Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rita de Cássia de Faria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Luce, Fernando Bins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94533
Resumo: Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefícios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da díade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas díades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raízes em economia, ciência política, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 díades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefícios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vínculos relacionais, tais benefícios podem ser incrementados.
id UFRGS-2_76e72f1a21d339ee68645289b0fd033d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94533
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Rita de Cássia de FariaLuce, Fernando Bins2014-04-18T01:52:49Z20091415-6555http://hdl.handle.net/10183/94533000729191Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefícios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da díade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas díades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raízes em economia, ciência política, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 díades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefícios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vínculos relacionais, tais benefícios podem ser incrementados.In spite of the fact that academics and practitioners pay significant attention to developing long-term ties in industry, there is little emphasis placed on the benefits stemming from such ties, particularly on value creation. Our study analyzes perceived relationship value from the perspective of dyads consisting of one customer and one supplier working together, as well as its dynamic nature in business relationships. The analytical framework was developed from relationship marketing theories with roots in economics, political science, organization sciences, sociology, social psychology and law. A qualitative study was conducted by way of in-depth interviews with representatives from 14 customer-supplier dyads in the prominent software sector established in Southern Brazil, The software sector was chosen because of its economic representativity, its viability for the application of relationship marketing phenomena to the context and because of other studies on the matter in this sector. The findings suggest that the acquisition of enterprise software brings benefits of many types to both customers and suppliers, and that, depending on the relational ties, such benefits can be further improved.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol.13, n.4, (out./dez. 2009), art.2, p.545-563Marketing de relacionamentoRelacionamento : Negócios : Perspectiva de clientes e fornecedoresClienteFornecedoresbusiness relationshipscustomer-supplier dyadssoftware projectsAté que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000729191.pdf000729191.pdfTexto completoapplication/pdf195367http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94533/1/000729191.pdf7c115f302ae9f6dfe01549543e998c33MD51TEXT000729191.pdf.txt000729191.pdf.txtExtracted Texttext/plain73728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94533/2/000729191.pdf.txt537d75fe0ae94e201822d74c7226b623MD52THUMBNAIL000729191.pdf.jpg000729191.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94533/3/000729191.pdf.jpg940f5edcf553cdc6ac5fe4fb94a1f845MD5310183/945332018-10-05 08:30:31.6oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94533Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:30:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
title Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
spellingShingle Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
Ferreira, Rita de Cássia de Faria
Marketing de relacionamento
Relacionamento : Negócios : Perspectiva de clientes e fornecedores
Cliente
Fornecedores
business relationships
customer-supplier dyads
software projects
title_short Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
title_full Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
title_fullStr Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
title_full_unstemmed Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
title_sort Até que os custos os separem : por que clientes e fornecedores estabelecem práticas relacionais para o desenvolvimento conjunto de projetos de software?
author Ferreira, Rita de Cássia de Faria
author_facet Ferreira, Rita de Cássia de Faria
Luce, Fernando Bins
author_role author
author2 Luce, Fernando Bins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rita de Cássia de Faria
Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Relacionamento : Negócios : Perspectiva de clientes e fornecedores
Cliente
Fornecedores
topic Marketing de relacionamento
Relacionamento : Negócios : Perspectiva de clientes e fornecedores
Cliente
Fornecedores
business relationships
customer-supplier dyads
software projects
dc.subject.eng.fl_str_mv business relationships
customer-supplier dyads
software projects
description Em que pese o fato de acadêmicos e praticantes darem significativa atenção ao desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre empresas, pouca ênfase há sobre o conhecimento acerca dos seus benefícios, especialmente quanto ao valor criado. O objetivo do presente estudo foi analisar o valor percebido em relacionamentos segundo a perspectiva da díade cliente-fornecedor e sua natureza dinâmica em relacionamentos de negócio. A construção do esquema de análise dos relacionamentos e do valor criado nas díades partiu de teorias de marketing de relacionamento com raízes em economia, ciência política, ciências organizacionais, sociologia, psicologia social e direito. Realizou-se uma pesquisa empírica de natureza qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com 14 díades cliente-fornecedor do setor gaúcho de software. O setor de software foi escolhido por sua representatividade econômica, pela viabilidade de aplicação dos conceitos de marketing de relacionamento ao contexto e pela existência de outros estudos sobre o tema nesse setor. Os resultados sugerem que a aquisição de softwares empresariais reverte em benefícios quantitativos e qualitativos de naturezas diversas para clientes e fornecedores, e que, dependendo dos vínculos relacionais, tais benefícios podem ser incrementados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-18T01:52:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94533
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-6555
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000729191
identifier_str_mv 1415-6555
000729191
url http://hdl.handle.net/10183/94533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro, RJ. Vol.13, n.4, (out./dez. 2009), art.2, p.545-563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94533/1/000729191.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94533/2/000729191.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94533/3/000729191.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c115f302ae9f6dfe01549543e998c33
537d75fe0ae94e201822d74c7226b623
940f5edcf553cdc6ac5fe4fb94a1f845
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224832142016512