486f01a7MD52THUMBNAIL001075850.pdf.jpg001075850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/3/001075850.pdf.jpg31ad033ff20ad07773de39d387254f4bMD5310183/1818462019-08-28 02:34:15.938336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-28T05:34:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
title |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
spellingShingle |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática Soares, Bianca Silva Séries iniciais Ensino fundamental Educação Matemática |
title_short |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
title_full |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
title_fullStr |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
title_full_unstemmed |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
title_sort |
Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática |
author |
Soares, Bianca Silva |
author_facet |
Soares, Bianca Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Bianca Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Séries iniciais Ensino fundamental Educação Matemática |
topic |
Séries iniciais Ensino fundamental Educação Matemática |
description |
Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-12T02:33:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/181846 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001075850 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/181846 |
identifier_str_mv |
001075850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/1/001075850.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/2/001075850.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/3/001075850.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d872a37b8d3003e73dd02967ef89c5c b080ecad15249a51b7c67242486f01a7 31ad033ff20ad07773de39d387254f4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224556968411136 |