Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/118094 |
Resumo: | O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve- se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo. |
id |
UFRGS-2_7338f47a8589709ea15292d2e73c5070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118094 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Damico, José Geraldo Soares2015-06-23T02:02:35Z20120101-3262http://hdl.handle.net/10183/118094000937003O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve- se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo.This article is part of a dissertation that discussed some of the ways in which young women give meaning to, learn and experience the body care in contemporary society. It is inscribed in the fields of gender studies, and particularly within the critical strands aligned with Michel Foucault’s poststructuralist perspective. It uses the methodological approach of discourse analysis to examine discussions with 18 girls between the ages of 13 and 15, students from a public school in the state of Rio Grande do Sul, who joined focal group meetings developed during two months in 2004. I use the kaleidoscope metaphor to multiply the views on the body.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 32, n. 87 ( maio/ago. 2012) p. 153-164CorpoIdentidade de gêneroBodyGenderYouthKaleidoscopeComo olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares DamicoHow to look at and think the young body info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937003.pdf000937003.pdfTexto completoapplication/pdf76574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/1/000937003.pdf3fd4e0b11aae6e025df38ad63bc60d80MD51TEXT000937003.pdf.txt000937003.pdf.txtExtracted Texttext/plain26302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/2/000937003.pdf.txt30a3c19837dbbaa5d9287573dfec675bMD52THUMBNAIL000937003.pdf.jpg000937003.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/3/000937003.pdf.jpga2532ecaf074ab29af819ff1821ce912MD5310183/1180942021-12-06 05:39:30.105539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
How to look at and think the young body |
title |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
spellingShingle |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico Damico, José Geraldo Soares Corpo Identidade de gênero Body Gender Youth Kaleidoscope |
title_short |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
title_full |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
title_fullStr |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
title_full_unstemmed |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
title_sort |
Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico |
author |
Damico, José Geraldo Soares |
author_facet |
Damico, José Geraldo Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damico, José Geraldo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Identidade de gênero |
topic |
Corpo Identidade de gênero Body Gender Youth Kaleidoscope |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Body Gender Youth Kaleidoscope |
description |
O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve- se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-23T02:02:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/118094 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-3262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937003 |
identifier_str_mv |
0101-3262 000937003 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/118094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 32, n. 87 ( maio/ago. 2012) p. 153-164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/1/000937003.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/2/000937003.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/3/000937003.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fd4e0b11aae6e025df38ad63bc60d80 30a3c19837dbbaa5d9287573dfec675b a2532ecaf074ab29af819ff1821ce912 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224873666674688 |