'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Patrícia Machado
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27397
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados.
id UFRGS-2_7452d6274d647b8eb2a98c2193860920
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27397
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Patrícia MachadoStephanou, Maria2011-01-12T05:59:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/27397000764724Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados.application/pdfporEnsino fundamentalLeituraHistória cultural'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764724.pdf000764724.pdfTexto completoapplication/pdf683450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/1/000764724.pdf1481801cbabdd3be0d1682fd7ad41e0aMD51TEXT000764724.pdf.txt000764724.pdf.txtExtracted Texttext/plain79493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/2/000764724.pdf.txtefc3f562034d4a6cf9bb5a76a0c39963MD52THUMBNAIL000764724.pdf.jpg000764724.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/3/000764724.pdf.jpgfd7abe70f1f347e78e98c56b0b025891MD5310183/273972018-10-11 08:48:58.431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27397Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
title 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
spellingShingle 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
Vieira, Patrícia Machado
Ensino fundamental
Leitura
História cultural
title_short 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
title_full 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
title_fullStr 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
title_sort 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
author Vieira, Patrícia Machado
author_facet Vieira, Patrícia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Patrícia Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephanou, Maria
contributor_str_mv Stephanou, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Leitura
História cultural
topic Ensino fundamental
Leitura
História cultural
description Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-12T05:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27397
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000764724
url http://hdl.handle.net/10183/27397
identifier_str_mv 000764724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/1/000764724.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/2/000764724.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/3/000764724.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1481801cbabdd3be0d1682fd7ad41e0a
efc3f562034d4a6cf9bb5a76a0c39963
fd7abe70f1f347e78e98c56b0b025891
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403874217984