Museu: lugar do público? Reflexões sobre a visitação em museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalcanale, Bárbara Rotta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212484
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a compreender a relação existente entre museus e público e que lugar as instituições delegam a esses visitantes em suas funções. Para realizar a investigação foi utilizada a metodologia de análise bibliográfica, utilizando livros, revistas e jornais, pesquisando como se deu a relação dos museus brasileiros com os públicos ao longo de sua história, tomando como base a trajetória do Museu Nacional, uma vez considerado o primeiro museu brasileiro. Além disso, valeu-se de um estudo de caso realizado através de um questionário com o público que compareceu ao evento Picnic Cultural no Museu oferecido pelo Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo para compreender as características desses participantes e o que eles percebem sobre a relação dos museus e centros culturais com o público. Ademais, uma entrevista com a diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo forneceu informações complementares à pesquisa. Para embasamento do trabalho foi empregue os conceitos de público e capital cultural, utilizando autores como Andre Desvallées, François Mairesse, Laurent Fleury, Marilyn Hood, Pierre Bourdieu e Sylvie Octobre. O trabalho ressaltou que os estudos de público são ferramentas de gestão e que a sua realização se torna ainda mais primordial quando se pensa em maneiras de atrair o público. Conclui que o capital cultural exerce um poder de influência no ato de visitar ou não os museus e que para mudar esse cenário é necessário uma mudança no sistema de ensino, visando uma maior acessibilidade cultural.
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