A reescrita no contratempo : tempo de reconhecer a instrução, tempo de compreender a ação, tempo de apropriar-se da interlocução
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/104954 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão sobre a instrução em ambiente técnico e educacional. Em nossa breve revisão teórica, observamos que instrução tem definições diferentes para os Estudos Cognitivos, para a Linguística do Texto e para Projetos de Escrita Criativa. O principal objetivo é problematizar a noção de instrução em uma situação de escrita autoral. Para tal objetivo, apresentamos a fundamentação teórica da Linguística da Enunciação (BENVENISTE, 1988, 1989), em especial as noções de sujeito e correlatas, tempo e processo de enunciação. Analisamos algumas instruções em uma situação de orientação de artigo de conclusão de curso de Especialização em Linguagem e concluímos que a instrução bem sucedida é aquela que permite ao aluno novas interlocuções. |
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Silva, SilvanaFlores, Valdir do Nascimento2014-10-25T02:14:59Z20121415-1928http://hdl.handle.net/10183/104954000939209Este artigo apresenta uma discussão sobre a instrução em ambiente técnico e educacional. Em nossa breve revisão teórica, observamos que instrução tem definições diferentes para os Estudos Cognitivos, para a Linguística do Texto e para Projetos de Escrita Criativa. O principal objetivo é problematizar a noção de instrução em uma situação de escrita autoral. Para tal objetivo, apresentamos a fundamentação teórica da Linguística da Enunciação (BENVENISTE, 1988, 1989), em especial as noções de sujeito e correlatas, tempo e processo de enunciação. Analisamos algumas instruções em uma situação de orientação de artigo de conclusão de curso de Especialização em Linguagem e concluímos que a instrução bem sucedida é aquela que permite ao aluno novas interlocuções.This article presents a discussion on instruction in technical and educational environments. In our brief review it is observed that instruction has got different definitions to Cognitive Studies, to Text Linguistics, and to Writing Creative Programs. The main objective is to discuss the notion of instruction in a situation of authorship writing. To achieve this objective, we present a theoretical approach of Enunciation Linguistics (BENVENISTE, 1988, 1989), especially the notions of subject and others, such as time and process of enunciation. We analyze some instructions given during orientation sessions of how to write the final paper of a Specialization Course in Languages, and conclude that a well achieved instruction is the one that allows students to have new dialogues.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas, RS. Vol. 15, n. 2 (jul./dez. 2012), f. 457-486ReescritaLingüística da enunciaçãoEnsinoInstructionRewritingEnunciationTimeA reescrita no contratempo : tempo de reconhecer a instrução, tempo de compreender a ação, tempo de apropriar-se da interlocuçãoRewriting in the counterpoint : time to recognize instruction, time to comprehend action, time to appropriate oneself of interlocutioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000939209.pdf000939209.pdfTexto completoapplication/pdf411240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104954/1/000939209.pdfcee73adc74ebb565367c59dd3ee3311fMD51TEXT000939209.pdf.txt000939209.pdf.txtExtracted Texttext/plain66843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104954/2/000939209.pdf.txt29cb4a608474c2ce3805a946feb476afMD52THUMBNAIL000939209.pdf.jpg000939209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/104954/3/000939209.pdf.jpg682e694ed500a472591ac2d9473e1344MD5310183/1049542018-10-17 07:59:36.765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/104954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:59:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este artigo apresenta uma discussão sobre a instrução em ambiente técnico e educacional. Em nossa breve revisão teórica, observamos que instrução tem definições diferentes para os Estudos Cognitivos, para a Linguística do Texto e para Projetos de Escrita Criativa. O principal objetivo é problematizar a noção de instrução em uma situação de escrita autoral. Para tal objetivo, apresentamos a fundamentação teórica da Linguística da Enunciação (BENVENISTE, 1988, 1989), em especial as noções de sujeito e correlatas, tempo e processo de enunciação. Analisamos algumas instruções em uma situação de orientação de artigo de conclusão de curso de Especialização em Linguagem e concluímos que a instrução bem sucedida é aquela que permite ao aluno novas interlocuções. |
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