Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraretto, Luiz Artur
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Morgado, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188538
Resumo: Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade.
id UFRGS-2_75c20547764ad667059fce383f955246
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188538
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferraretto, Luiz ArturMorgado, Fernando2019-02-05T02:31:53Z20180101-2657http://hdl.handle.net/10183/188538001087263Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade.With the expression “market in accommodation”, it identifies situations of deceleration of the competition process in portions of the broadcasting industry. In the construction of the concept, it uses both the theoretical basis offered by the political economy of communication and that indicated by market studies. Thus, while the former offers a critical-analytical tool, the second, common in the business environment, it helps to clarify the forms of action of communicational business managers. To establish the validity of the proposed here, it focuses the study on the radio journalism segment in the city of Porto Alegre and the free-to-air TV in the 15 main markets of the Brazil, in the contemporaneity.Con la expresión “mercado en acomodamiento”, identifica situaciones de desaceleración en el proceso de competencia en sectores de la industria de la radiodifusión. Utiliza en la construcción de ese concepto tanto la base teórica ofrecida por la economía política de la comunicación como la indicada por los estudios mercadológicos. Así, mientras que la primera ofrece un instrumental crítico-analítico, el segundo —común en el medio empresarial— ayuda a esclarecer las formas de actuación de los gestores del negocio comunicacional. Para establecer la validez de lo propuesto, el estudio enfoca en el segmento de periodismo radiofónico en la ciudad de Porto Alegre y en la TV abierta en los 15 principales mercados de Brasil en la contemporaneidad.application/pdfporComunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2018), p. 241-268RadiodifusãoTelevisão (Comunicação)MercadoMarket in accommodationRadioTVRadio journalismFree-to-air TVMercado en acomodamientoRadioTelevisiónPeriodismo radiofónicoTV abiertaMercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hojeMarket in accommodation : a conceptual proposal to understand the competition in radio and TV todayMercado en acomodamiento : una propuesta conceptual para comprender la competencia en la radio y la TVinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087263.pdf.txt001087263.pdf.txtExtracted Texttext/plain52137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/2/001087263.pdf.txt1d1b4a3846eb38d5beace898e1e1c673MD52ORIGINAL001087263.pdfTexto completoapplication/pdf218365http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/1/001087263.pdf63ba8e9578d80ef4bcc971dd0eefb4f0MD5110183/1885382024-04-10 06:32:07.317193oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188538Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-10T09:32:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Market in accommodation : a conceptual proposal to understand the competition in radio and TV today
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Mercado en acomodamiento : una propuesta conceptual para comprender la competencia en la radio y la TV
title Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
spellingShingle Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
Ferraretto, Luiz Artur
Radiodifusão
Televisão (Comunicação)
Mercado
Market in accommodation
Radio
TV
Radio journalism
Free-to-air TV
Mercado en acomodamiento
Radio
Televisión
Periodismo radiofónico
TV abierta
title_short Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
title_full Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
title_fullStr Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
title_full_unstemmed Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
title_sort Mercado em acomodação : uma proposta conceitual para compreender a concorrência em rádio e TV hoje
author Ferraretto, Luiz Artur
author_facet Ferraretto, Luiz Artur
Morgado, Fernando
author_role author
author2 Morgado, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraretto, Luiz Artur
Morgado, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Radiodifusão
Televisão (Comunicação)
Mercado
topic Radiodifusão
Televisão (Comunicação)
Mercado
Market in accommodation
Radio
TV
Radio journalism
Free-to-air TV
Mercado en acomodamiento
Radio
Televisión
Periodismo radiofónico
TV abierta
dc.subject.eng.fl_str_mv Market in accommodation
Radio
TV
Radio journalism
Free-to-air TV
dc.subject.spa.fl_str_mv Mercado en acomodamiento
Radio
Televisión
Periodismo radiofónico
TV abierta
description Com a expressão “mercado em acomodação”, identifica situações de desaceleração do processo de concorrência em parcelas da indústria de radiodifusão. Na construção do conceito lança mão tanto da base teórica oferecida pela economia política da comunicação quanto da indicada pelos estudos mercadológicos. Assim, enquanto a primeira oferece um instrumental crítico-analítico, a segunda – comum no meio empresarial – ajuda a esclarecer as formas de atuação dos gestores do negócio comunicacional. Para estabelecer a validade do aqui proposto, foca o estudo no segmento de radiojornalismo em Porto Alegre e na TV aberta nos 15 principais mercados do país, na contemporaneidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-05T02:31:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188538
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-2657
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087263
identifier_str_mv 0101-2657
001087263
url http://hdl.handle.net/10183/188538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo. Vol. 40, n. 3 (set./dez. 2018), p. 241-268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/2/001087263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188538/1/001087263.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d1b4a3846eb38d5beace898e1e1c673
63ba8e9578d80ef4bcc971dd0eefb4f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487396759633920