'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27397 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados. |
id |
UFRGS-2_7452d6274d647b8eb2a98c2193860920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27397 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Patrícia MachadoStephanou, Maria2011-01-12T05:59:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/27397000764724Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados.application/pdfporEnsino fundamentalLeituraHistória cultural'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000764724.pdf000764724.pdfTexto completoapplication/pdf683450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/1/000764724.pdf1481801cbabdd3be0d1682fd7ad41e0aMD51TEXT000764724.pdf.txt000764724.pdf.txtExtracted Texttext/plain79493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/2/000764724.pdf.txtefc3f562034d4a6cf9bb5a76a0c39963MD52THUMBNAIL000764724.pdf.jpg000764724.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/3/000764724.pdf.jpgfd7abe70f1f347e78e98c56b0b025891MD5310183/273972018-10-11 08:48:58.431oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27397Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
title |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
spellingShingle |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental Vieira, Patrícia Machado Ensino fundamental Leitura História cultural |
title_short |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
title_full |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
title_fullStr |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
title_sort |
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental |
author |
Vieira, Patrícia Machado |
author_facet |
Vieira, Patrícia Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Patrícia Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephanou, Maria |
contributor_str_mv |
Stephanou, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Leitura História cultural |
topic |
Ensino fundamental Leitura História cultural |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-01-12T05:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/27397 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000764724 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/27397 |
identifier_str_mv |
000764724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/1/000764724.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/2/000764724.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27397/3/000764724.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1481801cbabdd3be0d1682fd7ad41e0a efc3f562034d4a6cf9bb5a76a0c39963 fd7abe70f1f347e78e98c56b0b025891 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224403874217984 |