Avaliação de desempenho : sua aplicação na ANAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muta, Henrique Shimanuki
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61817
Resumo: Este trabalho buscou identificar a percepção dos servidores da GGCP da ANAC em relação à ferramenta de avaliação de desempenho. Para este fim, foram elaboradas questões que foram respondidas por 51 servidores das duas gerências que compõem a GGCP. Apesar de muitos dos entrevistados não tê-la reconhecido como instrumento útil para indicação de servidores em treinamentos, os resultados demostraram que a ferramenta é considerada importante para a gestão de pessoas na Agência. Ainda que muitos tenham relatado não receberem orientação e preparo adequados em relação à avaliação, consideraram que a chefia possibilita abertura para questionamentos de itens mal avaliados. A maioria concordou quanto à contribuição dos itens avaliados para a melhoria do desempenho da instituição, e quanto à importância do feedback fornecido pela chefia. Para melhorar o processo de avaliação de desempenho na ANAC, alguns dos pesquisados sugeriram a mudança para o modelo de avaliação 360o, o desenvolvimento na comunicação chefia – servidor, o encorajamento do feedback das atividades, a utilização de fato como instrumento de gestão de pessoas, o acompanhamento das atividades pela chefia de forma mais aproximada e a padronização do processo com treinamento uniformizado para os avaliadores. O Decreto no 7.133, de 19 de março de 2010, pretende introduzir, um novo método de avaliação de desempenho no serviço público. Estudos futuros deverão ser encorajados para a identificação da opinião dos servidores públicos em relação a essa nova metodologia.
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