A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caimi, Cláudia Luiza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212329
Resumo: Apresenta-se aqui uma discussão a propósito texto “A polifonia na escrita: rastros, riscos e experiência”, o qual estabelece uma íntima relação entre o mapa da cidade e a escrita, entre a linguagem e o pensamento, entre a dimensão política e a estética que percorre um texto. Propomos apresentar, a partir do pensamento de Walter Benjamin, como o pensador/narrador percorre a cidade e a narra. Benjamin nos mostra como a cidade proporciona uma forma de narrativa e de pensamento que expõe o grão da diferença na engrenagem das tensões da vivência do homem moderno, indivíduo-massa habitante do grande espaço urbano, solitário, anônimo, que vive o choque em meio à profusão de automóveis, prédios e avenidas labirínticas. A partir da experiência na cidade, Walter Benjamin propõe uma escrita de montagem documental, que exibe ao invés de demonstrar e renuncia o valor discursivo, dedutivo e demonstrativo da escrita acadêmica em favor de um aspecto mais icônico e mostrativo. A montagem como forma estética e de pensamento permite expor a desterritorialização dos objetos do conhecimento, pois nela as diferenças nunca são absorvidas numa síntese positiva. O intervalo é por excelência, no pensamento benjaminiano, o instrumento epistemológico de desterritorialização disciplinar que permite saber e ver uma política do presente que inscreve os complexos processos memoriais.
id UFRGS-2_754f5561f180664d2cebaffaccb52092
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212329
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Caimi, Cláudia Luiza2020-07-23T03:40:26Z20192238-152Xhttp://hdl.handle.net/10183/212329001114955Apresenta-se aqui uma discussão a propósito texto “A polifonia na escrita: rastros, riscos e experiência”, o qual estabelece uma íntima relação entre o mapa da cidade e a escrita, entre a linguagem e o pensamento, entre a dimensão política e a estética que percorre um texto. Propomos apresentar, a partir do pensamento de Walter Benjamin, como o pensador/narrador percorre a cidade e a narra. Benjamin nos mostra como a cidade proporciona uma forma de narrativa e de pensamento que expõe o grão da diferença na engrenagem das tensões da vivência do homem moderno, indivíduo-massa habitante do grande espaço urbano, solitário, anônimo, que vive o choque em meio à profusão de automóveis, prédios e avenidas labirínticas. A partir da experiência na cidade, Walter Benjamin propõe uma escrita de montagem documental, que exibe ao invés de demonstrar e renuncia o valor discursivo, dedutivo e demonstrativo da escrita acadêmica em favor de um aspecto mais icônico e mostrativo. A montagem como forma estética e de pensamento permite expor a desterritorialização dos objetos do conhecimento, pois nela as diferenças nunca são absorvidas numa síntese positiva. O intervalo é por excelência, no pensamento benjaminiano, o instrumento epistemológico de desterritorialização disciplinar que permite saber e ver uma política do presente que inscreve os complexos processos memoriais.In this paper we present a discussion about the text "The polyphony in writing: traces, risks and experience", which proposes to establish an intimate relation between the map of the city and writing, between language and thought, between the political and the aesthetics that runs through a text. We propose to present, from the thought of Walter Benjamin, how the thinker/narrator moves around the city and narrates it. Benjamin shows us how the city provides a form of narrative and thought that exposes the difference in the tensions of the experience of the modern man; individual-mass inhabitant of the great urban space, lonely, anonymous, who lives the shock in the context of profusion of automobiles, buildings and labyrinthine avenues. From the experience in the city, Walter Benjamin proposes a writing of documentary assembly, which exhibits instead of demonstrating and renouncing the discursive, deductive and demonstrative value of academic writing in favor of a more iconic and showy aspect. The assembly as aesthetic and thought form allows exposing the deterritorialization of the objects of knowledge, once the differences are never absorbed in a positive synthesis on it. The interval is quintessentially in Benjaminian thought, the epistemological instrument of disciplinary deterritorialization that allows to know and to see a policy of the present that inscribes the complex memory processes.En este artículo se presenta una discusión a propósito del texto “La polifonía en la escritura: rastros, riesgos y experiencia”, el cual establece una íntima relación entre el mapa de la ciudad y la escritura, entre el lenguaje y el pensamiento, entre la dimensión política y la estética que recorre un texto. Proponemos presentar, a partir del pensamiento de Walter Benjamin, como el pensador/narrador recorre la ciudad y la narra. Benjamin nos muestra cómo la ciudad proporciona una forma de narrativa y de pensamiento que expone el grano de la diferencia en el engranaje de las tensiones de la vivencia del hombre moderno, individuo-masa habitante del gran espacio urbano, solitario, anónimo, que vive el choque