Psicoeducação familiar no tratamento da esquizofrenia : uma revisão narrativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272688 |
Resumo: | O trabalho trata-se de uma revisão narrativa, que buscou conhecer o que a literatura aponta sobre as intervenções de psicoeducação para familiares de pacientes com esquizofrenia, buscando responder a pergunta: “quais os possíveis benefícios da psicoeducação familiar no tratamento da pessoa com esquizofrenia e como realizar esta intervenção?”. A busca dos artigos ocorreu nas bases de dados PUBMED, Cochrane Library e BVS utilizando os descritores "Schizophrenia", "Caregivers" e "Health Education". Foi estabelecido como critérios de inclusão: artigos publicados a partir de 2010, nos idiomas português, inglês e espanhol, que possuíssem as palavras “psicoeducação” e “família” ao longo do texto e fossem considerados adequados após análise do autor. A revisão de literatura foi realizada de setembro de 2022 a janeiro de 2023. Na primeira parte da busca, com os descritores, foram encontrados 244 artigos nas datas e idiomas estabelecidos. Após, foram selecionados 36 artigos com as palavras “psicoeducação” e “família” ao longo do texto. 14 artigos repetidos foram excluídos restando 22 artigos. Após a leitura, foram excluídos 11 artigos, por serem considerados inadequados à temática. Ao fim, 11 artigos foram selecionados para revisão. Os estudos mostram que a psicoeducação promove uma maior resiliência familiar e pode evitar reinternações. As publicações evidenciam a importância de se estabelecer uma metodologia de aplicação e ensino de intervenções psicoeducativas. Com isto, mostra-se necessário adotar a psicoeducação familiar como uma intervenção padrão e produzir mais estudos. |
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