A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jover, Renato Schneider Rivero
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25914
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa documental, feita principalmente via Internet, em sítios oficiais das universidades federais brasileiras, com o objetivo de analisar como está sendo feita a formação em Informática na Educação nos cursos de Licenciatura em Matemática. Procurei avançar nessa análise, tomando como subsídios os projetos pedagógicos e as ementas de disciplinas específicas para investigar o tipo de formação que vem sendo contemplada, quanto aos aspectos técnicos da Informática (editor de textos, planilhas, construção de sítios, programação) e quanto aos aspectos específicos da área da Educação Matemática (reconhecimento e utilização de softwares, estudos de produções teóricas, ambientes de aprendizagem, planejamento de atividades). Os resultados obtidos foram confrontados com as diretrizes do MEC sobre esse tema e com as pesquisas de especialistas no assunto, e isto me leva a concluir que mudanças nas propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática se fazem necessárias, para que se atenda à capacitação dos futuros professores no uso de tecnologia.
id UFRGS-2_732e83a3453c3401b798634cd95cca3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jover, Renato Schneider RiveroGravina, Maria Alice2010-09-17T04:20:22Z2008http://hdl.handle.net/10183/25914000755811Este trabalho consiste em uma pesquisa documental, feita principalmente via Internet, em sítios oficiais das universidades federais brasileiras, com o objetivo de analisar como está sendo feita a formação em Informática na Educação nos cursos de Licenciatura em Matemática. Procurei avançar nessa análise, tomando como subsídios os projetos pedagógicos e as ementas de disciplinas específicas para investigar o tipo de formação que vem sendo contemplada, quanto aos aspectos técnicos da Informática (editor de textos, planilhas, construção de sítios, programação) e quanto aos aspectos específicos da área da Educação Matemática (reconhecimento e utilização de softwares, estudos de produções teóricas, ambientes de aprendizagem, planejamento de atividades). Os resultados obtidos foram confrontados com as diretrizes do MEC sobre esse tema e com as pesquisas de especialistas no assunto, e isto me leva a concluir que mudanças nas propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática se fazem necessárias, para que se atenda à capacitação dos futuros professores no uso de tecnologia.application/pdfporMatemática : Licenciatura : Ensino superiorFormação acadêmicaInformática na educaçãoA formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755811.pdf.txt000755811.pdf.txtExtracted Texttext/plain143668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25914/2/000755811.pdf.txt92b8e87534fcd8c68af43a91b92e2044MD52ORIGINAL000755811.pdf000755811.pdfTexto completoapplication/pdf1553618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25914/1/000755811.pdf4f8f4cf096c13c46f3db5b0e36f0694fMD51THUMBNAIL000755811.pdf.jpg000755811.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg909http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25914/3/000755811.pdf.jpga9d51b830eaa9c07efdf631c7c50d77bMD5310183/259142018-10-19 10:51:18.506oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:51:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
title A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
spellingShingle A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
Jover, Renato Schneider Rivero
Matemática : Licenciatura : Ensino superior
Formação acadêmica
Informática na educação
title_short A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
title_full A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
title_fullStr A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
title_sort A formação em tecnologia informática nos cursos de licenciatura em matemática
author Jover, Renato Schneider Rivero
author_facet Jover, Renato Schneider Rivero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jover, Renato Schneider Rivero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Licenciatura : Ensino superior
Formação acadêmica
Informática na educação
topic Matemática : Licenciatura : Ensino superior
Formação acadêmica
Informática na educação
description Este trabalho consiste em uma pesquisa documental, feita principalmente via Internet, em sítios oficiais das universidades federais brasileiras, com o objetivo de analisar como está sendo feita a formação em Informática na Educação nos cursos de Licenciatura em Matemática. Procurei avançar nessa análise, tomando como subsídios os projetos pedagógicos e as ementas de disciplinas específicas para investigar o tipo de formação que vem sendo contemplada, quanto aos aspectos técnicos da Informática (editor de textos, planilhas, construção de sítios, programação) e quanto aos aspectos específicos da área da Educação Matemática (reconhecimento e utilização de softwares, estudos de produções teóricas, ambientes de aprendizagem, planejamento de atividades). Os resultados obtidos foram confrontados com as diretrizes do MEC sobre esse tema e com as pesquisas de especialistas no assunto, e isto me leva a concluir que mudanças nas propostas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática se fazem necessárias, para que se atenda à capacitação dos futuros professores no uso de tecnologia.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-17T04:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25914
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755811
url http://hdl.handle.net/10183/25914
identifier_str_mv 000755811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25914/2/000755811.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25914/1/000755811.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25914/3/000755811.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 92b8e87534fcd8c68af43a91b92e2044
4f8f4cf096c13c46f3db5b0e36f0694f
a9d51b830eaa9c07efdf631c7c50d77b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224399922135040