A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Carolina Belloli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32291
Resumo: A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica.
id UFRGS-2_745ec6245f51564fc49a477cb0b064cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32291
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, Carolina BelloliCardoso, Lisiane Torres e2011-09-30T01:17:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/32291000785236A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica.According to the Brazilian law, the pedagogical practice is compulsory in teacher training. In order to transcend the pre-service teacher training and promote the coordination between different subjects, pedagogical practice must be present from the beginning of the course, and must permeate the entire teacher training. This work is a report on teaching practice, experienced through the class Basquetebol Técnicas de Ensino, from the Licenciatura em Educação Física course at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In this class, I had the opportunity to elaborate a teaching plan; while puting it into practice, I faced many challenges: students’ motivation and acceptance, conflict mediation, learning assessment. Many thoughts and many questions have characterized this experience. I believe that by reporting the situations I faced and the thoughts and questions arisen from this experience I can contribute to a more qualified action from the students who are still in training. It may also serve to stimulate meditation among teachers from Licenciatura em Educação Física course, ESEF/ UFRGS, and, at the same time, be a return of how we, as students, are learning, understanding and carrying out what is taught to us during the many years of academic training.application/pdfporPlanejamento educacionalPrática pedagógicaPlanos de aulaA prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2011Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785236.pdf000785236.pdfTexto completoapplication/pdf226325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/1/000785236.pdf82d876c6d15f176cedec6f6bb42a3655MD51TEXT000785236.pdf.txt000785236.pdf.txtExtracted Texttext/plain40376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/2/000785236.pdf.txt8af0676fbf49a95dd4c7fccd0f8ae0d6MD52THUMBNAIL000785236.pdf.jpg000785236.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/3/000785236.pdf.jpg6a168cb49fbfd534f4fe1163b77aa476MD5310183/322912018-10-11 08:47:30.342oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
title A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
spellingShingle A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
Cardoso, Carolina Belloli
Planejamento educacional
Prática pedagógica
Planos de aula
title_short A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
title_full A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
title_fullStr A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
title_full_unstemmed A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
title_sort A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
author Cardoso, Carolina Belloli
author_facet Cardoso, Carolina Belloli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Carolina Belloli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Lisiane Torres e
contributor_str_mv Cardoso, Lisiane Torres e
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento educacional
Prática pedagógica
Planos de aula
topic Planejamento educacional
Prática pedagógica
Planos de aula
description A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-30T01:17:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32291
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785236
url http://hdl.handle.net/10183/32291
identifier_str_mv 000785236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/1/000785236.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/2/000785236.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/3/000785236.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82d876c6d15f176cedec6f6bb42a3655
8af0676fbf49a95dd4c7fccd0f8ae0d6
6a168cb49fbfd534f4fe1163b77aa476
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224414375706624