O papel da escola e da educação física escolar na educação e promoção da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Isadora Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/126452
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar o entendimento dos “atores sociais” da escola sobre os temas atividade física e saúde, e qual o papel da Escola e da Educação Física Escolar na educação e promoção da saúde. Trata-se de um estudo de caso descritivo - exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em uma escola do ensino básico em Porto Alegre. A amostra é constituída por 86 sujeitos onde se incluem direção, coordenadoras pedagógicas, os dois professores de educação física e 81 alunos da escola selecionados por conveniência. Como instrumentos utilizou-se uma ficha de observação das aulas e entrevista com os “atores sociais” da escola. Aos alunos fiz questionamento, testes de aptidão cardiorrespiratória e medição do índice de massa corporal com protocolo de testes Projeto Esporte Brasil. Também realizou-se análise do Projeto Político Pedagógico da escola e planejamento dos professores de Educação Física. As informações foram analisadas através da categorização através da análise de conteúdo. Apesar de reconhecer a relação atividade física e saúde, a escola ainda não cumpre com papel de promotora da saúde, sendo necessário um trabalho conjunto para que se consiga cumprir com tal papel. Viu-se na prática que a educação física nesta escola se traduz em aulas com enfoque nos testes de aptidão física para a saúde sem um trabalho conceitual, fazendo com que os alunos não relacionem a disciplina com saúde. Concluiu-se que a Educação Física é importante na promoção da saúde, mas é necessário o envolvimento de todos os “atores sociais” para concretizar tal papel da escola.
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