Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damico, José Geraldo Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118094
Resumo: O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve- se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo.
id UFRGS-2_7338f47a8589709ea15292d2e73c5070
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Damico, José Geraldo Soares2015-06-23T02:02:35Z20120101-3262http://hdl.handle.net/10183/118094000937003O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve- se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo.This article is part of a dissertation that discussed some of the ways in which young women give meaning to, learn and experience the body care in contemporary society. It is inscribed in the fields of gender studies, and particularly within the critical strands aligned with Michel Foucault’s poststructuralist perspective. It uses the methodological approach of discourse analysis to examine discussions with 18 girls between the ages of 13 and 15, students from a public school in the state of Rio Grande do Sul, who joined focal group meetings developed during two months in 2004. I use the kaleidoscope metaphor to multiply the views on the body.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 32, n. 87 ( maio/ago. 2012) p. 153-164CorpoIdentidade de gêneroBodyGenderYouthKaleidoscopeComo olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares DamicoHow to look at and think the young body info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937003.pdf000937003.pdfTexto completoapplication/pdf76574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/1/000937003.pdf3fd4e0b11aae6e025df38ad63bc60d80MD51TEXT000937003.pdf.txt000937003.pdf.txtExtracted Texttext/plain26302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/2/000937003.pdf.txt30a3c19837dbbaa5d9287573dfec675bMD52THUMBNAIL000937003.pdf.jpg000937003.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/3/000937003.pdf.jpga2532ecaf074ab29af819ff1821ce912MD5310183/1180942021-12-06 05:39:30.105539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:39:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv How to look at and think the young body
title Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
spellingShingle Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
Damico, José Geraldo Soares
Corpo
Identidade de gênero
Body
Gender
Youth
Kaleidoscope
title_short Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
title_full Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
title_fullStr Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
title_full_unstemmed Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
title_sort Como olhar e pensar o corpo jovem José Geraldo Soares Damico
author Damico, José Geraldo Soares
author_facet Damico, José Geraldo Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damico, José Geraldo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Identidade de gênero
topic Corpo
Identidade de gênero
Body
Gender
Youth
Kaleidoscope
dc.subject.eng.fl_str_mv Body
Gender
Youth
Kaleidoscope
description O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve- se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-23T02:02:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118094
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937003
identifier_str_mv 0101-3262
000937003
url http://hdl.handle.net/10183/118094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 32, n. 87 ( maio/ago. 2012) p. 153-164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/1/000937003.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/2/000937003.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118094/3/000937003.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fd4e0b11aae6e025df38ad63bc60d80
30a3c19837dbbaa5d9287573dfec675b
a2532ecaf074ab29af819ff1821ce912
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224873666674688