en medio de la profusión de automóviles, edificios y avenidas laberínticas. A partir de la experiencia en la ciudad, Walter Benjamin propone una escritura de montaje documental, que exhibe en lugar de demostrar y renuncia el valor discursivo, deductivo y demostrativo de la escritura académica en favor de un aspecto más icónico y mostrativo.El montaje como forma estética y de pensamiento permite exponer la desterritorialización de los objetos del conocimiento, porque en ella las diferencias nunca son absorbidas en una síntesis positiva. El intervalo es por excelencia, en el pensamiento benjaminiano, el instrumento epistemológico de desterritorialización disciplinaria que permite saber y ver una política del presente que inscribe los complejos procesos memoriales.application/pdfporRevista Polis e Psique. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (2019), p. 232-243Benjamin, Walter, 1892-1940CidadeEscritaLinguagem e línguasCityWritingExperienceCiudadExperienciaEscrituraA forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escritaThe form of the city : displacement, porosity and resonance in writingLa forma de la ciudad : desplazamiento, porosidad y resonancia en la escriturainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114955.pdf.txt001114955.pdf.txtExtracted Texttext/plain30701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212329/2/001114955.pdf.txt9a2e168d2849c0846d04ac586aa6f7b6MD52ORIGINAL001114955.pdfTexto completoapplication/pdf206939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212329/1/001114955.pdfbbe5189ff023b923438562b76f03391bMD5110183/2123292020-07-24 03:39:43.436978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212329Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-24T06:39:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The form of the city : displacement, porosity and resonance in writing
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La forma de la ciudad : desplazamiento, porosidad y resonancia en la escritura
title A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
spellingShingle A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
Caimi, Cláudia Luiza
Benjamin, Walter, 1892-1940
Cidade
Escrita
Linguagem e línguas
City
Writing
Experience
Ciudad
Experiencia
Escritura
title_short A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
title_full A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
title_fullStr A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
title_full_unstemmed A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
title_sort A forma da cidade : deslocamento, porosidade e ressonância na escrita
author Caimi, Cláudia Luiza
author_facet Caimi, Cláudia Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caimi, Cláudia Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Benjamin, Walter, 1892-1940
Cidade
Escrita
Linguagem e línguas
topic Benjamin, Walter, 1892-1940
Cidade
Escrita
Linguagem e línguas
City
Writing
Experience
Ciudad
Experiencia
Escritura
dc.subject.eng.fl_str_mv City
Writing
Experience
dc.subject.spa.fl_str_mv Ciudad
Experiencia
Escritura
description Apresenta-se aqui uma discussão a propósito texto “A polifonia na escrita: rastros, riscos e experiência”, o qual estabelece uma íntima relação entre o mapa da cidade e a escrita, entre a linguagem e o pensamento, entre a dimensão política e a estética que percorre um texto. Propomos apresentar, a partir do pensamento de Walter Benjamin, como o pensador/narrador percorre a cidade e a narra. Benjamin nos mostra como a cidade proporciona uma forma de narrativa e de pensamento que expõe o grão da diferença na engrenagem das tensões da vivência do homem moderno, indivíduo-massa habitante do grande espaço urbano, solitário, anônimo, que vive o choque em meio à profusão de automóveis, prédios e avenidas labirínticas. A partir da experiência na cidade, Walter Benjamin propõe uma escrita de montagem documental, que exibe ao invés de demonstrar e renuncia o valor discursivo, dedutivo e demonstrativo da escrita acadêmica em favor de um aspecto mais icônico e mostrativo. A montagem como forma estética e de pensamento permite expor a desterritorialização dos objetos do conhecimento, pois nela as diferenças nunca são absorvidas numa síntese positiva. O intervalo é por excelência, no pensamento benjaminiano, o instrumento epistemológico de desterritorialização disciplinar que permite saber e ver uma política do presente que inscreve os complexos processos memoriais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-23T03:40:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212329
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-152X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114955
identifier_str_mv 2238-152X
001114955
url http://hdl.handle.net/10183/212329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Polis e Psique. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (2019), p. 232-243
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212329/2/001114955.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212329/1/001114955.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a2e168d2849c0846d04ac586aa6f7b6
bbe5189ff023b923438562b76f03391b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996071145472