Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slodkowski, Bruna Kin
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Akazaki, Jacqueline Mayumi, Machado, Letícia Sophia Rocha, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249585
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a inclusão dos idosos na produção de conteúdos audiovisuais (vídeos e/ou filmes) no contexto educacional. O número de idosos cresce anualmente e, em paralelo, a busca por cursos de inclusão digital em vista do interesse em aprender sobre as tecnologias digitais e criar conteúdos audiovisuais. Assim, é relevante investigar sobre o processo de criação de materiais audiovisuais pelos seniores na perspective da educação permanente (DELORS, 2010; OSORIO, 2003). A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura na qual se utilizou 9 bases no período entre 2015 e 2020. Foram analisados 615 artigos sendo que somente 2 passaram pelos critérios de inclusão e exclusão. Os dados apontaram que nenhum dos estudos apresentaram as definições de vídeo e filme evidenciando uma lacuna neste campo. Contudo, todas pesquisas apontaram que para construção de materiais audiovisuais é necessário considerar aspectos metodológicos específicos para este público. A partir disso, foi possível identificar sete aspectos relevantes nesse processo. Por fim, constatou-se que há uma escassez de produções acadêmicas que englobam a temática de conteúdos audiovisuais criados pelos seniores.
id UFRGS-2_73d1000701feac2c215dcb8f8ff39fc8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249585
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Slodkowski, Bruna KinAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2022-10-03T04:48:49Z20222175-6600http://hdl.handle.net/10183/249585001149230O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a inclusão dos idosos na produção de conteúdos audiovisuais (vídeos e/ou filmes) no contexto educacional. O número de idosos cresce anualmente e, em paralelo, a busca por cursos de inclusão digital em vista do interesse em aprender sobre as tecnologias digitais e criar conteúdos audiovisuais. Assim, é relevante investigar sobre o processo de criação de materiais audiovisuais pelos seniores na perspective da educação permanente (DELORS, 2010; OSORIO, 2003). A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura na qual se utilizou 9 bases no período entre 2015 e 2020. Foram analisados 615 artigos sendo que somente 2 passaram pelos critérios de inclusão e exclusão. Os dados apontaram que nenhum dos estudos apresentaram as definições de vídeo e filme evidenciando uma lacuna neste campo. Contudo, todas pesquisas apontaram que para construção de materiais audiovisuais é necessário considerar aspectos metodológicos específicos para este público. A partir disso, foi possível identificar sete aspectos relevantes nesse processo. Por fim, constatou-se que há uma escassez de produções acadêmicas que englobam a temática de conteúdos audiovisuais criados pelos seniores.The article aims to analyze the academic production on the inclusion of the elderly in the production of audiovisual content (videos and/or films) in the educational context. The number of seniors grows annually and, in parallel, the search for digital inclusion courses in view of the interest in learning about digital technologies and creating audiovisual content. Thus, it is relevant to investigate the process of creating audiovisual materials by seniors in the perspective of continuing education (DELORS, 2010; OSORIO, 2003). The methodology adopted was the systematic review of the literature in which 9 bases were used in the period between 2015 and 2020. A total of 615 articles were analyzed, of which only 2 passed the inclusion and exclusion criteria. The data showed that none of the studies presented the definitions of video and film, evidencing a gap in this field. However, all studies pointed out that for the construction of audiovisual materials it is necessary to consider specific methodological aspects for this audience. From this, it was possibleto identify seven relevant aspects in this process. Finally, it was found that there is a shortage of academic productions that encompass the theme of audiovisual content created by seniors.El artículo tiene como objetivo analizar la producción académica sobre la inclusión de las personas mayores en la producción de contenidos audiovisuales (videos y/o películas) en el contexto educativo. el número de adultos mayores crece anualmente y, paralelamente, la búsqueda de cursos de inclusión digital ante el interés por aprender sobre tecnologías digitales y crear contenidos audiovisuales de educación continua (Delors, 2010; Osorio, 2003). la metodología adoptada fue la revisión sistemática de la literaturaen la que se utilizaron 9 bases en el periodo comprendido entre 2015 y 2020. Se analizaron 615 artículos, de