Instrumento musical para ampliar o acesso de crianças com deficiências físicas à musicoterapia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/126606 |
Resumo: | A Musicoterapia é um método muito interessante para ser utilizado com diversos públicos alvo, desde indivíduos saudáveis até pessoas com deficiências. Consiste na utilização da música e de seus elementos em um processo destinado a promover comunicação, relacionamento e outros, a fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. O projeto visa ampliar o acesso de crianças com deficiências físicas e motoras a participarem da musicoterapia através de um instrumento musical desenvolvido para atender suas necessidades, auxiliando a comunicação entre profissionais e pacientes e trazendo mais eficácia ao método. É importante considerar a participação dos pacientes com deficiências na terapia ativa e no processo criativo da música em relação aos instrumentos musicais, para desenvolver a coordenação motora e habilidades cognitivas. Por isso, buscou-se, por meio de fundamentação teórica e entrevistas com especialistas compreender melhor suas dificuldades práticas, para então desenvolver um instrumento no qual os pacientes possam manipular por meio de funcões facilitadas, de diversas possibilidades de uso e de estímulos visuais. |
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Fonte, Raquel Sudbrack daSilva, Fábio Pinto da2015-09-12T02:35:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/126606000973096A Musicoterapia é um método muito interessante para ser utilizado com diversos públicos alvo, desde indivíduos saudáveis até pessoas com deficiências. Consiste na utilização da música e de seus elementos em um processo destinado a promover comunicação, relacionamento e outros, a fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. O projeto visa ampliar o acesso de crianças com deficiências físicas e motoras a participarem da musicoterapia através de um instrumento musical desenvolvido para atender suas necessidades, auxiliando a comunicação entre profissionais e pacientes e trazendo mais eficácia ao método. É importante considerar a participação dos pacientes com deficiências na terapia ativa e no processo criativo da música em relação aos instrumentos musicais, para desenvolver a coordenação motora e habilidades cognitivas. Por isso, buscou-se, por meio de fundamentação teórica e entrevistas com especialistas compreender melhor suas dificuldades práticas, para então desenvolver um instrumento no qual os pacientes possam manipular por meio de funcões facilitadas, de diversas possibilidades de uso e de estímulos visuais.The music therapy is a very interesting method to be used with different target audiences, from healthy subjects to people with disabilities. Is the use of music and its elements in a process designed to promote communication, relationships and others, in order to meet the physical, emotional, mental, social and cognitive. The project aims to increase the access of children with physical and motor disabilities to participate in music therapy through a musical instrument developed to attend your needs, aiding communication between professionals and patients and bringing more effectiveness to the method. It is important to consider the participation of disabled patients in active therapy and the creative process of music in relation to musical instruments, to develop the motor skills and cognitive abilities. Therefore, looked up, through theoretical foundation and interviews with experts understand better their practical difficulties, to then develop an instrument in which patients can manipulate through facilitated tasks, many use’s possibilities and visual stimuli.application/pdfporDesign de produtoInstrumento musicalCriançasDeficientes fisicosMusic therapyMusicals instrumentsChildrenPhysical disabilitiesInstrumento musical para ampliar o acesso de crianças com deficiências físicas à musicoterapiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2015Design de Produtograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000973096.pdf.txt000973096.pdf.txtExtracted Texttext/plain311671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126606/2/000973096.pdf.txtbb8e6c61a40cf9561c174fee341b10b3MD52ORIGINAL000973096.pdfTexto completoapplication/pdf8166406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/126606/1/000973096.pdf98dd53bdf12f59c3adcf38bec7f63e74MD5110183/1266062019-12-07 05:05:12.465676oai:www.lume.ufrgs.br:10183/126606Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-12-07T07:05:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A Musicoterapia é um método muito interessante para ser utilizado com diversos públicos alvo, desde indivíduos saudáveis até pessoas com deficiências. Consiste na utilização da música e de seus elementos em um processo destinado a promover comunicação, relacionamento e outros, a fim de atender às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. O projeto visa ampliar o acesso de crianças com deficiências físicas e motoras a participarem da musicoterapia através de um instrumento musical desenvolvido para atender suas necessidades, auxiliando a comunicação entre profissionais e pacientes e trazendo mais eficácia ao método. É importante considerar a participação dos pacientes com deficiências na terapia ativa e no processo criativo da música em relação aos instrumentos musicais, para desenvolver a coordenação motora e habilidades cognitivas. Por isso, buscou-se, por meio de fundamentação teórica e entrevistas com especialistas compreender melhor suas dificuldades práticas, para então desenvolver um instrumento no qual os pacientes possam manipular por meio de funcões facilitadas, de diversas possibilidades de uso e de estímulos visuais. |
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