Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hickmann, Roseli Inês
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/197798
Resumo: Trata-se de uma investigação que buscou compreender de que modo crianças escolarizadas estão sendo subjetivadas como sujeitos de direitos a partir de determinadas práticas pedagógicas em circulação no currículo escolar. Percebeu-se que o discurso que se propõe promover o exercício dos direitos das crianças, ao mesmo tempo em que afirma os direitos-proteção, a partir das tecnologias de poder, também oportuniza a construção de direitos-liberdade, por meio das técnicas de si. Constituiu-se como foco da pesquisa e corpus de análise e problematização as produções escritas (narrativas, poesias, histórias, diálogos, crônicas, cartas, desenhos, painéis e diários) de alunos/as de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas estaduais. Os aportes teóricos que orientaram este estudo de caso com matizes etnográficos foram Michel Foucault, Alain Renaut e Manuel Jacinto Sarmento.
id UFRGS-2_732a1da0c47f3a51832dfceca53ca531
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197798
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hickmann, Roseli Inês2019-08-09T02:31:12Z20121130-3557http://hdl.handle.net/10183/197798000929287Trata-se de uma investigação que buscou compreender de que modo crianças escolarizadas estão sendo subjetivadas como sujeitos de direitos a partir de determinadas práticas pedagógicas em circulação no currículo escolar. Percebeu-se que o discurso que se propõe promover o exercício dos direitos das crianças, ao mesmo tempo em que afirma os direitos-proteção, a partir das tecnologias de poder, também oportuniza a construção de direitos-liberdade, por meio das técnicas de si. Constituiu-se como foco da pesquisa e corpus de análise e problematização as produções escritas (narrativas, poesias, histórias, diálogos, crônicas, cartas, desenhos, painéis e diários) de alunos/as de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas estaduais. Os aportes teóricos que orientaram este estudo de caso com matizes etnográficos foram Michel Foucault, Alain Renaut e Manuel Jacinto Sarmento.This investigation searched for understanding about how educated children have been subjectivized as subjects of rights from certain pedagogic practices within the school curriculum. It was observed that the discourses that are supposed to promote the exercise of the children’s rights, affirm the right-protection, from the technologies of power, and at the same time also provide the construction of right-freedom, by techniques of oneself. Written productions (narratives, poetries, histories, dialogues, chronicles, letters, drawings, panels and diaries) of students of the 3rd and 4th grades of Primary Education, of two public state schools, constitute the research focus, as well as the corpus for the analysis and questioning. The theoretical contributions that guided this case study with ethnological nuances were Michel Foucault, Alain Renaut and Manuel Jacinto Sarmento. Key words:application/pdfporAgália : revista de estudos na cultura. Galiza, Espanha. P. 31-51InfânciaDireito à educaçãoEscolaProteçãoLiberdadeChildhoodsRightsProtectionLibertyInfâncias e direitos na escola : múltiplas experiênciasEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000929287.pdf.txt000929287.pdf.txtExtracted Texttext/plain51658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197798/2/000929287.pdf.txt8cba1ea055bb1c282871d338499f8c15MD52ORIGINAL000929287.pdfTexto completoapplication/pdf314996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197798/1/000929287.pdf2e65bf5d123faf1763c72b81f5b53540MD5110183/1977982019-08-10 02:32:00.773824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197798Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-10T05:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
title Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
spellingShingle Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
Hickmann, Roseli Inês
Infância
Direito à educação
Escola
Proteção
Liberdade
Childhoods
Rights
Protection
Liberty
title_short Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
title_full Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
title_fullStr Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
title_full_unstemmed Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
title_sort Infâncias e direitos na escola : múltiplas experiências
author Hickmann, Roseli Inês
author_facet Hickmann, Roseli Inês
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hickmann, Roseli Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Direito à educação
Escola
Proteção
Liberdade
topic Infância
Direito à educação
Escola
Proteção
Liberdade
Childhoods
Rights
Protection
Liberty
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhoods
Rights
Protection
Liberty
description Trata-se de uma investigação que buscou compreender de que modo crianças escolarizadas estão sendo subjetivadas como sujeitos de direitos a partir de determinadas práticas pedagógicas em circulação no currículo escolar. Percebeu-se que o discurso que se propõe promover o exercício dos direitos das crianças, ao mesmo tempo em que afirma os direitos-proteção, a partir das tecnologias de poder, também oportuniza a construção de direitos-liberdade, por meio das técnicas de si. Constituiu-se como foco da pesquisa e corpus de análise e problematização as produções escritas (narrativas, poesias, histórias, diálogos, crônicas, cartas, desenhos, painéis e diários) de alunos/as de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas estaduais. Os aportes teóricos que orientaram este estudo de caso com matizes etnográficos foram Michel Foucault, Alain Renaut e Manuel Jacinto Sarmento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T02:31:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/197798
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1130-3557
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000929287
identifier_str_mv 1130-3557
000929287
url http://hdl.handle.net/10183/197798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Agália : revista de estudos na cultura. Galiza, Espanha. P. 31-51
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197798/2/000929287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197798/1/000929287.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8cba1ea055bb1c282871d338499f8c15
2e65bf5d123faf1763c72b81f5b53540
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447692315197440