Transição capilar : um estudo a partir do Instagram da marca Salon Line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Natália de Freitas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274201
Resumo: A presente monografia consiste no estudo sobre a transição capilar comunicada pela marca Salon Line, no período de janeiro a dezembro de 2023. Assim, nosso objetivo geral buscou analisar como a Salon Line aciona os sentidos referentes à transição capilar nas suas postagens do Instagram no período de 2023 a partir de sua proposta de marca. Para isso, tomamos posse da metodologia de pesquisa empírica mediada por computador (JOHNSON, 2010), com a triangulação de técnicas, que constituiu dos métodos de observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O campo de estudo compreendeu como a Salon Line comunica no Instagram a questão da transição capilar, tendo como corpus as postagens do feed que de forma direta abordam a transição capilar, ao total foram 16 publicações. Os resultados obtidos evidenciam que a Salon Line acionou todas as categorias feitas a partir de teóricos que falam sobre, cabelo, identidade negra, transição capilar e comunicação organizacional no digital, entre elas estão: Identificação com os semelhantes, Identificação com cabelo de duas texturas, representação de identidade e valorização do cabelo, identificação da desconstrução de imagem, Identificação de ressignificar termos e imagens, identificação de ressignificar o “padrão”, identificação da linguagem do processo da transição capilar, identificação com a marca, Identificação da Marca com simbologia. Sendo assim, a Salon Line mostra-se uma marca que valoriza e atende um público que está passando pela transição capilar. Também observamos que a Salon Line além de vender produtos ela consegue atingir um grande público nas redes sociais por usar estratégias comunicacionais compatíveis de empresas com valores reais e humanizados.
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