Medida certa do espetáculo : mito e jornalismo na série sobre saúde do Fantástico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Guimarães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102354
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo desvendar as estratégias televisivas da primeira edição do quadro Medida Certa, exibido em 2011, que foi protagonizado pelos jornalistas Renata Ceribelli e Zeca Camargo. A série, que durou três meses, inverteu a lógica do jornalismo, transformando os jornalistas mediadores da notícia na notícia em si. A proposta do quadro era que os protagonistas passassem por 90 dias de reprogramação do corpo, com dieta e exercícios, para melhorar a qualidade de vida, melhorar os índices médicos e emagrecer. Relacionando a abordagem do Medida Certa com as teorias do Novo Jornalismo, que inseriu o repórter diretamente no fato (na década de 1960) e do Mito, e utilizando a metodologia das Ethicidades Televisivas foi possível identificar os sentidos engendrados por meio das molduras, moldurações, emolduramentos e ethicidades televisivas. Concluiu-se que o Medida Certa se apoiou no gênero entretenimento para legitimar o seu jornalismo e para que seus próprios jornalistas alcançassem um nível presumido de confiança e credibilidade para com o público.
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