A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/32291 |
Resumo: | A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica. |
id |
UFRGS-2_745ec6245f51564fc49a477cb0b064cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32291 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Carolina BelloliCardoso, Lisiane Torres e2011-09-30T01:17:23Z2011http://hdl.handle.net/10183/32291000785236A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica.According to the Brazilian law, the pedagogical practice is compulsory in teacher training. In order to transcend the pre-service teacher training and promote the coordination between different subjects, pedagogical practice must be present from the beginning of the course, and must permeate the entire teacher training. This work is a report on teaching practice, experienced through the class Basquetebol Técnicas de Ensino, from the Licenciatura em Educação Física course at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In this class, I had the opportunity to elaborate a teaching plan; while puting it into practice, I faced many challenges: students’ motivation and acceptance, conflict mediation, learning assessment. Many thoughts and many questions have characterized this experience. I believe that by reporting the situations I faced and the thoughts and questions arisen from this experience I can contribute to a more qualified action from the students who are still in training. It may also serve to stimulate meditation among teachers from Licenciatura em Educação Física course, ESEF/ UFRGS, and, at the same time, be a return of how we, as students, are learning, understanding and carrying out what is taught to us during the many years of academic training.application/pdfporPlanejamento educacionalPrática pedagógicaPlanos de aulaA prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2011Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785236.pdf000785236.pdfTexto completoapplication/pdf226325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/1/000785236.pdf82d876c6d15f176cedec6f6bb42a3655MD51TEXT000785236.pdf.txt000785236.pdf.txtExtracted Texttext/plain40376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/2/000785236.pdf.txt8af0676fbf49a95dd4c7fccd0f8ae0d6MD52THUMBNAIL000785236.pdf.jpg000785236.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/3/000785236.pdf.jpg6a168cb49fbfd534f4fe1163b77aa476MD5310183/322912018-10-11 08:47:30.342oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:47:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
title |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
spellingShingle |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino Cardoso, Carolina Belloli Planejamento educacional Prática pedagógica Planos de aula |
title_short |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
title_full |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
title_fullStr |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
title_sort |
A prática pedagógica na formação de professores de educação física : relato da experiência oportunizada na disciplina basquete técnicas de ensino |
author |
Cardoso, Carolina Belloli |
author_facet |
Cardoso, Carolina Belloli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Carolina Belloli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Lisiane Torres e |
contributor_str_mv |
Cardoso, Lisiane Torres e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento educacional Prática pedagógica Planos de aula |
topic |
Planejamento educacional Prática pedagógica Planos de aula |
description |
A prática pedagógica é componente obrigatório para a formação de professores segundo a legislação vigente. Com a finalidade de transcender o estágio e promover a articulação de diferentes disciplinas, a prática pedagógica deve estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Este trabalho configura-se no relato de experiência da prática pedagógica oportunizada pela disciplina Basquetebol Técnicas de Ensino do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento dessa disciplina, tive a oportunidade de realizar um planejamento e, ao colocá-lo em prática, enfrentei diversos desafios da prática docente: a motivação e aceitação dos alunos, a mediação de conflitos, a avaliação da aprendizagem. Muitas reflexões, muitos questionamentos caracterizaram essa experiência. Acredito que o relato das situações por mim enfrentadas e as reflexões e questionamentos oriundos dessa experiência podem contribuir para uma atuação mais qualificada dos colegas que ainda permanecem no curso. Talvez sirva, também, para provocar reflexões entre os professores do curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF/UFRGS e, ao mesmo tempo, dar um retorno de como nós, enquanto alunos, estamos aprendendo, compreendendo e levando adiante o que nos é passado durante tantos anos de formação acadêmica. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-30T01:17:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/32291 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785236 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/32291 |
identifier_str_mv |
000785236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/1/000785236.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/2/000785236.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32291/3/000785236.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82d876c6d15f176cedec6f6bb42a3655 8af0676fbf49a95dd4c7fccd0f8ae0d6 6a168cb49fbfd534f4fe1163b77aa476 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224414375706624 |