Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25204 |
Resumo: | Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar práticas que podem construir um cotidiano favorável para a aquisição da leitura e escrita, utilizando as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow como aporte teórico. Durante três meses, observei e participei da rotina deste grupo de 20 alunos, todos provenientes de instituições pré-escolares. A partir de observações, reflexões e do resultado da primeira testagem acerca das hipóteses das crianças, fomos fabricando uma rotina que inclui momentos diários de leitura, escrita espontânea, trabalho cooperativo com jogos, uso do computador, exploração dos nomes e pequenos textos. O segundo teste mostrou que: 5 crianças se mantiveram pré-silábicas; 1 se manteve silábica sem valor sonoro; 3 avançaram para silábica com valor sonoro; 4 passaram a silábica alfabética; 4 progrediram para alfabética e 3 evoluíram dentro deste mesmo nível. Os resultados indicam que investir em pesquisas e ações que levem em conta o pensamento infantil, reconhecendo a heterogeneidade dos grupos de 1° Ano e o contexto didático, assessorando professores alfabetizadores, aumenta a possibilidade de sucesso no processo de alfabetização. |
id |
UFRGS-2_767e52ef39b0a8f9f18da5cae8dab459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25204 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Felippe, MaríliaRangel, Annamaria Píffero2010-08-25T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25204000750905Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar práticas que podem construir um cotidiano favorável para a aquisição da leitura e escrita, utilizando as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow como aporte teórico. Durante três meses, observei e participei da rotina deste grupo de 20 alunos, todos provenientes de instituições pré-escolares. A partir de observações, reflexões e do resultado da primeira testagem acerca das hipóteses das crianças, fomos fabricando uma rotina que inclui momentos diários de leitura, escrita espontânea, trabalho cooperativo com jogos, uso do computador, exploração dos nomes e pequenos textos. O segundo teste mostrou que: 5 crianças se mantiveram pré-silábicas; 1 se manteve silábica sem valor sonoro; 3 avançaram para silábica com valor sonoro; 4 passaram a silábica alfabética; 4 progrediram para alfabética e 3 evoluíram dentro deste mesmo nível. Os resultados indicam que investir em pesquisas e ações que levem em conta o pensamento infantil, reconhecendo a heterogeneidade dos grupos de 1° Ano e o contexto didático, assessorando professores alfabetizadores, aumenta a possibilidade de sucesso no processo de alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoPesquisa-açãoEscritaLeituraFabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000750905.pdf000750905.pdfTexto completoapplication/pdf491212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/1/000750905.pdfb37ed196a1ebde0e1b1c18ff98b7884aMD51TEXT000750905.pdf.txt000750905.pdf.txtExtracted Texttext/plain83410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/2/000750905.pdf.txt6df06439eec5d5b1c45c2985249ff30fMD52THUMBNAIL000750905.pdf.jpg000750905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/3/000750905.pdf.jpg087c702f02c1521f55899f05dc215036MD5310183/252042018-10-18 07:33:45.462oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25204Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:33:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
title |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
spellingShingle |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação Felippe, Marília Alfabetização Pesquisa-ação Escrita Leitura |
title_short |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
title_full |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
title_fullStr |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
title_full_unstemmed |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
title_sort |
Fabricando um cotidiano para construção da leitura e escrita : relato de uma pesquisa-ação |
author |
Felippe, Marília |
author_facet |
Felippe, Marília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felippe, Marília |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Annamaria Píffero |
contributor_str_mv |
Rangel, Annamaria Píffero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Pesquisa-ação Escrita Leitura |
topic |
Alfabetização Pesquisa-ação Escrita Leitura |
description |
Este estudo aborda a questão da alfabetização, através de uma pesquisa-ação realizada em uma turma de 1° Ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivo acompanhar e viabilizar práticas que podem construir um cotidiano favorável para a aquisição da leitura e escrita, utilizando as pesquisas de Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow como aporte teórico. Durante três meses, observei e participei da rotina deste grupo de 20 alunos, todos provenientes de instituições pré-escolares. A partir de observações, reflexões e do resultado da primeira testagem acerca das hipóteses das crianças, fomos fabricando uma rotina que inclui momentos diários de leitura, escrita espontânea, trabalho cooperativo com jogos, uso do computador, exploração dos nomes e pequenos textos. O segundo teste mostrou que: 5 crianças se mantiveram pré-silábicas; 1 se manteve silábica sem valor sonoro; 3 avançaram para silábica com valor sonoro; 4 passaram a silábica alfabética; 4 progrediram para alfabética e 3 evoluíram dentro deste mesmo nível. Os resultados indicam que investir em pesquisas e ações que levem em conta o pensamento infantil, reconhecendo a heterogeneidade dos grupos de 1° Ano e o contexto didático, assessorando professores alfabetizadores, aumenta a possibilidade de sucesso no processo de alfabetização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25204 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000750905 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25204 |
identifier_str_mv |
000750905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/1/000750905.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/2/000750905.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25204/3/000750905.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b37ed196a1ebde0e1b1c18ff98b7884a 6df06439eec5d5b1c45c2985249ff30f 087c702f02c1521f55899f05dc215036 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447043751018496 |