Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fürstenau, Brenda Bianca Rodrigues Jesse
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115849
Resumo: A experiência democrática no Brasil é relativamente recente. O país viveu 21 anos de ditadura militar e há apenas 25 anos os eleitores do país podem eleger diretamente todos os seus representantes. Entretanto, ainda existe muito o que ser discutido em política, especialmente no que se refere ao processo de socialização política, que pode ser definido como a formação da identidade social do indivíduo e está relacionado com as crenças desenvolvidas em relação à política e às instituições. Este trabalho tem por objetivo comparar o comportamento dos jovens com relação à política, para verificar as diferenças de socialização política de adolescentes. Para isso foram entrevistados, através de instrumento de pesquisa tipo survey realizadas com alunos de terceiro ano de ensino médio, do turno da manhã em duas escolas de Porto Alegre, uma com histórico em participação política e localizada próxima à zona central da cidade e outra localizada na zona norte da capital. O papel das aulas de Sociologia no processo de socialização política também é discutido, levando em consideração que a escola é uma agência de socialização política secundária e que as instituições de ensino podem ser espaços para a troca de ideias e conhecimento nesse assunto, se houver planejamento e preparo.
id UFRGS-2_747ce58a7ed2db02da604518789f38de
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fürstenau, Brenda Bianca Rodrigues JesseGonzález, Rodrigo Stumpf2015-05-06T01:58:02Z2014http://hdl.handle.net/10183/115849000954319A experiência democrática no Brasil é relativamente recente. O país viveu 21 anos de ditadura militar e há apenas 25 anos os eleitores do país podem eleger diretamente todos os seus representantes. Entretanto, ainda existe muito o que ser discutido em política, especialmente no que se refere ao processo de socialização política, que pode ser definido como a formação da identidade social do indivíduo e está relacionado com as crenças desenvolvidas em relação à política e às instituições. Este trabalho tem por objetivo comparar o comportamento dos jovens com relação à política, para verificar as diferenças de socialização política de adolescentes. Para isso foram entrevistados, através de instrumento de pesquisa tipo survey realizadas com alunos de terceiro ano de ensino médio, do turno da manhã em duas escolas de Porto Alegre, uma com histórico em participação política e localizada próxima à zona central da cidade e outra localizada na zona norte da capital. O papel das aulas de Sociologia no processo de socialização política também é discutido, levando em consideração que a escola é uma agência de socialização política secundária e que as instituições de ensino podem ser espaços para a troca de ideias e conhecimento nesse assunto, se houver planejamento e preparo.The democratic experience in Brazil is relatively recent. The country went through 21 years of military dictatorship and there are only 25 years the country's voters can directly elect all representatives. However, there is still much to be discussed in politics, especially in relation to the political socialization process, which can be defined as the formation of the social identity of the individual and is related to the beliefs developed in relation to politics and institutions. This study aims to compare the behavior of high school students in relation to politics, in order to verify the differences in political socialization of adolescents. To achieve this objective were interviewed third-year high school students in two schools of Porto Alegre, one of them with history in political participation, and located close to the downtown area and the other located in the northern area of the capital, using survey research. The role of Sociology classes in political socialization process is also discussed, since the school is a secondary political socialization agency and educational institutions can be spaces for the exchange of ideas and knowledge.application/pdfporEscolaPolíticaFormação políticaJovensSocialização políticaEducationDemocracySocializationPoliticsEducationJuventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências Humanas2014Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000954319.pdf000954319.pdfTexto completoapplication/pdf345572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115849/1/000954319.pdfa38dc14294de33559f9f2aa13f548531MD51TEXT000954319.pdf.txt000954319.pdf.txtExtracted Texttext/plain122611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115849/2/000954319.pdf.txt10483f9df77dc015fb660177ed99bd52MD52THUMBNAIL000954319.pdf.jpg000954319.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115849/3/000954319.pdf.jpg72009bde72efd8611709d422dfa460bcMD5310183/1158492022-08-06 04:46:40.090514oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
title Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
spellingShingle Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
Fürstenau, Brenda Bianca Rodrigues Jesse
Escola
Política
Formação política
Jovens
Socialização política
Education
Democracy
Socialization
Politics
Education
title_short Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
title_full Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
title_fullStr Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
title_full_unstemmed Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
title_sort Juventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegre
author Fürstenau, Brenda Bianca Rodrigues Jesse
author_facet Fürstenau, Brenda Bianca Rodrigues Jesse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fürstenau, Brenda Bianca Rodrigues Jesse
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv González, Rodrigo Stumpf
contributor_str_mv González, Rodrigo Stumpf
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Política
Formação política
Jovens
Socialização política
topic Escola
Política
Formação política
Jovens
Socialização política
Education
Democracy
Socialization
Politics
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Democracy
Socialization
Politics
Education
description A experiência democrática no Brasil é relativamente recente. O país viveu 21 anos de ditadura militar e há apenas 25 anos os eleitores do país podem eleger diretamente todos os seus representantes. Entretanto, ainda existe muito o que ser discutido em política, especialmente no que se refere ao processo de socialização política, que pode ser definido como a formação da identidade social do indivíduo e está relacionado com as crenças desenvolvidas em relação à política e às instituições. Este trabalho tem por objetivo comparar o comportamento dos jovens com relação à política, para verificar as diferenças de socialização política de adolescentes. Para isso foram entrevistados, através de instrumento de pesquisa tipo survey realizadas com alunos de terceiro ano de ensino médio, do turno da manhã em duas escolas de Porto Alegre, uma com histórico em participação política e localizada próxima à zona central da cidade e outra localizada na zona norte da capital. O papel das aulas de Sociologia no processo de socialização política também é discutido, levando em consideração que a escola é uma agência de socialização política secundária e que as instituições de ensino podem ser espaços para a troca de ideias e conhecimento nesse assunto, se houver planejamento e preparo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-06T01:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000954319
url http://hdl.handle.net/10183/115849
identifier_str_mv 000954319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115849/1/000954319.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115849/2/000954319.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115849/3/000954319.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a38dc14294de33559f9f2aa13f548531
10483f9df77dc015fb660177ed99bd52
72009bde72efd8611709d422dfa460bc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224484445749248