Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275862 |
Resumo: | Esse ensaio inicia fazendo uma retomada da formação em dança em solo gaúcho que, inicialmente, dava-se exclusivamente por meio da formação em cursos livres. Com o surgimento da dança nos cursos de graduação e pós-graduação, a formação dessa área foi tomando um grau de reflexão maior sobre a prática. Segue discutindo as funções do ensino em cursos livres e universitários, uma vez que estes espaços se configuraram como os espaços de maior ação formativa. Finaliza ressaltando a pesquisa como uma ação dentro da sala de aula que envolve a problematização a partir de temas que instiguem os alunos, o ‘pensar de outro modo’ foucaultiano e a conduta ética. |
id |
UFRGS-2_762af1dfda7273010d7ecfcbe25971a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275862 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Valle, Flavia Pilla doHaas, Aline Nogueira2024-06-15T06:41:21Z20111519-6569http://hdl.handle.net/10183/275862000779547Esse ensaio inicia fazendo uma retomada da formação em dança em solo gaúcho que, inicialmente, dava-se exclusivamente por meio da formação em cursos livres. Com o surgimento da dança nos cursos de graduação e pós-graduação, a formação dessa área foi tomando um grau de reflexão maior sobre a prática. Segue discutindo as funções do ensino em cursos livres e universitários, uma vez que estes espaços se configuraram como os espaços de maior ação formativa. Finaliza ressaltando a pesquisa como uma ação dentro da sala de aula que envolve a problematização a partir de temas que instiguem os alunos, o ‘pensar de outro modo’ foucaultiano e a conduta ética.This essay starts by making a resumption of dance education in soil gaucho which initially was done exclusively through education at informal courses. With the beggining of dance in undergraduate and graduate courses, education in this area took a greater degree of reflection on practice. It follows discussing the functions of teaching in university courses and informal courses, since these spaces are the spaces of more formative action. It ends emphasizing the research as an action within the classroom that involves questioning from topics that instigate students, ‘think otherwise’ foucaultiano and ethical conduct.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro. Vol. 11, n. 21 (jan./jun. 2011), p. 22-25DançaPesquisaEducaçãoDanceEducationResearchFormação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisaDance Education in Rio Grande do Sul and its interface with the research info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000779547.pdf.txt000779547.pdf.txtExtracted Texttext/plain22315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275862/2/000779547.pdf.txt6f2ffa34a56da1e6d6355ca591292d49MD52ORIGINAL000779547.pdfTexto completoapplication/pdf125335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275862/1/000779547.pdf122b25b29ebd76ba81c9901e4e9b84d6MD5110183/2758622024-06-16 06:45:37.063546oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275862Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-06-16T09:45:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dance Education in Rio Grande do Sul and its interface with the research |
title |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
spellingShingle |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa Valle, Flavia Pilla do Dança Pesquisa Educação Dance Education Research |
title_short |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
title_full |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
title_fullStr |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
title_full_unstemmed |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
title_sort |
Formação em dança no Rio Grande do Sul e sua interface com a pesquisa |
author |
Valle, Flavia Pilla do |
author_facet |
Valle, Flavia Pilla do Haas, Aline Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
Haas, Aline Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valle, Flavia Pilla do Haas, Aline Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Pesquisa Educação |
topic |
Dança Pesquisa Educação Dance Education Research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Dance Education Research |
description |
Esse ensaio inicia fazendo uma retomada da formação em dança em solo gaúcho que, inicialmente, dava-se exclusivamente por meio da formação em cursos livres. Com o surgimento da dança nos cursos de graduação e pós-graduação, a formação dessa área foi tomando um grau de reflexão maior sobre a prática. Segue discutindo as funções do ensino em cursos livres e universitários, uma vez que estes espaços se configuraram como os espaços de maior ação formativa. Finaliza ressaltando a pesquisa como uma ação dentro da sala de aula que envolve a problematização a partir de temas que instiguem os alunos, o ‘pensar de outro modo’ foucaultiano e a conduta ética. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-06-15T06:41:21Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/275862 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-6569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000779547 |
identifier_str_mv |
1519-6569 000779547 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/275862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Fundarte. Montenegro. Vol. 11, n. 21 (jan./jun. 2011), p. 22-25 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275862/2/000779547.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275862/1/000779547.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f2ffa34a56da1e6d6355ca591292d49 122b25b29ebd76ba81c9901e4e9b84d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725193686089728 |