Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação

Bibliographic Details
Main Author: Felippe, Marília
Publication Date: 2010
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/25204
Summary: Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar práticas que podem construir um cotidiano favorável para a aquisição da leitura e escrita, utilizando as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow como aporte teórico. Durante três meses, observei e participei da rotina deste grupo de 20 alunos, todos provenientes de instituições pré-escolares. A partir de observações, reflexões e do resultado da primeira testagem acerca das hipóteses das crianças, fomos fabricando uma rotina que inclui momentos diários de leitura, escrita espontânea, trabalho cooperativo com jogos, uso do computador, exploração dos nomes e pequenos textos. O segundo teste mostrou que: 5 crianças se mantiveram pré-silábicas; 1 se manteve silábica sem valor sonoro; 3 avançaram para silábica com valor sonoro; 4 passaram a silábica alfabética; 4 progrediram para alfabética e 3 evoluíram dentro deste mesmo nível. Os resultados indicam que investir em pesquisas e ações que levem em conta o pensamento infantil, reconhecendo a heterogeneidade dos grupos de 1° Ano e o contexto didático, assessorando professores alfabetizadores, aumenta a possibilidade de sucesso no processo de alfabetização.
id UFRGS-2_767e52ef39b0a8f9f18da5cae8dab459
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25204
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Felippe, MaríliaRangel, Annamaria Píffero2010-08-25T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25204000750905Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar práticas que podem construir um cotidiano favorável para a aquisição da leitura e escrita, utilizando as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow como aporte teórico. Durante três meses, observei e participei da rotina deste grupo de 20 alunos, todos provenientes de instituições pré-escolares. A partir de observações, reflexões e do resultado da primeira testagem acerca das hipóteses das crianças, fomos fabricando uma rotina que inclui momentos diários de leitura, escrita espontânea, trabalho cooperativo com jogos, uso do computador, exploração dos nomes e pequenos textos. O segundo teste mostrou que: 5 crianças se mantiveram pré-silábicas; 1 se manteve silábica sem valor sonoro; 3 avançaram para silábica com valor sonoro; 4 passaram a silábica alfabética; 4 progrediram para alfabética e 3 evoluíram dentro deste mesmo nível. Os resultados indicam que investir em pesquisas e ações que levem em conta o pensamento infantil, reconhecendo a heterogeneidade dos grupos de 1° Ano e o contexto didático, assessorando professores alfabetizadores, aumenta a possibilidade de sucesso no processo de alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoPesquisa-açãoEscritaLeituraFabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000750905.pdf000750905.pdfTexto completoapplication/pdf491212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/1/000750905.pdfb37ed196a1ebde0e1b1c18ff98b7884aMD51TEXT000750905.pdf.txt000750905.pdf.txtExtracted Texttext/plain83410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/2/000750905.pdf.txt6df06439eec5d5b1c45c2985249ff30fMD52THUMBNAIL000750905.pdf.jpg000750905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/3/000750905.pdf.jpg087c702f02c1521f55899f05dc215036MD5310183/252042018-10-18 07:33:45.462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25204Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:33:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
title Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
spellingShingle Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
Felippe, Marília
Alfabetização
Pesquisa-ação
Escrita
Leitura
title_short Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
title_full Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
title_fullStr Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
title_sort Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
author Felippe, Marília
author_facet Felippe, Marília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Marília
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
contributor_str_mv Rangel, Annamaria Píffero
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Pesquisa-ação
Escrita
Leitura
topic Alfabetização
Pesquisa-ação
Escrita
Leitura
description Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar práticas que podem construir um cotidiano favorável para a aquisição da leitura e escrita, utilizando as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow como aporte teórico. Durante três meses, observei e participei da rotina deste grupo de 20 alunos, todos provenientes de instituições pré-escolares. A partir de observações, reflexões e do resultado da primeira testagem acerca das hipóteses das crianças, fomos fabricando uma rotina que inclui momentos diários de leitura, escrita espontânea, trabalho cooperativo com jogos, uso do computador, exploração dos nomes e pequenos textos. O segundo teste mostrou que: 5 crianças se mantiveram pré-silábicas; 1 se manteve silábica sem valor sonoro; 3 avançaram para silábica com valor sonoro; 4 passaram a silábica alfabética; 4 progrediram para alfabética e 3 evoluíram dentro deste mesmo nível. Os resultados indicam que investir em pesquisas e ações que levem em conta o pensamento infantil, reconhecendo a heterogeneidade dos grupos de 1° Ano e o contexto didático, assessorando professores alfabetizadores, aumenta a possibilidade de sucesso no processo de alfabetização.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25204
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000750905
url http://hdl.handle.net/10183/25204
identifier_str_mv 000750905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/1/000750905.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/2/000750905.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/3/000750905.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b37ed196a1ebde0e1b1c18ff98b7884a
6df06439eec5d5b1c45c2985249ff30f
087c702f02c1521f55899f05dc215036
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486717819256832