Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heckler, Valmir
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Saraiva, Maria de Fátima Oliveira, Kepler, Souza Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116979
Resumo: Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de ¶optica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Ap- plets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3a série do ensino médio.
id UFRGS-2_74ae91f274accc585e99e70d2de6efaf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116979
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heckler, ValmirSaraiva, Maria de Fátima OliveiraKepler, Souza Oliveira2015-05-23T02:01:10Z20071806-1117http://hdl.handle.net/10183/116979000603305Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de ¶optica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Ap- plets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3a série do ensino médio.In this article we report the development and use of a CD of optics for high-school teaching, covering all topics for this level. The material contains didactic texts in HTML language, 77 animations and 64 images generated by ourselves, as well as 13 simulators (Java Applets) available in the internet. We comment about the application and reception of the Hypermedia by a group of 40 high school seniors.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2007), p. 267-273Ensino de físicaÓpticaMétodos computacionaisHipermídiaPhysics teachingOptics teachingNew technologiesHypermediaUso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de ópticaExploration of simulators, images and animations as auxiliary tool for teaching/learning of optics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000603305.pdf.txt000603305.pdf.txtExtracted Texttext/plain31007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116979/2/000603305.pdf.txtf9ab12f931747d97ac5d06637269b8b3MD52ORIGINAL000603305.pdf000603305.pdfTexto completoapplication/pdf730328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116979/1/000603305.pdffc05a6cc6062c1aedc79dd7cd2efb8caMD51THUMBNAIL000603305.pdf.jpg000603305.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116979/3/000603305.pdf.jpgec885a33f3cd44ab95cf7d2372699afaMD5310183/1169792018-10-22 08:39:21.62oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:39:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Exploration of simulators, images and animations as auxiliary tool for teaching/learning of optics
title Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
spellingShingle Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
Heckler, Valmir
Ensino de física
Óptica
Métodos computacionais
Hipermídia
Physics teaching
Optics teaching
New technologies
Hypermedia
title_short Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
title_full Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
title_fullStr Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
title_full_unstemmed Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
title_sort Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica
author Heckler, Valmir
author_facet Heckler, Valmir
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Kepler, Souza Oliveira
author_role author
author2 Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Kepler, Souza Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heckler, Valmir
Saraiva, Maria de Fátima Oliveira
Kepler, Souza Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Óptica
Métodos computacionais
Hipermídia
topic Ensino de física
Óptica
Métodos computacionais
Hipermídia
Physics teaching
Optics teaching
New technologies
Hypermedia
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
Optics teaching
New technologies
Hypermedia
description Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de ¶optica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Ap- plets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3a série do ensino médio.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-23T02:01:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116979
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000603305
identifier_str_mv 1806-1117
000603305
url http://hdl.handle.net/10183/116979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de fisica. Vol. 29, n. 2 (abr./jun. 2007), p. 267-273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116979/2/000603305.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116979/1/000603305.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116979/3/000603305.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9ab12f931747d97ac5d06637269b8b3
fc05a6cc6062c1aedc79dd7cd2efb8ca
ec885a33f3cd44ab95cf7d2372699afa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224872368537600