A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56816 |
Resumo: | A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos. |
id |
UFRGS-2_7326ebe5187a9c400615ed332c2a122b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56816 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jussara Esteves daRocha, Cristianne Maria Famer2012-10-24T01:37:48Z2012http://hdl.handle.net/10183/56816000861495A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos.application/pdfporSaúde bucalPromoção da saúdePrevenção de doençasLivro didáticoA saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000861495.pdf000861495.pdfTexto completoapplication/pdf2341702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/1/000861495.pdf131abb792c696378a6a00032df7c7a77MD51TEXT000861495.pdf.txt000861495.pdf.txtExtracted Texttext/plain102831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/2/000861495.pdf.txtd656d03b6242f279341241c22282ddaeMD52THUMBNAIL000861495.pdf.jpg000861495.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/3/000861495.pdf.jpg1f42b7fabd7bd767a2d65803b8834762MD5310183/568162023-08-13 03:44:15.300287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-13T06:44:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
title |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
spellingShingle |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 Silva, Jussara Esteves da Saúde bucal Promoção da saúde Prevenção de doenças Livro didático |
title_short |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
title_full |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
title_fullStr |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
title_full_unstemmed |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
title_sort |
A saúde bucal nos livros didáticos de ciências : uma análise dos anos iniciais das escolas municipais de Esteio, RS, de 2010 a 2012 |
author |
Silva, Jussara Esteves da |
author_facet |
Silva, Jussara Esteves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jussara Esteves da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Cristianne Maria Famer |
contributor_str_mv |
Rocha, Cristianne Maria Famer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde bucal Promoção da saúde Prevenção de doenças Livro didático |
topic |
Saúde bucal Promoção da saúde Prevenção de doenças Livro didático |
description |
A saúde bucal dos brasileiros está melhorando, mas as doenças bucodentárias continuam presentes numa prevalência significativa, requerendo um olhar de toda a sociedade, principalmente, dos educadores, para minimizar o quadro de adoecimento, tanto biológico como social da população. O livro didático faz parte da história da educação do país. Esse recurso serve de suporte de conhecimentos na rotina das salas de aula, diretamente, por meio de tarefas ou ações pedagógicas nele explícitas ou, indiretamente, como material de apoio para alunos, professores e, até, familiares. Sendo a prevenção das doenças bucais diretamente associada a uma postura de autocuidado diário, muito do que é aprendido ou reaprendido na escola, em grande parte por meio dos livros didáticos, pode participar, efetivamente, desse processo, disseminando informações e/ou reforçando hábitos. Uma parcela dos livros didáticos de Ciências destinados às turmas de 2.º ao 5.º ano da Rede Pública Municipal de Esteio, RS, adquiridos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram o objeto desta pesquisa, que visa a avaliar os conteúdos desenvolvidos em relação à saúde bucal, num corte transversal compreendido entre 2010 e 2012. Leva-se em conta que a qualidade de vida do indivíduo está fortemente ligada a seu grau de instrução. Como se constata que ele é baixo entre a população alvo, entende-se aumentada a importância e o significado dos anos iniciais da escola na vida dos indivíduos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-24T01:37:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56816 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000861495 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56816 |
identifier_str_mv |
000861495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/1/000861495.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/2/000861495.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56816/3/000861495.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
131abb792c696378a6a00032df7c7a77 d656d03b6242f279341241c22282ddae 1f42b7fabd7bd767a2d65803b8834762 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447093751316480 |