Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188538 |
Resumo: | Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade. |
id |
UFRGS-2_75c20547764ad667059fce383f955246 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188538 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferraretto, Luiz ArturMorgado, Fernando2019-02-05T02:31:53Z20180101-2657http://hdl.handle.net/10183/188538001087263Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade.With the expression “market in accommodation”, it identifies situations of deceleration of the competition process in portions of the broadcasting industry. In the construction of the concept, it uses both the theoretical basis offered by the political economy of communication and that indicated by market studies. Thus, while the former offers a critical-analytical tool, the second, common in the business environment, it helps to clarify the forms of action of communicational business managers. To establish the validity of the proposed here, it focuses the study on the radio journalism segment in the city of Porto Alegre and the free-to-air TV in the 15 main markets of the Brazil, in the contemporaneity.Con la expresión “mercado en acomodamiento”, identifica situaciones de desaceleración en el proceso de competencia en sectores de la industria de la radiodifusión. Utiliza en la construcción de ese concepto tanto la base teórica ofrecida por la economía política de la comunicación como la indicada por los estudios mercadológicos. Así, mientras que la primera ofrece un instrumental crítico-analítico, el segundo —común en el medio empresarial— ayuda a esclarecer las formas de actuación de los gestores del negocio comunicacional. Para establecer la validez de lo propuesto, el estudio enfoca en el segmento de periodismo radiofónico en la ciudad de Porto Alegre y en la TV abierta en los 15 principales mercados de Brasil en la contemporaneidad.application/pdfporComunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2018), p. 241-268RadiodifusãoTelevisão (Comunicação)MercadoMarket in accommodationRadioTVRadio journalismFree-to-air TVMercado en acomodamientoRadioTelevisiónPeriodismo radiofónicoTV abiertaMercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hojeMarket in accommodation : a conceptual proposal to understand the competition in radio and TV todayMercado en acomodamiento : una propuesta conceptual para comprender la competencia en la radio y la TVinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087263.pdf.txt001087263.pdf.txtExtracted Texttext/plain52137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/2/001087263.pdf.txt1d1b4a3846eb38d5beace898e1e1c673MD52ORIGINAL001087263.pdfTexto completoapplication/pdf218365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/1/001087263.pdf63ba8e9578d80ef4bcc971dd0eefb4f0MD5110183/1885382024-04-10 06:32:07.317193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-10T09:32:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Market in accommodation : a conceptual proposal to understand the competition in radio and TV today |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Mercado en acomodamiento : una propuesta conceptual para comprender la competencia en la radio y la TV |
title |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
spellingShingle |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje Ferraretto, Luiz Artur Radiodifusão Televisão (Comunicação) Mercado Market in accommodation Radio TV Radio journalism Free-to-air TV Mercado en acomodamiento Radio Televisión Periodismo radiofónico TV abierta |
title_short |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
title_full |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
title_fullStr |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
title_full_unstemmed |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
title_sort |
Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje |
author |
Ferraretto, Luiz Artur |
author_facet |
Ferraretto, Luiz Artur Morgado, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraretto, Luiz Artur Morgado, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radiodifusão Televisão (Comunicação) Mercado |
topic |
Radiodifusão Televisão (Comunicação) Mercado Market in accommodation Radio TV Radio journalism Free-to-air TV Mercado en acomodamiento Radio Televisión Periodismo radiofónico TV abierta |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Market in accommodation Radio TV Radio journalism Free-to-air TV |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Mercado en acomodamiento Radio Televisión Periodismo radiofónico TV abierta |
description |
Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-05T02:31:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188538 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-2657 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001087263 |
identifier_str_mv |
0101-2657 001087263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2018), p. 241-268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/2/001087263.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/1/001087263.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d1b4a3846eb38d5beace898e1e1c673 63ba8e9578d80ef4bcc971dd0eefb4f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487396759633920 |