los cuales solo 2 pasaron los criterios de inclusión y exclusión. Los datos mostraron que ninguno de los estudios presentó las definiciones de video y cine, evidenciando un vacío en este campo. Sin embargo, todos los estudios señalaron que para la construcción de materiales audiovisuales es necesario considerar aspectos metodológicos específicos para este público. a partir de ello, fue posible identificar siete aspectos relevantes en este proceso. Finalmente, se encontró que existe escasez de producciones académicas que abarquen la temática de contenidos audiovisuales creados por personas mayores.application/pdfporDebates em Educação [recurso eletrônico]. Maceió, AL. Vol. 14, n. 35 (maio/ago. 2022), p. [375]-394Pessoa idosaEducação permanenteAudiovisualAudiovisual contentElderlyLifelong learningContenidos audiovisuales mayoresEducación permanenteProdução de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literaturaProduction of audiovisual content by the elderly : a systematic review of the literatureProducción de contenidos audiovisuales por ancianos : una revisión sistemática de la literaturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149230.pdf.txt001149230.pdf.txtExtracted Texttext/plain49495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249585/2/001149230.pdf.txtb1f1fab2ee524387a915e9deca7e1619MD52ORIGINAL001149230.pdfTexto completoapplication/pdf439036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249585/1/001149230.pdf1ac0c59261249c95042c095d20fa3e70MD5110183/2495852024-01-27 06:01:19.198084oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249585Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:01:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Production of audiovisual content by the elderly : a systematic review of the literature
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Producción de contenidos audiovisuales por ancianos : una revisión sistemática de la literatura
title Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
Slodkowski, Bruna Kin
Pessoa idosa
Educação permanente
Audiovisual
Audiovisual content
Elderly
Lifelong learning
Contenidos audiovisuales mayores
Educación permanente
title_short Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
title_full Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
author Slodkowski, Bruna Kin
author_facet Slodkowski, Bruna Kin
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slodkowski, Bruna Kin
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Letícia Sophia Rocha
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa idosa
Educação permanente
Audiovisual
topic Pessoa idosa
Educação permanente
Audiovisual
Audiovisual content
Elderly
Lifelong learning
Contenidos audiovisuales mayores
Educación permanente
dc.subject.eng.fl_str_mv Audiovisual content
Elderly
Lifelong learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Contenidos audiovisuales mayores
Educación permanente
description O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a inclusão dos idosos na produção de conteúdos audiovisuais (vídeos e/ou filmes) no contexto educacional. O número de idosos cresce anualmente e, em paralelo, a busca por cursos de inclusão digital em vista do interesse em aprender sobre as tecnologias digitais e criar conteúdos audiovisuais. Assim, é relevante investigar sobre o processo de criação de materiais audiovisuais pelos seniores na perspective da educação permanente (DELORS, 2010; OSORIO, 2003). A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura na qual se utilizou 9 bases no período entre 2015 e 2020. Foram analisados 615 artigos sendo que somente 2 passaram pelos critérios de inclusão e exclusão. Os dados apontaram que nenhum dos estudos apresentaram as definições de vídeo e filme evidenciando uma lacuna neste campo. Contudo, todas pesquisas apontaram que para construção de materiais audiovisuais é necessário considerar aspectos metodológicos específicos para este público. A partir disso, foi possível identificar sete aspectos relevantes nesse processo. Por fim, constatou-se que há uma escassez de produções acadêmicas que englobam a temática de conteúdos audiovisuais criados pelos seniores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-03T04:48:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249585
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149230
identifier_str_mv 2175-6600
001149230
url http://hdl.handle.net/10183/249585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação [recurso eletrônico]. Maceió, AL. Vol. 14, n. 35 (maio/ago. 2022), p. [375]-394
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249585/2/001149230.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249585/1/001149230.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b1f1fab2ee524387a915e9deca7e1619
1ac0c59261249c95042c095d20fa3e70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225070551498752