Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sabrina Almeida dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234877
Resumo: Este estudo tem como tema a comunicação na construção de relacionamentos em contextos periféricos urbanos. Para elucidar como esse processo ocorre na atualidade, se tomou como base a experiência da Associação Empreendedoras Restinga, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral é compreender aspectos da comunicação e da construção de relacionamentos da Associação Empreendedoras Restinga como organização periférica urbana sob a perspectiva da Teoria Geral de Excelências em Relações Públicas. É utilizada a pesquisa exploratória de viés qualitativo, técnicas de pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, se destacam os conceitos de públicos comunitários, empreendedorismo social e empreendedorismo de necessidade. O estudo de caso levanta dados sobre o objeto desta pesquisa, a Associação Empreendedoras Restinga. Os métodos adotados para a presente análise foram pesquisa documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. A partir da verificação, a pesquisadora conclui que a Associação Empreendedoras Restinga constrói relações simétricas de duas mãos com as suas associadas. Além disso, é possível mapear outros públicos essenciais e públicos não essenciais com os quais a Associação adota estratégias de abertura e divisão de tarefas. Contudo, apenas as associadas são observadas no espectro da estratégia de acessibilidade. Sendo assim, o enfoque nas relações construídas prioriza as associadas, embora para atuar plenamente, a Associação precise se relacionar com demais públicos.
id UFRGS-2_7419fbfabda5570acd7225c6d66b63fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234877
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Sabrina Almeida dosNunes, Ana Karin2022-02-08T04:37:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/234877001136646Este estudo tem como tema a comunicação na construção de relacionamentos em contextos periféricos urbanos. Para elucidar como esse processo ocorre na atualidade, se tomou como base a experiência da Associação Empreendedoras Restinga, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral é compreender aspectos da comunicação e da construção de relacionamentos da Associação Empreendedoras Restinga como organização periférica urbana sob a perspectiva da Teoria Geral de Excelências em Relações Públicas. É utilizada a pesquisa exploratória de viés qualitativo, técnicas de pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, se destacam os conceitos de públicos comunitários, empreendedorismo social e empreendedorismo de necessidade. O estudo de caso levanta dados sobre o objeto desta pesquisa, a Associação Empreendedoras Restinga. Os métodos adotados para a presente análise foram pesquisa documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. A partir da verificação, a pesquisadora conclui que a Associação Empreendedoras Restinga constrói relações simétricas de duas mãos com as suas associadas. Além disso, é possível mapear outros públicos essenciais e públicos não essenciais com os quais a Associação adota estratégias de abertura e divisão de tarefas. Contudo, apenas as associadas são observadas no espectro da estratégia de acessibilidade. Sendo assim, o enfoque nas relações construídas prioriza as associadas, embora para atuar plenamente, a Associação precise se relacionar com demais públicos.This paper focuses on communication in building relationships in peripheral urban contexts. To elucidate how this process happens today, the experience of Associação Empreendedoras Restinga, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, was used as a basis. The general objective is to understand aspects of communication and relationship building of Associação Empreendedoras Restinga as an organization in a peripheral urban area from the perspective of the General Theory of Excellence in Public Relations. Exploratory research with a qualitative base, bibliographic research techniques, case study, documentary research, semi-structured interview and content analysis are used for this labor. Through bibliographical research, the concepts of communitarian audiences, social entrepreneurship and entrepreneurship by necessity are highlighted. The case study investigates data about the object of this research, the Associação Empreendedoras Restinga. The methods used on this analysis were document research, semi-structured interview and content analysis. Based on the verification of all this data, this work concludes that Associação Empreendedoras Restinga builds symmetrical two-way relationships with its members. Furthermore, it is possible to map other essential and non-essential audiences with which the Association adopts opening and division of tasks strategies. However, only the associated ones are observed in the point of view of the accessibility strategy. Therefore, the focus on building relationships prioritizes the members associated, although in order to fully act, the Associação needs to relate to other audiences.application/pdfporEstratégia de comunicaçãoEmpreendedorismoSymmetrical communicationRelationshipsFemale entrepreneurshipComunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restingainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136646.pdf.txt001136646.pdf.txtExtracted Texttext/plain195551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234877/2/001136646.pdf.txt00581af3736776d6abb340dbbafe7fdfMD52ORIGINAL001136646.pdfTexto completoapplication/pdf2064139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234877/1/001136646.pdf013494e3137c12aaf741015f8c31b9cdMD5110183/2348772022-02-22 05:10:03.978944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234877Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
title Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
spellingShingle Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
Santos, Sabrina Almeida dos
Estratégia de comunicação
Empreendedorismo
Symmetrical communication
Relationships
Female entrepreneurship
title_short Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
title_full Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
title_fullStr Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
title_full_unstemmed Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
title_sort Comunicação, relacionamento e empreendedorismo feminino no contexto das periferias urbanas: o caso da Associação Empreendedoras Restinga
author Santos, Sabrina Almeida dos
author_facet Santos, Sabrina Almeida dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sabrina Almeida dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Empreendedorismo
topic Estratégia de comunicação
Empreendedorismo
Symmetrical communication
Relationships
Female entrepreneurship
dc.subject.eng.fl_str_mv Symmetrical communication
Relationships
Female entrepreneurship
description Este estudo tem como tema a comunicação na construção de relacionamentos em contextos periféricos urbanos. Para elucidar como esse processo ocorre na atualidade, se tomou como base a experiência da Associação Empreendedoras Restinga, situada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo geral é compreender aspectos da comunicação e da construção de relacionamentos da Associação Empreendedoras Restinga como organização periférica urbana sob a perspectiva da Teoria Geral de Excelências em Relações Públicas. É utilizada a pesquisa exploratória de viés qualitativo, técnicas de pesquisa bibliográfica, estudo de caso, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, se destacam os conceitos de públicos comunitários, empreendedorismo social e empreendedorismo de necessidade. O estudo de caso levanta dados sobre o objeto desta pesquisa, a Associação Empreendedoras Restinga. Os métodos adotados para a presente análise foram pesquisa documental, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. A partir da verificação, a pesquisadora conclui que a Associação Empreendedoras Restinga constrói relações simétricas de duas mãos com as suas associadas. Além disso, é possível mapear outros públicos essenciais e públicos não essenciais com os quais a Associação adota estratégias de abertura e divisão de tarefas. Contudo, apenas as associadas são observadas no espectro da estratégia de acessibilidade. Sendo assim, o enfoque nas relações construídas prioriza as associadas, embora para atuar plenamente, a Associação precise se relacionar com demais públicos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:37:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136646
url http://hdl.handle.net/10183/234877
identifier_str_mv 001136646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234877/2/001136646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234877/1/001136646.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00581af3736776d6abb340dbbafe7fdf
013494e3137c12aaf741015f8c31b9cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224620636897280