Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bianca Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181846
Resumo: Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares.
id UFRGS-2_728aeaa0372c5475f81d97f1a86782a8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181846
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Bianca SilvaOliveira, Helena Dória Lucas de2018-09-12T02:33:04Z2018http://hdl.handle.net/10183/181846001075850Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares.application/pdfporSéries iniciaisEnsino fundamentalEducação MatemáticaMateriais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075850.pdfTexto completoapplication/pdf1479871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/1/001075850.pdf3d872a37b8d3003e73dd02967ef89c5cMD51TEXT001075850.pdf.txt001075850.pdf.txtExtracted Texttext/plain73224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/2/001075850.pdf.txtb080ecad15249a51b7c67242486f01a7MD52THUMBNAIL001075850.pdf.jpg001075850.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/3/001075850.pdf.jpg31ad033ff20ad07773de39d387254f4bMD5310183/1818462019-08-28 02:34:15.938336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181846Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-28T05:34:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
title Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
spellingShingle Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
Soares, Bianca Silva
Séries iniciais
Ensino fundamental
Educação Matemática
title_short Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
title_full Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
title_fullStr Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
title_full_unstemmed Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
title_sort Materiais manipulativos, tabuadas e cálculo mental : potencialidades na aprendizagem matemática
author Soares, Bianca Silva
author_facet Soares, Bianca Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bianca Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Séries iniciais
Ensino fundamental
Educação Matemática
topic Séries iniciais
Ensino fundamental
Educação Matemática
description Este trabalho analisa as potencialidades de construir e interagir com materiais manipulativos para analisar e exercitar as tabuadas de multiplicação e adição com alunas do 4° ano do Ensino Fundamental, estimulando o cálculo mental. Desenvolvi um estudo de caso de cunho qualitativo, planejando encontros de estudos com quatro meninas que cursavam o 4º ano em uma escola da rede particular na região metropolitana de Porto Alegre. Foram construídos e utilizados 4 materiais didáticos manipulativos: dois para analisar as tabuadas da multiplicação e da soma e outros dois, Jogo da Memória e Dominó, para o exercício de memorização de resultados difíceis de lembrar em ambas as tabuadas. Este estudo teve como apoio teórico as produções de Constance Kamii e Cecilia Parra para embasar a importância da construção de relações numéricas para auxiliar e estimular o uso do cálculo mental e a teorização de Katia Smole e colaboradoras para embasar o estudo sobre materiais manipulativos na Educação Matemática. Este trabalho evidenciou várias potencialidades tanto na construção, como no uso de materiais manipulativos, entre as quais: reflexão sobre noções da operação de potência, exercício de motricidade, percepção de erros ao escreverem as tabuadas no formato de listas, prática de analisar regularidades das tabuadas, percepção da propriedade comutativa e a socialização de estratégias mentais para lembrar-se de alguns resultados considerados difíceis. Este estudo também apontou para a centralidade do planejamento docente, sem o qual não emergem essas potencialidades na interação com materiais manipulativos nas práticas matemáticas escolares.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-12T02:33:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181846
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075850
url http://hdl.handle.net/10183/181846
identifier_str_mv 001075850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/1/001075850.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/2/001075850.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181846/3/001075850.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d872a37b8d3003e73dd02967ef89c5c
b080ecad15249a51b7c67242486f01a7
31ad033ff20ad07773de39d387254f4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224556968411136