A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jussara Esteves da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56816
Resumo: A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos.
id UFRGS-2_7326ebe5187a9c400615ed332c2a122b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Jussara Esteves daRocha, Cristianne Maria Famer2012-10-24T01:37:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/56816000861495A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos.application/pdfporSaúde bucalPromoção da saúdePrevenção de doençasLivro didáticoA saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861495.pdf000861495.pdfTexto completoapplication/pdf2341702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/1/000861495.pdf131abb792c696378a6a00032df7c7a77MD51TEXT000861495.pdf.txt000861495.pdf.txtExtracted Texttext/plain102831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/2/000861495.pdf.txtd656d03b6242f279341241c22282ddaeMD52THUMBNAIL000861495.pdf.jpg000861495.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/3/000861495.pdf.jpg1f42b7fabd7bd767a2d65803b8834762MD5310183/568162023-08-13 03:44:15.300287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-13T06:44:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
title A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
spellingShingle A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
Silva, Jussara Esteves da
Saúde bucal
Promoção da saúde
Prevenção de doenças
Livro didático
title_short A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
title_full A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
title_fullStr A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
title_full_unstemmed A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
title_sort A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
author Silva, Jussara Esteves da
author_facet Silva, Jussara Esteves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jussara Esteves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Cristianne Maria Famer
contributor_str_mv Rocha, Cristianne Maria Famer
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde bucal
Promoção da saúde
Prevenção de doenças
Livro didático
topic Saúde bucal
Promoção da saúde
Prevenção de doenças
Livro didático
description A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-24T01:37:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56816
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000861495
url http://hdl.handle.net/10183/56816
identifier_str_mv 000861495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/1/000861495.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/2/000861495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/3/000861495.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 131abb792c696378a6a00032df7c7a77
d656d03b6242f279341241c22282ddae
1f42b7fabd7bd767a2d65803b8834762
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447093751316480