A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guardiola, Patricia Corrêa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230527
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal identificar se a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Ciências desenvolvidos em uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental contribuem com a divulgação científica na perspectiva da Popularização da Ciência junto aos educandos. Para isso, buscou-se entender a percepção dos alunos e alunas sobre a Ciência no seu cotidiano e das professoras sobre o ensino de Ciências e se utilizam a EA como uma ferramenta em suas práticas. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes e professoras dos 5° anos da EMEF Alberto Pasqualini, Viamão/RS. Para a coleta de dados foi aplicado questionário aberto aos estudantes e entrevista semiestruturada às professoras e uma análise qualitativa. O trabalho investigou quatro turmas de 5° ano com n = 90 para alunxs1 e n = 3 para professoras. Os resultados identificam que a Educação Ambiental e o ensino de Ciências desenvolvidos na escola contribuem com a divulgação científica e a percepção dos alunos e alunas em relação à Ciência no seu cotidiano. Sobre a percepção das professoras, alusivo ao ensino de Ciências, ficou evidente que há inserção da Educação Ambiental em suas práticas educativas, embora de forma superficial, contudo as educadoras utilizam a Educação Ambiental como uma ferramenta tanto na construção quanto na troca de saberes.
id UFRGS-2_75c592ef9e492f6730d4565b7bfad8a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230527
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guardiola, Patricia CorrêaGuerra, Teresinha2021-10-06T04:15:11Z2018http://hdl.handle.net/10183/230527001109113Este trabalho tem como objetivo principal identificar se a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Ciências desenvolvidos em uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental contribuem com a divulgação científica na perspectiva da Popularização da Ciência junto aos educandos. Para isso, buscou-se entender a percepção dos alunos e alunas sobre a Ciência no seu cotidiano e das professoras sobre o ensino de Ciências e se utilizam a EA como uma ferramenta em suas práticas. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes e professoras dos 5° anos da EMEF Alberto Pasqualini, Viamão/RS. Para a coleta de dados foi aplicado questionário aberto aos estudantes e entrevista semiestruturada às professoras e uma análise qualitativa. O trabalho investigou quatro turmas de 5° ano com n = 90 para alunxs1 e n = 3 para professoras. Os resultados identificam que a Educação Ambiental e o ensino de Ciências desenvolvidos na escola contribuem com a divulgação científica e a percepção dos alunos e alunas em relação à Ciência no seu cotidiano. Sobre a percepção das professoras, alusivo ao ensino de Ciências, ficou evidente que há inserção da Educação Ambiental em suas práticas educativas, embora de forma superficial, contudo as educadoras utilizam a Educação Ambiental como uma ferramenta tanto na construção quanto na troca de saberes.application/pdfporEducação ambientalEnsino de ciênciasA educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109113.pdf.txt001109113.pdf.txtExtracted Texttext/plain184302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230527/2/001109113.pdf.txte9170dd5c166b302a733458b6d856677MD52ORIGINAL001109113.pdfTexto completoapplication/pdf1011750http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230527/1/001109113.pdf189db12faa836de5fe491e675fbfe81eMD5110183/2305272021-11-20 06:07:34.140057oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230527Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:07:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
title A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
spellingShingle A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
Guardiola, Patricia Corrêa
Educação ambiental
Ensino de ciências
title_short A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
title_full A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
title_fullStr A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
title_full_unstemmed A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
title_sort A educação ambiental como ferramenta na construção e difusão da popularização da ciência
author Guardiola, Patricia Corrêa
author_facet Guardiola, Patricia Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guardiola, Patricia Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra, Teresinha
contributor_str_mv Guerra, Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino de ciências
topic Educação ambiental
Ensino de ciências
description Este trabalho tem como objetivo principal identificar se a Educação Ambiental (EA) e o Ensino de Ciências desenvolvidos em uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental contribuem com a divulgação científica na perspectiva da Popularização da Ciência junto aos educandos. Para isso, buscou-se entender a percepção dos alunos e alunas sobre a Ciência no seu cotidiano e das professoras sobre o ensino de Ciências e se utilizam a EA como uma ferramenta em suas práticas. Este trabalho foi desenvolvido com estudantes e professoras dos 5° anos da EMEF Alberto Pasqualini, Viamão/RS. Para a coleta de dados foi aplicado questionário aberto aos estudantes e entrevista semiestruturada às professoras e uma análise qualitativa. O trabalho investigou quatro turmas de 5° ano com n = 90 para alunxs1 e n = 3 para professoras. Os resultados identificam que a Educação Ambiental e o ensino de Ciências desenvolvidos na escola contribuem com a divulgação científica e a percepção dos alunos e alunas em relação à Ciência no seu cotidiano. Sobre a percepção das professoras, alusivo ao ensino de Ciências, ficou evidente que há inserção da Educação Ambiental em suas práticas educativas, embora de forma superficial, contudo as educadoras utilizam a Educação Ambiental como uma ferramenta tanto na construção quanto na troca de saberes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T04:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230527
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109113
url http://hdl.handle.net/10183/230527
identifier_str_mv 001109113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230527/2/001109113.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230527/1/001109113.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9170dd5c166b302a733458b6d856677
189db12faa836de5fe491e675fbfe81e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613901893632